Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 11944

Olá queridos leitores!

Nessa semana celebramos no dia 10, o Dia Nacional do Cozinheiro. A data surgiu quando a profissão foi regulamentada pela Lei 6.049 do deputado Alex Canziani, em 2005. E dia 13 de maio, o Chef de Cozinha é homenageado desde 1999 pela Associação Brasileira de Alta Gastronomia – ABAGA.

Desejo à todas as cozinheiras, cozinheiros e chefs de cozinha parabéns pela dedicação e amor à profissão que alimenta as pessoas com sabor e carinho.

Para quem não sabe, o meu irmão, Ricardo Rohnelt também é cozinheiro profissional e hoje, chef de cozinha em um hospital em Cuiabá (MT). E por sua dedicação e trabalho em prol da gastronomia durante a pandemia, irá receber pelo segundo ano consecutivo, uma moção de aplauso da Associação de Chefs de Cozinha do Mato Grosso, Câmara Municipal de Cuiabá e Assembléia Legislativa do Mato Grosso em comemoração ao Dia Nacional dos Chefs de Cozinha. Ficamos muito felizes e orgulhosos pela moção.

E para quem quer seguir a profissão, em Boa Vista existem cursos técnico e tecnológico na área de cozinha e gastronomia. Mas tenham em mente que apesar do “glamour” adquirido da profissão, posso afirmar que é muito trabalho braçal, sem feriados e finais de semana, muitas vezes mais de 14 horas em pé, e o salário baixo, faz muitos jovens desistirem da profissão.

RECEITA DO DIA

O prato de hoje é super simples, rápido e faço sempre que estou com pressa, é uma massa curta integral com molho de atum e tomates. A praticidade desse prato é que pode trocar o atum pela sardinha e pode ser servida quente, ou fria como salada, colocando uma maionese, por exemplo.

E qual receita querem que eu produza aqui para vocês?

Mandem para meu email [email protected] ou pelo direct do Instagram. Será um prazer trazer as receitas que mais desejam.

Na próxima semana chegará minha vez de ser vacinada, e estou ansiosa, afinal a vacina salva vidas e poderemos ficar mais tranqüilos. Mas sem nos descuidar e mantendo as orientações da OMS, usando máscara, lavando as mãos, usando álcool em gel, fazendo distanciamento.

Até a próxima semana!

PRATO DO DIA

Parafuso com molho de atum com tomate

INGREDIENTES:

500g de macarrão parafuso integral

01 cebola média em tiras

05 dentes de alho em lâminas

01 lata de tomate pelatti em cubos

O2 latas de filés de atum no azeite

01 maço de coentro picado

Cebolinha a gosto

01 colher de sopa de extrato de tomate

Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

Refogue a cebola e o alho no azeite da lata de atum, para aproveitar a gordura. Colocar o tomate pelatti, um pouco de água quente se estiver muito seco, o extrato de tomate e sal a gosto. Finalizar colocando os filés de atum, o coentro e a cebolinha.

Pode servir quente com queijo parmesão, ou frio como salada e colocar maionese se quiser.