Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 12449

Olá queridos leitores!

São muitas novidades na cidade como a nova loja da Casa Freitas & Empório na Rua Mauro Campelo,636, no bairro Jóquei Clube; a Toca da Bruxa que serve desde café da manhã, aperitivos e drinks e no comando da cozinha a chef Marcela Corinthi.

Algumas vezes erramos a conta no preparo de uma refeição e não sabemos o que fazer com as sobras. Reaproveitar esses alimentos é uma forma sustentável de inovar na cozinha, pensando nisso o chef Melchior Neto preparou uma Torta de Risoto, que é a nossa receita de hoje. Ele aproveita as sobras no preparo e transforma em uma torta, que é uma opção versátil. O chef Melchior chefia os restaurantes: Gema e Botequim Carioca em Santo André, São Paulo.

Tomei minha segunda dose da vacina essa semana, motivo de celebração, mas lembrando que os cuidados continuam com o uso de máscara, distanciamento e alcool em gel sempre, até termos pelo menos 70% da população brasileira totalmente vacinada.

Façam sua parte que conseguiremos sair desse momento terrível de pandemia.

Até a próxima semana!

PRATO DO DIA

Torta Risoto Por Chef Melchior

INGREDIENTES: 02 xícaras de arroz arbóreo 03 colheres (sopa) de azeite 01 sachê de molho de tomate ½ cebola picada 01 taça de vinho branco 1,5 litro de caldo de legumes 01 colher (sopa) de manteiga 50g de queijo parmesão Sal e Pimenta à gosto Recheio 300g de muçarela ralada 200g de carne seca desfiada

½ cebola picada 01 colher (sopa) de azeite 03 colheres (sopa) de amido de milho 01 xícara (chá) de leite Sal e pimenta à gosto

MODO DE FAZER:

Em uma panela aqueça o azeite e frite a cebola até que ela fique transparente, em seguida adicione o arroz de risoto e refogue. Despeje o vinho branco não se preocupe, pois o álcool evapora, o vinho ajuda a abrir os poros do arroz para dar cremosidade. O segredo é mexer sem parar, depois que o vinho secar adicione um pouco do caldo de legumes mexendo sempre até o liquido secar. Repita até o arroz ficar al dente. Por fim, adicione a manteiga e queijo parmesão ao arroz. Tempere tudo com sal e pimenta. Reserve e deixe esfriar.

RECHEIO Em uma panela refogue a cebola com a carne seca desfiada, tempere com sal e pimenta. Dissolva o amido de milho no leite e coloque na panela mexendo até ficar cremoso. Reserve.

MONTAGEM Unte uma forma de pudim com óleo e farinha de trigo. Preencha os espaços com uma parte do risoto já frio, no centro livre coloque o recheio e a muçarela, finalize com restante do risoto por cima. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200º até dourar.