Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 11418

Olá queridos leitores!

E continuamos com as medidas de prevenção e combate à Covid-19.

Se a população colaborasse ao máximo com as medidas, poderíamos diminuir os números de contaminação e internação, mas infelizmente existe ainda uma grande parcela da população que não acredita na gravidade dessa doença.

O Setor de alimentação fora do lar e eventos tem sofrido muito com as medidas da pandemia. Em Manaus, agora com a situação dramática da doença, os estabelecimentos só estão trabalhando com delivery e take away.

Em São Paulo algumas ações foram feitas para tentar trazer o público nos horários permitidos, lá os bares e restaurantes devem fechar às 20:00. Eles fizeram a promoção “Jante às 18 horas – Vamos ajudar os restaurantes a manterem as portas abertas” e a Help Hour que traz promoções nos pedidos de 16 às 18hs.

Em Belo Horizonte, bares e restaurantes voltaram a trabalhar agora em fevereiro das 11 às 22hs, de segunda a sábado, mas só podem vender bebidas até às 15hs. Aos domingos só delivery.

Temos que ser resilientes com essa situação, sei que os empresários do setor estão com a corda no pescoço e a hora é dos governos municipal, estadual e federal estenderem a mão para as empresas que mais empregam na área de serviços.

A união do setor é fundamental para tentarem conseguir algo. O presidente Paulo Solmucci tem sido incansável na busca de ajuda para o setor à nível nacional. Acompanhem as notícias da Abrasel através do site www.abrasel.com.br

Duas notícias me entristeceram essa semana, a primeira foi que meu amigo chef Fabio Vieira, que esteve em Boa Vista no evento Rota do SaboRR em 2015, fechou seu restaurante Micaela, considerado um dos melhores em cozinha brasileira em São Paulo.

E a outra foi o falecimento por causa do Covid-19 do amigo Alceu Pereira em Manaus, o inventor do sanduíche mais famoso da capital amazonense, o Kikão. Quem não conhece a versão do cachorro quente trazida por esse gaúcho na década de 70 para o Amazonas? Aqui em Boa Vista tivemos outro gaúcho, que nos trouxe a versão do pão com molho e salsicha, o Marukão.

Mas a receita de hoje é de um prato pantaneiro que além de ser fácil de fazer traz muitas estórias dos pantaneiros, o Macarrão de Comitiva que alimentava as comitivas que tocam o gado no Pantanal. A receita está no livro do meu amigo chef Paulo Machado “Cozinha Pantaneira – Comitiva de Sabores” que falei para vocês há algumas semanas atrás.

Peço que continuem se cuidando, usem máscaras, mantenham o distanciamento, usem o álcool em gel e para quem puder, fique em casa.

Até a próxima semana!

PRATO DO DIA

Macarrão de Comitiva

Chef Paulo Machado (MS)

INGREDIENTES:

02 xícaras de chá de carne de sol lampinada (cortada em pedaços pequenos com a faca angulada em 150 graus, raspando a carne)

02 dentes de alho picados

01 colher de sopa de óleo de milho ou azeite de oliva

01 suco de uma laranja

Pimenta bodinho picada e sem as sementes a gosto

01 pacote de espaguete

MODO DE PREPARO

Pique a carne e lave-a em bastante água. Refogue o alho e a pimenta no óleo quente, junte a carne de sol e frite.

Coloque o suco de laranja e quando estiver dourada, acrescente a massa (quebrada em 4 partes). Misture bem. Frite sem deixar queimar, mas deixe bem corado. Coloque água aos poucos, sem mexer muito, até a massa ficar ao dente. Retire do fogo e deixe descansar tampado por 5 minutos. Pode servir com cheiro verde picado.

Dica: Você pode usar a carne que sobrou do churrasco, ao invés da carne de sol.

VIAGENS GASTRONÔMICAS EM ÉPOCA DE PANDEMIA É POSSÍVEL?

Apesar da pandemia ainda estar acontecendo no mundo, é possível viajar com todos os cuidados e orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS. Tenho acompanhado nas redes sociais que muitas pessoas andam se aventurando em viagens saborosas como as que são organizadas pelo Food Safari.

As viagens gastronômicas organizadas pelos sócios Polliana Thomé e o chef Paulo Machado do Mato Grosso do Sul são verdadeiros tesouros para quem quer conhecer a cultura alimentar da região que será visitada, sempre com a preocupação com a segurança e saúde do seu grupo.

Este ano foi o lançamento do Food Safari Vale dos Vinhedos que aconteceu no final de janeiro e visitou a região de Garibaldi no Rio Grande do Sul.

E para quem quer conhecer o Bioma Pantanal e sua natureza rica, suas estórias e os sabores pantaneiros, eles estão organizando a viagem saindo de Campo Grande (MS) para o período de 14 a 18 de abril. O roteiro sai da capital sul-matogrossense, o grupo irá conhecer o mercado da capital, comer o prato típico da miscigenação cultural japonesa com o sul-matogrossense que é o Sobá. Vão aprender a fazer a lingüiça de Maracaju, sopa paraguaia, macarrão de comitiva (que é a receita de hoje), caribéu, ceviche de piranha e moqueca de jacaré. Além de conhecer o café da manhã dos pantaneiros chamado de Quebra-torto, vão apreciar toda a natureza desse lugar mágico na companhia do chef Paulo Machado. Super recomendo as viagens do Brasil Food Safari. Mais informações acessem: http://brasilfoodsafaris.com ou peçam informações através do email: [email protected] ou pelo telefone (67)99982-2708.

Publicidade