Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 11834

Olá queridos leitores!

Em maio deste ano, a coluna Letras Saborosas completa dez anos, sendo pioneira no jornalismo gastronômico no estado.

E para comemorar a data estou preparando uma surpresa para meus leitores, um livreto com algumas receitas, as principais que tiveram mais comentários e muitas autorais utilizando ingredientes do nosso estado.

Ainda estou estudando o melhor formato para a distribuição e em breve estarei divulgando para vocês.

DIA DO CHURRASCO

Mas Bah Tchê, amanhã, dia 24 de abril, é Dia do Churrasco, e para quem quer celebrar a data com um prato fora do convencional, o churrasqueiro José Almiro, do Churrasqueadas, ensina a preparar na churrasqueira um medalhão de lingüiça com geléia de pimenta que é uma delícia. Essa é a receita desse final de semana, basta escolher o tipo de lingüiça que mais gostar e colocar fogo no carvão.

E ainda para brindar seus seguidores, o canal Churrasqueadas acaba de lançar um e-book gratuito com as suas 30 melhores receitas. É só baixar no https://cursoschurrasqueadas.com.br, fica ai a dica para os churrasqueiros de plantão.

DICAS DE CHURRASQUEIRO

Recebemos da Sociedade do Churrasco Tramontina umas dicas do açougueiro e churrasqueiro Netão Bom Beef, e quero compartilhar com meus leitores.

Para conservar a carne bovina, o ideal é armazenar a carne no refrigerador residencial por no máximo 3 dias, pois a temperatura acaba oscilando muito. Se não for consumida nesse período, leve para o congelador, onde a carne geralmente fica em ótimo estado por aproximadamente 1 ano.

Para quem tem dúvida de como grelhar cortes com cobertura de gordura, a dica é quando a carne estiver na brasa, apoie-a na grelha pela parte da gordura. Durante esse processo é melhor tampar a churrasqueira, para evitar que subam labaredas pela churrasqueira com o derretimento.

E para manter a suculência da carne, o truque é deixar a carne descansar quando ela sai da brasa. Não precisa se preocupar com o resfriamento: ao tirá-la da churrasqueira, a carne ainda sobe de um a dois graus com o cozimento residual. A temperatura externa acaba se igualando à interna e, após um ou dois minutos, fica ainda mais suculenta.

Escolham as carnes que mais gostam e preparem o churrasco com a família no final de semana.

BRASA NA MESA DIGITAL 2021

E para quem ama uma brasa, nos dias 1 e 2 de maio, a revista Prazeres da Mesa vai proporcionar para os amantes do fogo, a primeira edição do Brasa na Mesa Digital 2021 com aulas de braseiros e braseiras de respeito como as minhas amigas Paula Labaki e Ligia Karasawa; Fih Fernandes, Junior Bonassa e muito mais. As aulas serão transmitidas pelo Instagram e You Tube da Prazeres da Mesa, tudo online e gratuito, imperdível! Acessem @prazeresdamesa

Continuem com as orientações da OMS, usando máscara, lavando as mãos, usando álcool em gel, fazendo distanciamento.

Até a próxima semana!

PRATO DO DIA

Medalhão de Lingüiça com Geléia de Pimenta

Churrasqueiro José Almiro

INGREDIENTES:

600g de lingüiça recheada com pimenta biquinho

250g de bacon fatiado

03 pimentas dedo de moça

Azeite

04 colheres de sopa de pimenta biquinho

02 dentes de alho

01 maçã

01 xícara de mel (ou açúcar)

½ xícara de água

¼ xícara de vinagre de maçã

Sal a gosto

MODO DE FAZER:

1 – Abra as lingüiças, retire toda a tripa, misture tudo e modele como medalhões. Com as fatias do bacon envolva cada medalhão e prenda com palito de dente. Leve tudo para a churrasqueira no braseiro médio (40 cm da brasa) e vire quando necessário;

2 – Preparo da geléia de pimenta: em um liquidificador, coloque a maçã, pimenta biquinho, pimenta dedo de moça, água e alho picado. Bata tudo até formar uma massa homogênea;

3 – Em uma frigideira, coloque um fio de azeite, a massa batida. Acrescente o mel ou açúcar, a pimenta biquinho picada, pitada de sal, vinagre e misture até o ponto de geléia. Só servir para acompanhar o medalhão de lingüiça.

Tempo de preparo: 20 minutos

Rendimento: 5 porções

Vídeo da receita