Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 10922

ENTRADA

Olá queridos leitores!

Dia 16 de outubro se comemora o Dia Mundial da Alimentação e coincidentemente o Dia Mundial do Pão, um dos alimentos mais antigos e que serve como sustento diário de muitas famílias.

O Dia Mundial da Alimentação foi criado no ano de 1981 com intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. Esse ano o tema é “Cresça, alimente, sustente. Juntos”. Temos que refletir muito sobre a atual situação do país com mais de 10,3 milhões de brasileiros em situação de inseguração alimentar, leia-se FOME, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Mudando de assunto, esse final de semana acontece a EXPO Roraima 2020 das 14 às 21hs no Roraima Garden Shopping. Uma das novidades da feira é que os sabores do Pará da marca Manioca vão estar para a venda. Poderão encontrar geléias de cupuaçu, manga,açaí, cacau com cumaru, jambu, entre outros sabores; farinha d’água de Bragança; farinha de tapioca de Americano; feijão manteiguinha de Santarém; granola de tapioca; e licor de jambu. Agora a empresa Promove é representante da marca aqui em Boa Vista, mais informações ligue (95)98111-7291.

A receita de hoje eu aprendi com a chef Mausi Sebess e é uma sugestão para um almoço ou jantar especial,  o Pollo a Embajador ou Frango Embaixador, é um prato que foi feito no jantar da baronesa da Aústria, Marissol, em homenagem ao embaixador do Brasil.

Aproveitem que agora se encontram cogumelos naturais como Shitake, Portobelo, Paris, para colocar na receita.

Ainda estamos sem vacina e a doença não sumiu, por isso é melhor usar máscara sempre, álcool em gel, distanciamento e se puder, fique em casa.

Até a próxima semana!

PRATO DO DIA

Frango Embaixador

INGREDIENTES:

01 kg de peito de frango cortado em cubos ou tiras.

01 cebola média

02 colheres de sopa de manteiga

02 colheres de sopa de farinha de trigo

½ litro de leite

100 ml de creme de leite

250g de cogumelos Paris fatiados

250g de ervilhas congeladas

500g de palmito em rodelas

½ limão, somente o suco.

02 colheres de sopa de catchup

02 colheres de sopa de azeite

sal e noz moscada à gosto

MODO DE PREPARO:

Molho bechamel /molho branco: colocar a cebola média junto com o leite e deixar ferver, reserve. Em uma panela coloque a manteiga, um fio de óleo (para a manteiga não queimar) e a farinha de trigo, mexa por dois minutos sem deixar escurecer a farinha, apenas cozinhá-la. Vá acrescentando aos poucos o leite, mexendo até ficar um molho espesso. Para o molho ficar aveludado, coloque o creme de leite, o sal e a noz moscada. Por último o catchup, o molho se tornará rosé e reserve.

Em seguida corte em tiras ou cubos, tempere com alho e sal e numa frigideira frite o frango em azeite, na mesma panela, acrescente os cogumelos, as ervilhas e o palmito. Finalize colocando o molho rosé. Sirva com arroz com açafrão ou cúrcuma.

Truque de chef: deixe o frango de molho na água com uma colher de sopa de álcool para tirar o cheiro forte. Se preferir e gostar do sabor cítrico, deixe de molho na água com suco de ½ limão por 15 minutos.