Por Denise Rohnelt Araujo
Em 20/07/2019

ENTRADA

A coluna sempre com novidades para os leitores.

Esta semana foi anunciado o prêmio Gourmand World Cookbook Awards, e o livro Culinária Brasileira, muito prazer da jornalista Roberta Malta Saldanha recebeu a terceira colocação como melhor livro de história da culinária do mundo e foi eleito o primeiro colocado do Brasil nessa categoria. Fiquei muito feliz por que participei como consultora das 170 receitas escolhidas para compor o livro, um trabalho de cinco anos de pesquisa da autora que aliou ingredientes, histórias de pratos e 170 nomes da cozinha brasileira com suas receitas.

Mais uma alegria nessa semana foi o lançamento do livro de receitas Biodiversidade brasileira: sabores e aromas, publicado pelo Ministério do Meio Ambiente. É uma das primeiras publicações na área gastronômica em âmbito mundial voltada, exclusivamente, para receitas com ingredientes de espécies nativas, fruto do Projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição - BFN .

O livro reúne 335 receitas, criadas ou revisitadas por chefs, gastrônomos, cozinheiros e nutricionistas, com o intuito de promover ações para a elaboração de dietas mais saudáveis e sustentáveis, além do resgate de elos culturais perdidos ao longo do tempo. 

E mais uma vez, pude contribuir na pesquisa e na seleção das receitas elaboradas pela chef Marcela Aguiar da Casa Corinthi, sob a supervição e orientação do Instituto Paulo Martins e da diretora executiva Joanna Martins. A publicação é apresentada em versão digital, para baixar acessem o site:

A receita de hoje é Tapioca de açaí da chef Yasmine Benaion do Barracão do Poeta que em breve estará no Food Park da Plataforma 8, Rua Pedro Rodrigues, 80.

Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

Tapioca de açaí com nutella e morangos
Chef Yasmine Benaion

INGREDIENTES:

100g de fécula ou polvilho de mandioca (tapioca)
100 ml de suco puro de açaí
Recheio:
200g de Nutella
05 morangos fatiados

MODO DE FAZER:

Hidratar a fécula de mandioca aos poucos com o suco do açaí, misturando sempre até ficar toda da cor de açaí. Passar na peneira para afinar a fécula, na hora de fazer a tapioca, peneirar novamente na frigideira para fazer uma tapioca mais fina. Virar os lados, retirar e rechear com a Nutella e morangos.

SEGUNDA EDIÇÃO DO PORCO MUNDI BRASIL ACONTECE DIA 29 EM SÃO PAULO

O premiado chef Jefferson Rueda, do restaurante Casa do Porco Bar, único restaurante brasileira na lista do 50 melhores restaurantes do mundo, irá reunir 35 chefs na segunda edição do Porco Mundi Brasil.

Ano passado, estive participando do evento que é uma “Ode” a carne suína, quando chefs de norte a sul do país elaboraram pratos com porco do focinho ao rabo. 

Este ano estarão cozinheiros brasileiros, franceses e italianos que vão revisitar suas raízes culinárias para exaltar a carne de porco, celebrando a diversidade gastronômica nacional no dia 29 de julho, segunda-feira.

O festim é composto de coquetel e jantar aberto ao público e vai exaltar a multiplicidade de culturas que formam a culinária nacional, prestando uma homenagem a chefs veteranos, nascidos aqui ou que escolheram o país para viver. São profissionais experientes, que ajudaram a formar as bases da cozinha brasileira contemporânea, pavimentando o caminho das novas gerações de chefs que vieram depois deles e que hoje brilham mundo afora. Resgatando suas raízes através dos ingredientes, técnicas e modos de preparo, os 35 cozinheiros convidados vão misturar as culinárias italiana, francesa e brasileira e colocá-las a serviço da carne de porco. Divididos em grupos, cada um vai preparar uma receita para o serviço, que começa com um coquetel e segue com jantar composto por entradas, pratos e sobremesas servidas em porção degustação. O cardápio variado contempla todas as partes do animal, seguindo a filosofia de Rueda de aproveitar integralmente o alimento, e que é um dos pilares da sustentabilidade na cozinha. O serviço será seguido por uma animada festa.

Os chefs franceses convidados são Claude Troisgros (Grupo Troisgros – RJ), Emmanuel Bassoleil (Emiliano-SP), Erick Berland (SP), Laurent Suaudeau(SP), Erick Jacquin (Le Bife e Tartar & Co – SP).

Os chefs italianos convidados: Sauro Scarabotta (Friccò Saulo – SP), Roberto Ravioli (SP), Luciano Boseggia (RJ), Salvatore Loi (SP), Danio Braga (Grupo Fasano – RJ). 

De São Paulo vão estar: Alencar (Santo Colomba), Ana Soares (Mesa III), Bella Masano (Amadeus), Benny Novak (Cia Tradicional de Comércio), Carla Pernambuco (Carlota), Carlos Ribeiro (Na Cozinha), David Mauricio (Due Cuochi), Mara Salles (Tordesilhas), Renato Carioni (Così), Rodrigo Martins, Sergio Arno (La Pasta Gialla) e Tatiana Szeles (Marcha e Sai).  

Da Bahia- Beto Pimentel (Paraíso Tropical), Edinho Engel (Amado) e Tereza Paim (Casa de Tereza)

Do Espírito Santo: Juarez Campos (Oriundi).

De Minas Gerias: Flavio Trombino (Xapuri) e Ivo Faria (Vecchio Sogno)

Do Piauí: Naim Santos 

Do Paraná: Celso Freire (Celso Freire Gastronomia)

Do Rio de Janeiro: Ana Bueno (Banana da Terra), Flavia Quaresma, Julio Buschinelli (Rosmarinus), Mônica Rangel (Gosto com Gosto) e Roberta Sudbrack (Sud, o Pássaro Verde).

PORCO MUNDI BRASIL - Dia 29/7, às 19h. Rua Araújo, 124, Centro, São Paulo.

Reservas pelo telefone: 3258-2578 (O projeto Porco Mundi é o único jantar em que a Casa do Porco fecha e realiza reservas antecipadas).@acasadoporcobar

TERCEIRA EDIÇÃO DA FEIRA INTERNACIONAL DE VINHOS NA AMAZÔNIA - FIVA ACONTECE EM AGOSTO EM MANAUS

Nos dias 20 e 21 de agosto acontece a terceira edição da Feira Internacional de Vinhos na Amazônia – FIVA. A feira entrou para o circuito de eventos gastronômicos, principalmente porque o estado do Amazonas ser uma das principais referências no consumo de vinhos proseccos, espumantes, cavas e champanhes do Brasil. 

O evento é direcionado para profissionais da área, sommeliers, distribuidores, estabelecimentos de alimentação, enófilos, enólogos, apreciadores da bebida.

A edição deste ano acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com Gizelly Rebelo, uma das organizadoras do evento, a edição deste ano será marcada pela expansão de serviços para os visitantes. “Nossa meta é fazer com que o visitante tenha excelentes experiências nas degustações com vinhos de qualidade das mais diversas nacionalidades”, diz.

O circuito de degustação  vai contar com ilhas de frios e pães, além de um espaço gourmet dos principais restaurantes de destaque na cidade relacionados ao mundo do vinho.

Além de degustações,  o evento terá palestras com as sommelières paulistas: Gabriela Monteleone, Head Sommelier e Wine Director do grupo D.O.M. do chef Alex Atala; Mikaela Paim, diretora de vinhos da Abrasel São Paulo. A curadoria da feira é da jornalista e chef de cozinha Denise Rohnelt Araujo.

Já estão confirmados mais de 25 expositores entre eles vinícolas, importadoras e representantes de marcas nacionais e internacionais que integram o circuito de degustação com mais de 250 rótulos de vinhos, com exposição comercial dos produtos ao público visitante.

As principais marcas do Brasil, como a Adega Alentejana, Top Internacional, Zahil Importadora, Vinícola Casa Perini, Decanter, Freixenet, Lídio Carraro Importadora, Grand Cru, Cantu Importadora, estarão presentes na 3ª edição. Além das marcas:  Vineria Adega, Vinícola Casa Valduga, Costazurra, Nossa Senhora de Fátima e Wine.

O local do evento irá oferecer música ao vivo, estacionamento amplo com serviço de vallet, espaço climatizado para o visitante da feira e localização privilegiada.

A FIVA conta com o apoio da SF Chocolates e da Abrasel no Amazonas. A compra dos convites deve ser feita pelo site: www.eventbrite.com.br

                               

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas