Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 10624

ENTRADA Olá queridos leitores!

Como estão? Cozinhando muito em casa?

Tenho acompanhado o retorno dos bares e restaurantes nas capitais brasileiras e são muitas normal para voltar a reabrir seus negócios e com a capacidade menor, tem invalidado alguns estabelecimentos.

Mas temos que ter paciência  ou seria ter mais resiliência com o “novo normal”. Estamos totalmente impotentes com essa doença, pois não existem remédios, vacinas ou um diagnóstico único desta nova doença.

Então vamos obedecer as regras do jogo e usar máscara e álcool em gel, fazer o distanciamento, evitar aglomerações e ficar em casa quem puder.

Uma dica para quem quer novas receitas e explorar o Instagram da @gastronomia.unifatecie que tem apresentado receitas de norte a sul do Brasil. E temos a nossa receita campeã de arroz com costela de porco no tucupi negro e pimenta de cheiro.

E a receita de hoje  é de uma sobremesa facílima com apenas 4 ingredientes, dá para fazer para o final de semana. Quem não gosta de um bom doce com ovos e coco? A receita pode ser feita em porções individuais ou numa forma só para a família. Então fica a seu critério fazer vários quindins ou um quindão.

PRATO DO DIA Quindão

INGREDIENTES:

12 gemas

01 ovo

03 xícaras (chá) de açúcar

100g de coco ralado seco

200 ml de leite de coco

01 colher (sopa) de manteiga

Manteiga e açúcar para untar a fôrma

MODO DE PREPARO:

Reidrate o coco ralado no leite de coco por 1 hora.

Separe as gemas e peneire deixando que escorram sem ajuda, sem passar a colher para que fique sem a película. Acrescente na tigela o ovo inteiro já peneirado, o açúcar, a manteiga e o coco hidratado, misturando bem.

Unte uma fôrma com buraco (de 22 a 24 cm de diâmetro) com bastante manteiga e polvilhe açúcar. Despeje a massa e deixe descansar por 1 hora. Asse em banho-maria no forno médio e pré-aquecido por uma hora ou até formar uma crosta dourada e firme. Desenforme frio e conserve na geladeira.

II JORNADA NACIONAL DO CONHECIMENTO SABORES E SABERES DO CERRADO ACONTECE ATÉ DIA 11 DE SETEMBRO

Essa semana iniciou a segunda edição da Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado, apesar das restrições impostas devido à pandemia. O evento está sendo realizado pelo Campus Riacho Fundo do IFB  até o dia 11 de setembro, é totalmente gratuito e aberto ao público. Entre as atividades, a jornada contará com a palestra magna, aulas-show, webnário, concurso de receitas e mostras fotográficas.

 “Tendo em vista o contexto da pandemia, a jornada foi totalmente adaptada ao ambiente virtual e será transmitida pelo canal IFBTV, no YouTube. Com a internet, nosso evento ganha outra dimensão”, destaca a professora de gastronomia do IFB e uma das coordenadoras e idealizadoras do evento Ana Paula Jacques. 

A jornada conta ainda com a coordenação dos professores de Geografia Edilene Américo Silva e José Vandério Cerqueira Pinto, ambos do IFB.

A Jornada começou nessa terça feira (11/08) com a abertura e a Palestra Magna “Paradigmas do desenvolvimento no Cerrado”, com o professor da Universidade Federal do ABC Arilson Favareto. E na quinta feira (13/08) teve a Aula-show “Desvendando ingredientes brasileiros na coquetelaria”, com o chef de bar do Balaio IMS (SP), Rafael Welbert.

Na próxima semana o evento inicia na terça-feira (18/08), às 17h: Aula-show com a chef e proprietária do restaurante Casa de Ieda (SP), Ieda de Matos. Sendo que os horários do evento são de Brasília e observem a mudança para o nosso horário local.

Na outra terça-feira (25/08), às 17h, será uma Aula-show com o Professor de Culinary Arts do Culinary Institute of America (CIA at Greystone) e autor do livro The Brazil Project, Almir da Fonseca.

Na terça-feira (01/09), às 17h: Aula-show com o chef e proprietário do restaurante Conca Cozinha Original (DF), Diego Badra.

No dia 09/09, quarta-feira às 17h: acontece o Webnário “Bioeconomia e agregação de valor às cadeias produtivas agrícolas”, com o Diretor-Chefe da Unidade Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, e o Professor Sênior do Programa de Ciência Ambiental do IEE/USP, Ricardo Abramovay.

E às 18h30: Webnário “Desafios e oportunidades para os produtos da sociobiodiversiade do Cerrado”, com a administradora e gestora da COPABASE (Arinos/MG), Dionete Barbosa, e a ecóloga, mestre em Ecologia pela UnB e coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga no ISPN, Isabel Figueiredo.

Todas as transmissões serão veiculadas de forma aberta pelo canal da TV IFB. Basta apenas acessar e inscrever-se  aqui no canal.

Para quem quiser apresentar uma receita com Baru, uma espécie nativa do Cerrado, as inscrições são até o dia 25 de agosto para participar do 1º Concurso de Receitas do Cerrado.

O concurso, de caráter cultural e recreativo, visa incentivar cozinheiros amadores e profissionais no uso de especiarias do Cerrado, gerando a valorização dos produtos da sociobiodiversidade do Cerrado na gastronomia. 

O resultado final do concurso será no dia 11 de setembro, data alusiva ao Dia do Cerrado. Para os vencedores de cada categoria, a premiação inclui kit com produtos da Central do Cerrado e o livro “Frutos do Cerrado: 100 e espécies atrativas para o Homo sapiens”, do biólogo Marcelo Kuhlmann. 

Para participar veja o edital na página do evento e o formulário para inscrições estará disponível no site do evento.

O DIA DO CERRADO 

Instituído por Decreto presidencial em 2003, no dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, uma data simbólica para reforçar a importância do bioma para a manutenção do equilíbrio ecológico e da vida humana na terra. Assim, a II Jornada do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado encerra a programação no dia 11 de setembro, em comemoração à data, somando-se a outras inúmeras homenagens ao segundo maior bioma brasileiro.

Acompanhe informações detalhadas sobre o evento em  https://saboresesaberesdocerrado.com.