Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 11349

Olá queridos leitores!

A pandemia tem atingido em cheio o setor de alimentação fora do lar em todo o mundo.

Chefs de cozinha conhecidos do grande público estão fazendo um esforço monumental para manter seus negócios funcionando e não terem que despedir seus funcionários.

Em Belo Horizonte mais de 50 empresas fecharam as portas, essa semana eu soube que o restaurante tradicional Vecchio Sogno, comandado pelo chef Ivo Farias, encerrou suas atividades depois de 25 anos.

Aqui em Boa Vista a Trigo’s Gourmet, primeira padaria e restaurante gourmet com quase duas décadas na área de serviço de alimentação também fechou suas portas.

Mas também existem alguns empresários arrojados que andam empreendendo em plena pandemia, vislumbrando novos mercados.

Na quarta feira (27/01) da próxima semana às 18 horas estarei falando sobre a Cozinha indígena e Amazônica, no Festival Panela de Barro Verão do Espírito Santo. Acessem o Instagram @i.paneladebarro e vejam toda a programação com aulas com grandes chefs de cozinha.

Hoje resolvi trazer para vocês duas receitas de drinks elaborados com cachaças da Cachaçaria gaúcha Weber Haus e elaboradas por Mateus Weber.

A história da família Weber no Brasil tem início em 1824, quando saíram da cidade alemã de Hunsrück para morar no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha, hoje chamada Ivoti. Ao adquirir as terras, a família iniciou o plantio de batata inglesa. Foi só em 1848, com o plantio de cana-de-açúcar, que começaram a elaborar cachaças para consumo. O destilador foi construído após um século e era formado apenas por um galpão com um engenho de tração animal. Atualmente, a Weber Haus já coleciona mais de 100 premiações e certificados importantes para a agroindústria. E além das cachaças, a WH produz bebidas mistas com jambu, mel, açaí, banana, pêssego, anis e gengibre, entre outras. E ainda possui uma variedade de licores, gin e rum. Vejam mais sobre o vasto mundo das bebidas da Weber Haus no site: www.weberhaus.com.br

E, caros leitores, continuem se cuidando, essa pandemia está longe de acabar, ainda temos um longo caminho para percorrer até a vacina chegar para 80% da população.

Então usem máscaras, mantenham o distanciamento, usem o álcool em gel e para quem pode, fique em casa.

Até a próxima semana!

DRINKS DO DIA

Encantadora

INGREDIENTES:

70ml de cachaça de Amburana

8 a 10 pedaços de morango

5 fatias de limão siciliano

2 colheres de sobremesa de açúcar

Cubos de Gelo

MODO DE PREPARO

Em um copo de 400ml, coloque os morangos, o açúcar e macere bem. Acrescente o limão e macere novamente. Na sequência, adicione gelo até a boca e finalize com cachaça. Mexa bem antes de servir.

Caipirinha Clássica

INGREDIENTES

60ml Cachaça WH

¾ de limão tahiti

20ml xarope simples

MODO DE PREPARO

Em um copo adicione o limão e o xarope, esmague os gomos individualmente sem esmagar a casca da fruta. Acrescente o gelo e a cachaça e mexa por aproximadamente 15 segundos. Finalize com a casca de limão, espremendo seus óleos no drink.

XAROPE SIMPLES

Em uma panela, acrescente 200ml de água e deixe chegar ao ponto de fervura, após acrescente 200g de açúcar refinado e mexa até diluir todo o açúcar. Desligue o fogo e deixe refrigerar em temperatura ambiente. Validade aproximadamente de 14 dias mantendo sempre refrigerado.

PANTANAL EM VÁRIAS CORES E SABORES

Acredito que todo estudante de gastronomia tem o dever de conhecer a cozinha brasileira de todas as suas regiões.

Antigamente tinhamos poucos livros que mostravam a culinária regional de cada estado. Mas estamos mudando isso com a publicação de livros elaborados por chefs de cozinha, que pesquisam as receitas e as tradições culinárias de seus estados.

É o caso do belíssimo livro COZINHA PANTANEIRA:COMITIVA DE SABORES do amigo chef sul-matogrossense Paulo Machado, com textos da jornalista Cristiana Couto e fotografia de Luna Garcia, da Editora Bei.

O livro tem 180 páginas, com lindas fotografias da expedição do chef Paulo que viajou pelas cidades de Aquidauana, Miranda, Corumbá, Nhecolândia, Poconé e Serra do Amolar.

O livro foi dividido por capítulos que contam como são as: Comida de Comitiva; Comida de Festa; Comidas de Fazenda; Comidas do Mercadão; Comidas da Cidade e Cozinha Indígena.

Além de receitas tradicionais e de família do chef Paulo, ele buscou receitas das cozinheiras de tradição e da cultura alimentar indígena com a chef indígena da etnia Terena Kalymaracaya.

O livro pode ser adquirido pelo site da editora: bei.com.br por R$80,00.