Por Denise Rohnelt Araujo
Em 17/08/2019

ENTRADA

Na próxima semana estarei em Manaus na terceira edição da Feira Internacional de Vinhos na Amazônia, a FIVA. Fui convidada pela organização para fazer a curadoria das palestras do evento e na matéria de hoje podem ver os grandes nomes dos especialistas de vinho que estarão comigo na capital manauara.

Acompanhem o evento e as novidades de Manaus através das redes sociais da coluna Letras Saborosas no Instagram e Facebook.

A receita de hoje é de uma entrada ou petisco, que se tornou um clássico da cozinha brasileira, receita com assinatura do chef Rodrigo Oliveira do restaurante paulistano Mocotó. Estive no restaurante e claro que não resisti e sai com a receita. Todos os pratos do Mocotó são deliciosos, uma viagem na culinária nordestina de raiz, vale à pena uma visita ao Mocotó bar e restaurante que fica na Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100, Vila Medeiros.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Dadinhos de tapioca 
Chef Rodrigo Oliveira

INGREDIENTES:
250 g de tapioca granulada
250 g de queijo de coalho ralado
500 ml de leite quente
08 g de sal (pode variar de acordo com o sal do queijo)
01 pitada de pimenta branca

MODO DE PREPARO:

Misture o queijo de coalho ralado e a tapioca. Aos poucos, junte à mistura leite bem quente, mexendo sempre para não formar caroços. Acrescente a pimenta branca e o sal e siga mexendo até a mistura começar a endurecer. Depois, despeje o resultado em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar na hora de retirar da fôrma) e a cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos três horas. Corte a massa em cubos e frite-os por imersão a 180º C até dourar. Sirva com molho de pimenta.
Receita serve oito porções.

3ª EDIÇÃO DA FEIRA INTERNACIONAL DE VINHOS NA AMAZÔNIA - FIVA ACONTECERÁ NOS DIAS 20 E 21 DE AGOSTO

Na próxima semana acontece o maior evento de vinhos da Região Norte. A FIVA além de trazer as tendências de mercado, lançamentos de produtos, terá uma programação de palestras com dicas de especialistas renomados nacionalmente.

Especialistas renomados em vinhos são presenças confirmadas na 3ª edição  da Feira Internacional de Vinhos na Amazônia – Fiva. As sommelières Gabriela Monteleone e Mikaela Paim vão fazer parte da programação técnica da feira junto com Carlos Cabral, Denise Rohnelt, Joachim Schnorr, Dayane Casal, o cardiologista  Dr. Tales Esper e o consultor esportivo Leonardo Santos. A programação de palestras acontecerá na Feira na sala Merlot, agendada para os dias 20 e 21 de agosto das 14h às 18h30, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus – Amazonas.

A paulistana Mikaela Paim, é diretora de Vinhos na ABRASEL São Paulo, está na área de gastronomia desde 2004, formou-se Sommelière de Vinhos em 2007. Viajou mais de 30 países para poder ter sua formação em todas bebidas alcoólicas do mundo. Mikaela tem mais de 28 especializações em vinho, sendo a única brasileira especialista em alcoólicos, água, chá, café e sommelière internacional de charutos. 

A paulista Gabriela Monteleone é formada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi há 15 anos é sommelière certificada pela Associação Brasileira de Sommeliers-ABS-SP, onde é professora. É Head Sommelier e Wine Director do Grupo D.O.M., cuidando das operações dos restaurantes D.O.M e Dalva e Dito. É certificada pelos órgãos franceses INTERLOIRE e BIVC como AMBASSADRICE OFFICIELLE dos vinhos do Vale do Loire, França. 

O especialista Carlos Cabral, é consultor de Vinhos da rede Pão de Açúcar Supermercados, estuda vinho desde 1969. É idealizador e fundador da 1° Confraria de Vinhos do Brasil – a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (1980); Membro das Confrarias dos vinhos da Bairrada, Alentejo, Madeira, Periquita (Portugal) e Saint Ubert (Espanha). Autor dos Livros: A Presença do Vinho no Brasil; Porto um Vinho e sua Imagem; A Mesa e a Diplomacia Brasileira; Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto; Imagens da Diplomacia Brasileira e Ferreira; Imagem que Marca. Está com o projeto de pesquisa do Vinho do Porto no Ciclo da Borracha da Amazônia.

A organização do evento convidou a jornalista e chef de cozinha Denise Rohnelt de Araújo, que atua na área gastronômica desde 1997, para fazer a curadoria das palestras dessa terceira edição da FIVA. Formada em cozinha e confeitaria internacional no Instituto Internacional de Artes Culinárias Mausi Sebess, Buenos Aires, Argentina. Já fez a curadoria dos eventos gastronômicos: Feira Rota do SaboRR em Boa Vista, Roraima; e das três edições da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA, em Manaus - AM. 

As palestras vão iniciar sempre às 14h e encerrarão às 18h30, na sala Merlot. No dia 20, teremos as seguintes palestras: às 14:30 com o sommelier Joachim Schnorr (AM) com o tema “Técnicas de Degustação”. Às 16h Gabriela Monteleone (SP) falará de “Vinhos naturais: tendência ou contracultura?”. Às 17h será a vez de Mikaela Paim (SP) com o tema “Imersão ao mundo do vinho”.

No segundo dia de Feira, as palestras começam com o tema: Drinks com espumantes, ministrada por  Denise Rohnelt (RR). Na sequência, a empresária Dayane Casal, o cardiologista  Dr. Tales Esper e o consultor esportivo Leonardo Santos vão fazer o Workshop Vinho e Saúde. A palestra de encerramento será com  o especialista Carlos Cabral com o  tema “O mercado brasileiro do vinho e o comportamento do consumidor”.

O participante, além do circuito de degustação com 250 rótulos de vinhos, ilhas de frios e pães inclusos no passaporte da Feira, vai ter à disposição um espaço gourmet  com o Restaurante Sabor A Mi, no comando de Luciana Felicori, com serviço a La Carte para aqueles visitantes que desejaram compor as harmonizações com vinhos e espumantes. Mais informações: contato@fivaamazon.com e fivaamazonia@gmail.com

CONFIRA A LISTA DOS MELHORES VINHOS BRASILEIROS DO 7º CONCURSO DE VINHOS DA FEIRA VINUM BRASILIS. 

Acontece até hoje, no estacionamento do Shopping Iguatemi em Brasília, a 12ª edição da VINUM BRASILIS, maior feira de vinhos exclusivamente brasileiros.

O evento é um dos maiores especializados em vinhos nacionais e este ano o público pode degustar mais de 200 rótulos dos melhores produtores nacionais. Estiveram presentes 30 vinícolas com 200 rótulos para degustação. Algumas marcas de destaque como: Perini, Miolo Wine Group, Hermann, Quinta da Neve, Gran Legado, Rio Sol, Dom Giovanni, Salton, Casa Marques, Máximo Boschi, Campos de Cima Courmayer, Dommo, Suvalan e a novidade Bodega Sossego.

Na última segunda feira, dia 12/08/2019, aconteceu o 7º Concurso de vinhos da feira Vinum Brasilis. Estiveram reunidos no restaurante Dom Francisco (ASBAC), um juri formado por 12 especialistas que provaram às cegas (sem conhecer os vinhos degustados) 50 rótulos de 18 vinícolas brasileiras. O objetivo desta iniciativa é a escolha dos melhores rótulos, dentro das categorias: Espumantes, Brancos e Tintos.

O Juri técnico foi convidado para degustação, pela organização da VINUM BRASILIS, sob a diretoria do roraimense Petrus Elesbão e de Guto Jabour. Estavam presentes: Ana Clara (Sommeliére, A’Mano), Adriana Nasser (Blog De Rolha em Rolha), Ana Luíza (Vinho BSB), Bárbara Soares (Blog Papo de Sommeliére), Bianca Dumas (Blog Vinho Tinto), Leonildo Santana (Dom Francisco Asbac), Liana Sabo (Jornal Correio Braziliense), Rachel Alves (Professora e Juíza de vinhos), Sueli Maestri (Blog Vinho Capital), Thiago Matheus (Blog Vinhos do Dia), Vitor Lago (GB Vinhos) e Cristiane Jardim (@Turma do Vinho). A coordenação técnica da degustação às cegas foi dos editores do Blog Decantando a Vida, Eugênio Oliveira e Antonio Coêlho.

Os curadores da grande degustação adotam a forma de contagem de 1 a 5 pontos, resultando nos conceitos: ruim, razoável, bom, muito bom e excelente (respectivamente). Diferentemente das outras edições do concurso da Vinum Brasilis, foi alterado o sistema de premiação, que passou a ser classificado por tipo de vinho, sendo eleitos os TOP-3 de cada categoria. Vejam a tabela dos vencedores deste ano abaixo.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas