Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 11 12 2020 11160

Olá queridos leitores! Hoje estarei representando Roraima no evento virtual do Festival Fartura Gastronomia du Brasil. Irei trabalhar um ingrediente da nossa região e para continuar seguindo meus estudos e pesquisa sobre a cultura alimentar indígena, escolhi os cogumelos desidratados Sonöma do Povo Yanomami nas suas duas versões. O ingrediente estará sendo vendido na Mercearia Fartura, www.farturabrasil.com.br, e quem quiser comprar em Boa Vista, o restaurante VEG – Espaço Saudável, na Avenida Santos Dumont, 2386, próximo do Parque Anauá. A Live será nessa sexta feira (11/12) às 17 horas, horário local. A receita do prato que será apresentado na Live está hoje na coluna para vocês acompanharem. Acompanhem pelo Instagram do Festival @farturabrasil, espero vocês na LIVE. E desculpem mas vou continuar insistindo, se cuidem usando máscaras e álcool em gel, mantendo o distanciamento. Esse vírus é traiçoeiro e não está dando trégua para ninguém. Até a próxima semana!

                   PRATO DO DIA Arroz com cogumelos yanomami e tucupi negro

INGREDIENTES: 400g de arroz parboilizado 60g de cogumelos Yanomami Sönoma desidratado (4 pacotes de 15 gramas) 100g de cebola picada 50g de alho poró cortado em rodelas 50g de cenoura cortada em brunoise (cubinhos) 01 maço de cebolinha e coentro 02 colheres de sopa de cogumelo Yanomami em pó 02 colheres de sopa de tucupi negro 02 colheres de sopa de Azeite de oliva 01 litro de água quente ou caldo quente de cogumelos Sal a gosto

MODO DE FAZER: Deixar os cogumelos desidratados de molho na água fria por 3 horas na geladeira. Fazer o mise em place dos outros ingredientes. Em uma panela refogar no azeite a cebola, o alho poró e a cenoura até dourar. Colocar os cogumelos no refogado, deixar cozinhar um pouco. Em seguida colocar o arroz e misturar bem. Colocar a água quente no arroz para cozinhar, junto com o pó do cogumelo e o sal, tampar a panela para cozinhar por 15 minutos. Destampar a panela e deixar secar a água, quando estiver quase pronto, colocar a cebolinha e o coentro cortados, as duas colheres de sopa de tucupi negro. Experimentar o sal, colocar um fio de azeite para dar brilho e servir.

DICAS- retire toda a água dos cogumelos, eles precisam estar hidratados e secos. A água da hidratação pode ser utilizada no arroz mas tem que aquecer, ou pode reservar para usar em outro momento como numa sopa. Como os cogumelos possuem talos mais duros, aconselho retirar.