Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 11235

ENTRADA

Caros leitores!

Estamos encerrando mais um ano, que foi muito difícil e de muita resiliência. Temos que acreditar que 2021 será um ano melhor, de muita saúde, com a população vacinada e que possamos ter esperança de ter uma vida mais tranquila, sem a tristeza de ver tantas pessoas queridas morrendo por um vírus implacável.

Gosto muito de encerrar o ano pesquisando sobre as previsões do futuro, e peço licença para trazer essa pesquisa para os meus leitores.

Pela numerologia, 2021 será um ano 5, um ano de alegria, de mudanças, de transformações e oportunidades. O 5 é um número de sensações, representa a versatilidade através de novas oportunidades.

VÊNUS será o planeta regente do próximo ano, um planeta que traz a deusa romana da beleza e do amor no nome. É o planeta que rege os signos de Libra e Touro, e podemos dizer que a palavra chave de 2021 será “Amor”.

No dia 21 de fevereiro começa o Ano do Boi no horóscopo chinês. O Boi de Metal simboliza um ano de mudanças, mas ainda existe uma grande movimentação de energias e então não teremos um ano muito tranquilo. Acredito que até o segundo semestre ainda teremos que viver com distanciamento, usando máscara e com todos os outros cuidados. Ainda não poderemos ter a sonhada aglomeração de eventos, festas, etc.

Serão dois orixás que irão reger 2021, Oxalá e Oxum. No catolicismo, esses orixás representam Oxalá (Jesus Cristo ou Senhor do Bonfim) e Oxum (Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição). Como o ano inicia numa sexta feira, dia de Oxalá, podemos interpretar como sendo um ano de mais calma, de paz. As cores de Oxalá são: branco, furta-cor e cristalino e Oxum amarelo, rosa e azul.

Oxalá é o Sol, representa a energia maior, também chamado de Pai dos Orixás, e sendo ele o regente do novo ano, traz proteção e paciência, ele exigirá de todos, clareza nas atitudes e honestidade.

Saindo do esoterismo para a boa mesa, abuse na virada do ano dos tira-gostos, das frutas da época, das castanhas e dos grãos, para trazer fartura. Pode ser: grão de bico (salada ou homus), trigo (kibe), lentilha (arroz com lentilha ou sopa).

Gosto muito da culinária árabe nessa data e seus pratos repletos de fartura. E para atrair prosperidade faça algo com porco ou leitão na ceia, porque ele é um animal que está sempre andando e fuçando para frente. Também podem apostar no carneiro, nos peixes e nos frutos do mar.

Aqui em casa,este ano, vou fazer um clássico da culinária brasileira: um cuscuz de milho com camarão, muitos petiscos e frutas.

Mas nada de desperdício, não é nada bom iniciar o novo ano jogando comida fora. E para quem gosta das simpatias de final de ano, não esqueçam das uvas, da romã, do espumante, da lentilha.

A receita de hoje é de bacalhau, mas podem fazer com pirarucu e regionalizar o prato.

Quero aproveitar e agradecer a todos que estiveram ao meu lado nesse ano e pedir muita saúde e bênçãos para todos.

Nos encontraremos em 2021 com mais Letras Saborosas. Até o próximo ano!

PRATO DO DIA

Bacalhau à minha moda

INGREDIENTES:

500g de bacalhau desfiado e dessalgado

02 cebolas grandes cortada em tiras

01 lata de tomate pelatti em cubos

03 ovos cozidos

01 maço de salsa

400g de batata cozida em cubos

06 colheres de sopa de azeite extra virgem

Azeitonas à vontade

Sal à vontade

MODO DE FAZER:

Dessalgar o bacalhau 24 horas antes com a troca da água várias vezes, deixar na geladeira enquanto faz o dessalgue, reserve.

Cozinhe as batatas al dente, reserve.

Em uma panela refogue a cebola no azeite, coloque o bacalhau desfiado, o tomate pelatti, a salsa. Finalize na hora de servir com a batata cozida, os ovos, a azeitona e finalize com mais azeite. Sirva quente ou frio como salada.

DICA: se fizer de um dia para o outro o bacalhau fica melhor, pois pega todos os sabores, daí sirva como salada.