Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 11762

Olá queridos leitores!

O setor de alimentação fora do lar não está resistindo à essa pandemia, nem aqui no Brasil e nem em outros países.

Esta semana tive a surpreendente notícia vinda da Catalunha, que os irmãos espanhóis Ferran e Albert Adrià encerraram as atividades de todos seus restaurantes em Barcelona. São eles: Tickets, Enigma, Hoja Santa, Pakta e Bodega 1900, esse último conheci em 2017.

Segundo pesquisa da Associação de Bares e Restaurantes – Abrasel nacional, mais de 90% dos estabelecimentos estão com dificuldade para pagar salários devido a pandemia. Mais de 73% dos estabelecimentos tiveram que demitir empregados, a Associação estima que em torno de 35 mil empresas do setor de alimentação fora do lar tiveram que encerrar suas atividades em definitivo. Isso são cerca de 100 mil postos de trabalho que foram encerrados.

A pandemia trouxe uma grande insegurança para o setor de alimentação, mas existem também aqueles que são empreendedores. Aqui em Boa Vista, a jovem Carol Dantas abriu a Espetaria Brahma que fica na Avenida Villeroy, e o chef Renan Campelo inaugurou a cafeteria Mr. Bacon & Bread na Avenida Santos Dumont, 1299. Parabéns para os dois empreendedores que estão apostando no setor, desejo que tenham sucesso.

A receita de hoje foi inspirada no XIS do Gaúcho, que também abriu recentemente na cidade, a foto do Xis Salada é deles. Depois falarei mais sobre esse tipo de sanduíche inventado pelos gaúchos.

Continuem com as orientações da OMS, usando máscara, lavando as mãos, usando álcool em gel, fazendo distanciamento e ficando em casa, se puderem. Façam isso por vocês, por sua família e pelos outros.

Até a próxima semana!

PRATO DO DIA

XIS Salada Gaúcho

INGREDIENTES: 

01 pão de hambúrguer com 18 cm

Maionese à vontade

02 colheres (sopa) de milho enlatado ou congelado

02 colheres (sopa) de ervilha enlatada ou congelada

120g de hambúrguer de carne bovina

01 ovo frito

02 folhas de alface

04 fatias de tomate cortada bem finas

01 fatia de queijo mussarela

01 fatia de presunto

MODO DE PREPARO:

Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo e frite o hambúrguer, tempere com sal. Reserve. Depois em uma frigideira pequena frite o ovo. Reserve.

Corte o pão ao meio, espalhe maionese nas duas metades. Em uma das metades coloque a ervilha, o milho, o queijo, a carne, o ovo frito, o presunto, as fatias de tomate e a alface. Finalize com a outra metade do pão.

Aqueça uma frigideira, coloque o xis, e com uma espátula grande ou uma frigideira menor, pressione, prense o xis. Vire o xis e faça a mesma coisa do outro lado, até que o pão esteja dourado e o queijo derretido

XIS OU CHEESE, VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

Aprendemos a comer e conhecemos o hambúrguer estilo americano acompanhado de fritas. Mas você conhece a história desse sanduíche típico americano?

São muitas as histórias sobre a invenção do hambúrguer, e uma delas vem do século 17, onde guerreiros tártaros tinham o costume de moer a carne dura e colocar essa carne embaixo da sela dos cavalos, virando uma pasta.

Quando os tártaros estiveram na cidade de Hamburgo, na Alemanha, ensinaram a receita da carne moída e os alemães criaram o hambúrguer.

Mas a fama do sanduíche só apareceu quando a iguaria chegou aos Estados Unidos da América no século 19, trazida pelos imigrantes alemães, e o nome era hamburg steak ou bife de Hamburgo.

Então um texano chamado Fletcher “Old Davi” Davis colocou uma barraquinha de hambúrgueres na Feira Mundial de St. Louis em 1904, adicionando cebolas ao hambúrguer, e colocou dentro de fatias de pão, se tornando a maior sensação da feira.

Em 1954 a lanchonete The Rite Spot, em Pasadena, Califórnia colocou fatias de queijo no sanduíche, lançando o cheeseburguer.

No Brasil, o primeiro fast food nacional foi aberto pelo tenista americano Robert Falkenburg em 1952 no Rio de Janeiro, no bairro de Copacabana, o Bob’s.

Foi a primeira lanchonete com padrões americanos que serviu hambúrguer, cheeseburguer, hot dog, e o nacionalista queijo com banana, além de batatas fritas e milk-shake.

Nos anos 2000, surgiu o hambúrguer artesanal com blends de carnes de tipos variados, e há dois anos surgiu o Smash burguer, um hambúrguer artesanal mais fino e prensado.

Quando morei em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para fazer faculdade na década de 80, conheci o XIS, essa é a grafia do sanduíche gaúcho.

O XIS gaúcho é diferenciado do cheeseburguer começando pelo tamanho do pão arredondado com 18 centímetros, sendo bem maior que o sanduíche americano.

O verdadeiro XIS tem que ter a proteína, que pode ser coração de galinha, costela bovina desfiada, filé mignon, calabresa, frango ou um hambúrguer fino feito artesanalmente. Tem que passar maionese no pão e acrescentar milho, ervilha, alface, tomate, ovo frito, queijo e presunto. Depois que todos os ingredientes estiverem no pão, ele deve ser prensado para ficar bem fino, sem que saia o recheio.

Como diriam os gaúchos, é um baita sanduíche e me lembra demais uma época boa de faculdade.

Os gaúchos não sabem quem ou quando surgiu esse mega sanduíche, mas a boa notícia para quem vive na capital do extremo norte brasileiro, é que já pode experimentar o XIS do jeitinho que é feito nos Pampas.

Dois gaúchos do interior sul rio-grandense trouxeram o XIS do Gaúcho, que iniciou sua operação em Boa Vista há seis meses, apenas com delivery, vendendo seus sanduíches através da rede social. Há três meses abriram sua loja física na Praça das Águas, bloco 2, Box 3, quase em frente à Escola Monteiro Lobato.

Quem quiser pode pedir pelo whatsapp (95)98105-3781 ou pelo Instagram @xisdogauchorr, essa é a dica da semana.