Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 12514

Olá queridos leitores!

Hoje a coluna está recheada de cursos e eventos online para quem gosta de saber as novidades da gastronomia ou aprender mais sobre o assunto.

SOBREMESAS GOURMET

Para quem gosta de uma sobremesa gourmet feita por uma chef confeiteira de renome, a dica é que todos os sábados, enquanto a chef Joyce Lopes estiver na cidade, tem brigadeiros gourmet, bolo Red Velvet de pote e macarons no Restaurante Maria Bonita que fica na Avenida Villeroy, 6597, das 11 às 15 horas. Se quiserem reservar ou encomendar podem ligar para (51)98196-1855.

CURSO

O chef sul-matogrossense Paulo Machado vai ministrar um curso gratuito intitulado “Comitiva de Sabores, Cozinha Pantaneira” de 14/09 a 05/10, todas as terças feiras das 18h às 20hs (horário de Brasília) através da plataforma Microsoft Teams.

O curso faz parte da programação do Sesc São Paulo, que vai mostrar o universo de sabores e significados da alimentação pantaneira.

Inscrições a partir das 15h do dia 08/09 no site: inscricoes.sescsp.org.br .Vagas limitadas.

VAMOS VACINAR

Os eventos e bares voltaram a funcionar mas quem quiser ir para a festa vai ter que se vacinar. Então aproveitem, as vacinas salvam e ainda são passaporte para a volta da vida “normal”. Mas não vacilem tem que continuar usando máscaras, distanciamento e álcool em gel.

Até a próxima semana!

RECEITA DO DIA

A receita de hoje tem gosto e cheirinho de casa de avó em dia de chuva, pelo menos para mim. Quem não conhece o bolinho de chuva? O site de gastronomia RECEITA TODA HORA, especializado em cozinha brasileira enviou essa receita que me trouxe lindas lembranças da infância. Tenho certeza que vão gostar e a criançada também.

Bolinho de chuva

INGREDIENTES:

01 ovo

150 ml de leite

02 colheres de sopa de açúcar

09 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada

01 colher de sobremesa de fermento em pó

óleo (para fritar)

açúcar e canela a gosto (para empanar)

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela, coloque a farinha de trigo peneirada, o ovo e o leite, aos poucos, enquanto mistura com uma colher. Acrescente o açúcar e misture. Por último, adicione o fermento em pó e mexa bem.

Esquente o óleo, modele os bolinhos utilizando 2 colheres de sopa e coloque para fritar no óleo quente. Pode colocar uns 5 de cada vez. Vire os bolinhos de um lado para o outro, para dourarem por igual.

Quando estiverem dourados, retire do óleo e coloque em uma forma forrada com papel toalha. Espere escorrer um pouco e passe na mistura de açúcar e canela em pó a gosto. Sirva em seguida.

Dica do Chef: o óleo para fritar o bolinho de chuva não deve estar frio, senão os bolinhos ficam encharcados de óleo, nem muito quente, senão eles douram rapidamente por fora, mas ficam crus por dentro.

GARIBALDI GASTRÔ 2021 ABERTAS AS INSCRIÇÕES

PARA O ‘CONEXÃO GASTRONÔMICA

O Garibaldi Gastrô 2021 fez uma seleção de aromas que vão alimentar os temas do Conexão Gastronômica em mais de 6 horas de muita informação. Mel, café, especiarias, erva-mate, chás, vinho, fermentados compõem um menu rico em conteúdo vinculado à natureza, produção local e cozinha autoral. Os bate-papos serão conduzidos por 22 profissionais, entre eles chefs, cozinheiros, empreendedores, agricultores, professores, enólogo, sommelier, viticultor, ecólogo, historiadores, pesquisadores, teablender, confeiteiros e consultores, que estarão compartilhando conhecimento numa transmissão simultânea direta do estúdio montado no Hotel Casacurta, através de uma plataforma privada. Cada participante terá login e senha únicos. O valor por pessoa é de R$ 50. Estudantes de Gastronomia pagam 50%.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/garibaldi-gastro-2021__1287538.

A presidente da Associação Gastrô Serra Gaúcha, Catherine Tedesco, abrirá a programação. Segundo a chef, professora e pesquisadora, o evento vai permitir conectar profissionais afins em torno de assuntos que estão saindo do forno. “Reunimos grandes nomes em cada área e vamos fazer uma receita bem acabada de muito conteúdo, troca de experiências e cases”, destaca. O chef e agricultor Rodrigo Bellora será o mediador das conexões. O empresário Beto Madalosso, o historiador e criador João Grinspum Ferraz e a chef e apresentadora Bel Coelho compõem o primeiro grupo que vai embasar o painel ‘Como a gastronomia muda o futuro’? Na sequência, o gestor do Sebrae, Gustavo Rech, e as coordenadoras do Curso de Gastronomia da Unisinos, Sarah Winck de Almeira, e da UCS, Carolina Rizzon, vão falar sobre ‘Qualificação e Empreendedorismo’.

Outro assunto que vai ganhar atenção especial nesta edição é ‘Biodiversidade: As abelhas podem salvar o mundo’. O ecólogo e mestre em Gerenciamento Ambiental, Jerônimo Villas Boas, juntamente com Márcia e Eugênio Basile, do site Mbee – Mel de Terroir, vão bater um papo com o pesquisador no assunto, Rodrigo Bellora. Na pauta, a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável e como a preservação das abelhas é indiscutível para o processo, permitindo a fecundação de flores, formação de frutos e sementes e, assim, de novas plantas. Ariana Maia da Inovamate e a teablender e sommelière Carla Saueressig vão cevar uma prosa em torno de ‘Um novo olhar sobre a Erva-Mate’. Ao final, a confeiteira Liliana Andriola vai apresentar a receita do Sorvete de Erva-Mate que será servida no Jantar a Bordo da Maria Fumaça.

A pausa para o café vai ganhar goles da bebida, hoje a segunda mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. ‘Da semente à xícara’ será o tema conduzido por Gustavo Albuquerque, da William & Sons Coffe Co., e de Francisco Guimarães, da Fazenda Quintas de Guimarães. Eles vão trazer informações sobre o produto, do plantio até a mesa do consumidor, fechando com uma degustação de cafés. Após o intervalo, o ‘Conexão Gastronômica’ sai do café e entra no mundo dos ‘Fermentados’, reunindo o enólogo Luís Henrique Zanini, Lis Cereja da Enoteca Saint VinSaint, além de Fernando Goldenstein Carvalhaes e Leonardo Alves de Andrade, da Cia dos Fermentados, que vão sortear o livro Fermentação à Brasileira.

Muito além da taça, o vinho é um produto agroalimentar e cultural, que desperta os sentidos, especialmente o das emoções. Seguindo esta ótica, ‘Uma aula de enocultura e sentimentos’ será o tema do viticultor e enólogo Orgalindo Bettú. Em seguida, o pesquisador, chef e consultor de Gastronomia, Marcos Livi, vai compartilhar seu conhecimento em torno do assunto ‘Gastronomia, empreendedorismo, hotelaria e turismo’, mostrando como essas áreas estão relacionadas e qual a importância nessa interlocução. Toda experiência gastronômica finaliza em grande estilo com uma boa sobremesa. O ‘Conexão Gastronômica’ não poderia ser diferente. O chef e confeiteiro Lucas Corazza, jurado do ‘Que Doce’ da GNT, encerra a programação falando sobre ‘Doces com Especiarias’.

O patrocínio é de Cooperativa Vinícola Garibaldi, Fruki – Água da Pedra, Miolo Wine Group, Orquídea, Sicredi, Super Apolo, Tramontina e William & Sons Coffee Co. Apoio: Apeme, Entelvias, Prefeitura de Garibaldi, Sebrae, SEGH e Uvibra – Consevitis, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Hotel oficial: Casacurta.

DESCONTO PARA ACADÊMICOS DE GASTRONOMIA

A programação do Garibaldi Gastrô é uma oportunidade única para acadêmicos de gastronomia, de vivenciar o espírito criativo de chefs e especialistas consagrados e aprender com eles. Oportunizando e incentivando este contato, a Associação Gastrô Serra Gaúcha abre inscrição com 50% de desconto, optando pela inscrição de meia-entrada no site. Após a inscrição, o comprovante deve ser enviado para [email protected], colocando no assunto do e-mail “Comprovante Estudante de Matrícula”. Após a análise dos documentos um e-mail com a confirmação da inscrição será enviado em até 48h. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sympla. O evento emite Certificado de Participação. O valor integral é de R$ 50 por pessoa.