Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 14 11 11046

Olá queridos leitores! Esse período de pandemia mostrou que mesmo estando em casa, alguns em isolamento, ou fazendo o distanciamento, não podemos parar e nem ficarmos estagnados.E eu mesma descobri que dar aulas através de salas online de universidades ou nas famosas Lives é muito mais prático, apesar de sentir falta do calor humano, do contato direto.

Este ano, os eventos gastronômicos precisaram se reinventar e estão promovendo novidades online, mas também fazendo seu papel presencial com a participação de restaurantes com delivery, ou como no projeto do Fartura Gastronomia du Brasil, que está desde o início da pandemia fazendo ações de solidariedade. Foi criado o Fartura de Amor, quando os chefs se reúnem para cozinhar para quem mais precisa. Durante as filmagens para o próximo Fartura que acontecerá em dezembro, os 30 chefs convidados estiveram reunidos em BH e cozinharam juntos mais de 2 mil refeições que foram doadas à população carente.  A receita de hoje é do Tropeiro do Amor, que foi elaborado pela chef mineira Valdelícia Coimbra do restaurante Delícias da Val que fica em Belo Horizonte para a ação Fartura de Amor do festival Fartura, comprem os ingredientes e façam esse final de semana. E a dica de sempre, vamos ter responsabilidade, a pandemia não terminou e nem está perto de acabar, pois não temos previsão de vacina. Vamos continuar cuidando uns dos outros usando máscaras, álcool em gel, fazendo distanciamento nos locais públicos e se puder, fiquem em casa. Nosso hospital já está com 100% da lotação da UTI e nossa rede particular não tem muitos leitos, se resguardem. Pode se reunir com todos os cuidados, infelizmente ainda temos que nos portar com distanciamento, nada de beijinhos, abraços e apertos de mão. E Domingo tem eleição, vote conciente, use máscara, leve sua caneta e mantenha distância. Bom voto! Até a próxima semana!

PRATO DO DIA Tropeiro de amor – Fartura de Amor Receita Chef Valdelícia Coimbra

INGREDIENTES: 500 gr de feijão vermelho 100 gr de bacon 100 gr de lingüiça de pernil fresca 100 gr de linguiça calabresa 100 gr de pernil fresco 300 gr de pele para torresmo 06 ovos 50 gr farinha de mandioca 100 gr de farinha de milho 01 maço cebolinha picada.

01 maço de couve cortada fina 50 g de alho picado 150 g cebola picada. 100 g de banha de porco sal a gosto MODO DE PREPARAR: Primeiro passo é catar o feijão lavar, deixar de molho por 4 horas. Após este tempo escorra a água, coloque o feijão na panela e complete com água suficiente para cobrir os grãos. Cozinhe sem pressão por cerca de 15 minutos ou até que o feijão esteja cozido, mas os grãos firmes. Escorra o feijão, tirando toda a água e reserve. Corte o bacon e o pernil em cubos pequenos, tempere o pernil com sal e um pouco de alho, corte a lingüiça calabresa em rodelas finas, asse a linguiça fresca corte cubos. Reserve. Corte a pele de torresmo em tiras depois e pedaços de 1cm. Coloque a pele numa panela com a banha e frite em fogo baixo por 15 minutos. Em seguida, aumente o fogo e deixe fritar até que o torresmo fique crocante é reserve. Frite os ovos, reserve. Na mesma gordura que fritou o torresmo coloque o bacon e o pernil deixe fritar. Junte as linguiças deixe fritar também, acrescente o alho, cebola frite até dourar. Despeje o feijão misture bem, acrescente cebolinha fresca misture bem, junte a mistura de farinhas aos poucos, mexendo cuidadosamente, para não amassar os grãos de feijão. Corrija o sal ,coloque os ovos cortados. Enfeite com o torresmo e a couve. Sirva com arroz branco. 

“FESTIVAL FARTURA GASTRONOMIA DU BRASIL” SERÁ REALIZADO SIMULTANEAMENTE EM TODAS AS REGIÕES DO PAÍS, DE 11 A 13 DE DEZEMBRO

Ah saudades dos festivais gastronômicos! Esse ano a pandemia nos deixou com tantas vontades, uma delas é a de participar dos saborosos festivais gastronômicos pelo país. Mas superar e inovar sempre estiveram no DNA do Projeto Fartura – Gastronomia du Brasil. Em 2020, essas características foram ainda mais necessárias e comprovadas. Depois do Festival Fartura Digital Belo Horizonte, o primeiro neste formato no país, e do Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes, também inédito, a plataforma realiza, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil. Pela primeira vez, o Festival Fartura acontece de forma simultânea em todas as regiões brasileiras, com ações presenciais em restaurantes. E conta com chefs, ingredientes, produtos e produtores do Brasil inteiro. O evento tem, ainda, mais de 50 horas de conteúdo online entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música e teatro. 

Nesta edição, serão trabalhadas, de forma ainda mais ampla, a essência e as características principais da Plataforma: a brasilidade e a fartura da gastronomia

brasileira, demonstradas através do caminho dos ingredientes “da origem ao prato”. Além de cuidado e atenção, seguindo todos os protocolos em relação ao covid-19. “Este será um grande marco para o projeto que, em um ano de pandemia mundial, conseguiu estar presente no Brasil inteiro, criar conexões reais entre todas as pontas da cadeia gastronômica e levar isso ao público. Seja em forma de conhecimento, seja por meio de experiência”, explica Rodrigo Ferraz, diretor geral da Plataforma Fartura.

MENU DU BRASIL O evento tem a curadoria da chef Morena Leite e da jornalista Carolina Daher, e terá a participação de 30 chefs de todas as regiões brasileiras onde acontece os eventos Fartura. Eles se encontraram em Belo Horizonte e formaram duplas para desenvolver um menu a quatro mãos. Durante o Festival, de 11 a 13/12, quem estiver nas capitais de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre poderá experimentar, no restaurante de cada chef participante, o menu criado anteriormente em dupla conforme descrito abaixo. Os pratos também poderão ser entregues por delivery. • Rodrigo Oliveira (SP) e Thiago Castanho (PA); • Janaína Rueda (SP) e Flávio Trombino (MG); • Morena Leite (SP) e Vico Crocco (RS); • Saulo Jennings (PA) e Caio Soter (MG); • Matheus Paratella (MG) e Ronny Peterson (DF); • Caetano Sobrinho (MG) e Eduardo Campelo (CE); • Marise Rache (MG) e Marcelo Gonçalves (RS); • Paulo Anijar (PA) e Thiago Paraíso (DF); • Eliana Ferreira (PA) e Ivan Prado (CE); • Daniela Martins (PA) e Marcelo Schambeck (RS); • Diego Badra (DF) e Marco Gil (CE); • Rosario Tessier (DF) e Natalia Tussi (RS); • Marcelo Petrarca (DF) e Mara Salles (SP); • Felipe Viana (CE) e Carlos Kristensen (RS); • Van Régia (CE) e Manuelle Ferraz (SP). Para reforçar o conceito que permeia o projeto – da origem ao prato –foram escolhidos ingredientes típicos de cada cidade, que irão compor os menus dos chefs que a representa. São eles: Belém –mandioca, Brasília – baru, Fortaleza – rapadura, Minas Gerais – jabuticaba; Porto Alegre – azeite e São Paulo – banana. A execução das receitas, em BH, foi registrada para que o público de todo o Brasil possa conferir o conteúdo no site do Projeto Fartura
, durante os dias de festival. PROGRAMAÇÃO ONLINE Durante os três dias de Festival, o site do Projeto Fartura (farturabrasil.com.br) reúne diversos conteúdos, que contribuem para a cultura gastronômica do público e trazem entretenimento. Na programação teremos o lançamento do evento com a participação dos chefs: Manu Buffara (PR) e Beth Brandão (MG) que vão preparar um almoço, Thomas Troisgos (RJ) e Fred Trindade (MG) que preparam um jantar. O desenvolvimento dos pratos e interação com os chefs, bem como as receitas produzidas,foram registrados e estarão disponíveis em vídeo no site.

Ainda teremos DICA DOS CHEFS, onde os 30 chefs participantes compartilham conhecimento por meio de dicas úteis e preciosas sobre seu dia a dia na cozinha, além de curiosidades e conceitos gastronômicos. Em RECEITAS DU BRASIL – DA ORIGEM AO PRATO, vai acontecer por meio de lives nas redes sociais do Fartura, um chef de cada capital do Brasil que vai ensinar uma receita que valorize um produtor local. O produto utilizado estará à venda na MERCEARIA FARTURA. A gastronomia como negócio também é tema do Festival, com personalidades contando suas experiências e cases de sucesso neste setor em cada capital onde acontece o evento no momento EMPREENDEDORISMO GASTRONÔMICO. E claro, não existe Festival Fartura sem CULTURA, o evento conta com 18 shows musicais online e seis apresentações teatrais, também contemplando todas as regiões do Brasil. 

O evento será online e toda a programação estará no site e nas redes sociais do Fartura Brasil