Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 12546

Olá queridos leitores!

A coluna continua trazendo muitas novidades para vocês.

CURSO DE CHORIZO ONLINE

Para quem quer aprender mais sobre charcutaria e fazer sua própria linguiça para o churrasco de final de semana. O Instituto de Artes Culinárias Mausi Sebess da Argentina vai dar uma aula online GRATUITA com o chef Paulo Sebess, diretamente da escola no dia 14 de setembro às 11h30 (RR) e às 12h30 (horário de Buenos Aires). Acesso gratuito pelo site: www.mausi.com ou pelo Youtube da escola

VINHO EM HOMENAGEM A NOSSA CIDADE

A Casa Freitas & Empório lançou o Vinho Boa Vista do Rio Branco Reserva, 2019, elaborado pela vinícola da serra gaúcha Pizzato, mas que tem rotulagem da empresa, é um lote especial da Casa Freitas. O vinho tinto seco, uva Merlot, teve amadurecimento de 12 meses em barril de carvalho francês, tem cor vermelho-rubi, aromas de frutas vermelhas, amoras, traços de especiarias doces. Tem Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos (D.O.V.V).

O Vinho está disponível nas três lojas da Casa Freitas: Canarinho, Liberdade e Jóquei Clube.

VACINAS JÁ

Não vacilem tem que continuar se cuidando usando máscaras, fazendo distanciamento e usando álcool em gel. Não esqueçam de se vacinar, são duas doses.

Até a próxima semana!

RECEITA DO DIA

A receita de hoje foi elaborada pela chef gaúcha Carla Pernambuco especialmente com produtos da Campanha “ Da Amazônia para Você”

Pudim de cumaru com calda de puxuri

INGREDIENTES:

07 gemas

400 ml de leite

395 ml de leite condensado

Meia fava de cumaru ralada

Raspas de Chocolate Na’kau para decorar

MODO DE PREPARO:

Inicie ralando o cumaru no leite, reserve. Coloque as gemas no bowl, mexa com o fouet (batedor de arame) delicadamente até todas estarem misturadinhas, entre com o leite, mexa devagar para a menor incidência de bolhas. Misturando entre com o leite condensado, misture e deixe descansar enquanto você faz o caramelo, esse descanso é determinante pra ajudar a exterminar bolhinhas e garantir nosso pudim mega liso e cremoso. Depois, antes de colocar na forma e assar, vamos coar essa mistura tá? Mas por enquanto ela descansa.

Caramelo de puxuri

INGREDIENTES:

250 gramas de açúcar

125 ml de água

01 Semente de Puxuri Manioca

MODO DE PREPARO:

Entre com todos os ingredientes em uma panela pequena. Não mexa, só observe. Fogo baixinho. O açúcar vai derreter, lá dentro bolhas de açúcar se formando e mudando de cor, clarinha pra um âmbar lindo, vibrante e delicioso. O ponto será um caramelo em ponto de fio e brilhoso.

Para o pudim

Preaqueça seu forno por 15 minutos em 100 graus.

Coloque a calda na forma. Coe seu leite e despeje na forma.

Leve ao forno em banho maria.

Pode variar de forno, estimativa de 1:00 a 1:20 para assar seu pudim. Espete um garfo ou palito, ele tende a sair limpo, se não sair tão, tão limpo, ele termina de firmar gelando.

Deixe descansar na geladeira por pelo menos 3:00 horas.

Leve a forma até a boca do fogão bem baixo, só pra derreter um pouquinho do caramelo, passe a faca devagarinho ao redor da forma e desenforme em um prato lindo.

Para finalizar faça um blend de raspas de Chocolate Cacau River e Na’kau com pimenta Baniwa.

COMÉRCIO ELETRÔNICO CONECTA CONSUMIDORES BRASILEIROS AOS EMPREENDEDORES DA FLORESTA AMAZÔNICA

No mês da Amazônia, Mercado Livre e Movimento ‘Amazônia em Casa, Floresta em Pé’ lançam nova campanha para promover empreendimentos da biodiversidade amazônica.

Com venda online de produtos sustentáveis da Amazônia pretende contribuir para a geração de renda e para a conservação da floresta.

Pelo segundo ano consecutivo, organizações da sociobiodiversidade se unem ao Mercado Livre para promover empreendimentos sustentáveis da Amazônia.

Ao lado do Movimento Amazônia em Casa, Floresta em Pé, a plataforma promove a campanha ‘Da Amazônia para Você’ para aproximar os empreendedores amazônicos dos consumidores de todo Brasil, facilitando a compra online de produtos que contribuem para a geração de renda e para a conservação  da biodiversidade brasileira.

A iniciativa agrega mais de 30 empreendimentos que, juntos, oferecem mais de 300 produtos: de moda à gastronomia e artesanato.

Com o mote ‘Da Amazônia para Você’, a campanha é um convite para os consumidores conhecerem produtos que contribuem para manter a floresta em pé. Promovida no mês em que se comemora o dia da Amazônia, 05 de setembro, a iniciativa conta com o apoio de diversas organizações que atuam com a sociobiodiversidade, como a AMAZ, Climate Ventures, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Idesam, além de Conexsus, Instituto Auá, Central do Cerrado e Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

O Mercado Livre quer democratizar o comércio eletrônico e integrar parte relevante da estratégia de sustentabilidade da companhia, que busca apoiar a comercialização e a inclusão digital de empreendedores de impacto, sobretudo no contexto pandêmico atual. “Com o crescimento do comércio eletrônico, nunca a inclusão digital foi tão necessária e importante para garantir a geração de renda dos empreendedores. A partir do nosso poder de mobilização e conexão entre as pessoas, queremos ampliar ainda mais o acesso aos produtos da sociobiodiversidade brasileira”, destaca Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

Neste ano, por meio do Programa Empreender com Impacto, a plataforma está impulsionando cerca de 90 negócios, 49 deles da Amazônia, para que possam crescer e ampliar os benefícios que geram nas comunidades em que atuam.

No primeiro ano da campanha, em 2020, empreendimentos como a Manioca, que comercializa alimentos da região amazônica, viram suas vendas mais do que dobrarem. Dentre os empreendimentos participantes da campanha deste ano estão Da Tribu, Instituto Ouro Verde, Manioca, Peabiru,  Tucum, Café Apuí Agroflorestal, Jambuzera, Soul Brasil.

As marcas, que oferecem sabores e saberes únicos da maior floresta tropical do planeta, comercializ
am produtos variados como: molho de tucupi, farinha de cará roxo, compota de jambu e de vitória régia,  semente de Puxuri, além de artigos de moda sustentável e artesanato indígena.

“Ao incluir cada vez mais empreendimentos na nova economia, ajudamos a gerar renda para que as comunidades consigam sobreviver e se desenvolver a partir de outras atividades que não geram o desmatamento. Ao valorizar o trabalho e as culturas locais, ajudamos a manter a floresta em pé, rompendo um padrão predatório que era impulsionado também pela distância em relação ao consumidor do restante do país”, diz Floriana Breyer, da Climate Ventures, coordenadora do Lab Amazônia, que integra o movimento. “Os consumidores, de qualquer região, ganharam um papel fundamental neste arranjo, pois têm o poder de pautar o mercado, reorientar os caminhos rumo a uma bioeconomia e ajudar a manter a floresta em pé por meio do consumo dos seus produtos.”

A Amazônia tem potencial para se tornar um dos maiores pólos de desenvolvimento sustentável, uma vez que abriga a maior floresta tropical, a maior reserva de biodiversidade e a maior bacia hidrográfica do mundo. A floresta resguarda patrimônio genético e social que muito têm a ensinar e orientar no caminho de uma nova economia. A chamada bioeconomia é baseada em cadeias produtivas que se estruturam a partir das florestas em pé, de comunidades produtivas e empreendedores que transformam seus saberes e ativos em negócio. Ao entender que a comercialização e a logística eram um gargalo, o Mercado Livre colocou seu ecossistema a serviço desses empreendimentos, se tornando um importante aliado para a digitalização dos negócios e para garantir preço e prazo de entrega competitivos.

Sobre o Movimento Amazônia em Casa

Coletivo de organizações e marcas que busca dar visibilidade e acesso a produtos amazônicos que geram renda para as comunidades locais e valorizam a floresta em pé, fomentando um mercado sustentável. O movimento apoia pequenos produtores e constrói um arranjo logístico, operacional e comercial, que reúne parceiros estratégicos para que os produtos sigam da floresta até os consumidores de forma eficiente e a preço justo. www.amazoniaemcasaflorestaempe.com.br

A campanha de 2021 – Amazônia para Você

Lançada no último dia 05 de setembro, dia da Amazônia. Essa data é muito importante para a conscientização da conservação da floresta e principalmente do desenvolvimento sustentável de empresas e pessoas que vivem na região.

Esse ano foi preparado Kits da Amazônia para você. São 3 kits com curadoria especial para proporcionar experiências inesquecíveis, todos compostos por produtos selecionados e empresas parceiras do movimento Amazônia em Casa, Floresta em Pé, que buscam, através de parcerias estratégicas, levar os produtos da Amazônia para grandes centros comerciais, ajudando a desenvolver a economia local, incentivando a produção sustentável e fomentando investimentos para ampliação da produção.

CONHEÇA OS KITS

Kit Despertar da Floresta

Para começar o dia de uma forma diferente. Trazendo os sabores e saberes da amazônia para seu café da manhã, seu dia terá muito mais energia e você mais disposição.

O que vem no kit?

Acaí em pó da Terramazonia

Café Apuí

Mel Peabiru

Geléia de Taperebá da Manioca

Óleo de Castanha do Brasil

Kit Sabores da Floresta

Para reunir os sabores da floresta e permitir que você possa utilizar os produtos criando ou preparando receitas únicas que proporcionam uma experiência de sabores e uma riqueza de aromas.

O que vem no kit?

Molho de Pimenta com Chicória – Manioca

Farofa Tradicional 300grs

Molho Tucupi Amarelo 300 ml

Chocolate Cacau River 60% 50 grs

Chocolate Nakau 63% 40grs

Pimenta Murupi, Terra Amazônia

Semente de Puxuri, Manioca

Kit Imunidade da Floresta

Para reunir o que a natureza tem de melhor para reforçar a saúde. São produtos que promovem relaxamento, aumentam a imunidade, melhoram a saúde e consequentemente trazem bem estar. Tudo isso com produtos totalmente naturais, produzidos de forma sustentável.

O que vem no kit?

Guaraná d’amazônia em cápsula

Relax Terramazonia

Mel Peabirú

Castanha do Pará Manioca

Chocolate Cacau River

Chocolate Nakau com Pimenta Baniwa 72%

Todos os produtos podem ser adquiridos pelo site: https://amazoniaemcasaflorestaempe.com.br/cesta-comercial/

O NOSSO TUCUPI RECEBE PRÊMIO NA FRANÇA

O Tucupi produzido pela startup paraense Manioca (@maniocabrasil) recebeu o prêmio Sirha Innovation Awards 2021, prêmio de inovação em alimentos da Sirha Lyon, um dos mais importantes eventos da alta gastronomia do mundo.

O prêmio é um reconhecimento a produtos alimentícios e equipamentos inovadores em 5 áreas: Bem-estar, Consciência, Territorialidade, Experiência e Funcional e este ano foi marcado pela aceleração das inovações “responsáveis” com uma dinâmica de novos produtos presentes no território da Consciência, no qual o Tucupi se encontra.

O evento aconteceu na França, é referência mundial em Food Service e hotelaria e considerado um dos mais importantes do mundo da alta gastronomia.

O resultado foi anunciado no último dia 2 de setembro. A Manioca venceu na categoria produtos-bebidas-ingredientes ao lado de grandes marcas francesas como Pernord Ricard, Valrhona e St Michel Biscuits. Um total de 197 empresas, de todo o mundo, nos ramos de alimentos e equipamentos concorreram à premiação. Destas, apenas 12 foram premiadas.

As preparaçõe
s com Tucupi Manioca apresentadas ao júri, formado por 20 especialistas em Food Service, foram desenvolvidas pela Chef brasileira Ana Luiza Trajano e apresentadas pela Thais dos Santos, da empresa francesa Du BrésilAu Monde, distribuidora exclusiva da Manioca na França. Entre elas estavam biscoito de polvilho com redução de Tucupi, servido com chantilly salgado de Tucupi e Tucupi reduzido, além de brigadeiro de chocolate branco com Tucupi. Todas foram sucesso entre os jurados.

O produto amazônico ficará em destaque no evento que ocorre em Lyon, na França, entre os dias 23 e 27 de setembro e será apresentado de forma diferenciada aos participantes pela empresa Du BrésilAu Monde (@dubresilaumonde). A entrega da premiação ocorrerá no dia 23/09 às 17h no espaço Sirha Masters no Hall 2.2.

SOBRE O TUCUPI

O Tucupi é um tempero ancestral amazônico, de origem indígena, feito a partir da fermentação do caldo extraído da mandioca brava amarela, temperado com chicória do Pará, alfavaca, alho e sal. Tem um sabor único e cheio de umami e é talvez o ingrediente mais emblemático da culinária amazônica, que pode ser utilizado como tempero em qualquer receita. 100% natural e vegetal, o Tucupi da Manioca é o primeiro que pode ser comercializado e armazenado sem precisar de refrigeração, mantendo todas as suas propriedades sensoriais e segurança alimentar, uma inovação feita pela empresa, depois de anos de pesquisa, sem adição de nenhum aditivo ou conservante, apenas pelo desenvolvimento de um processo tecnológico específico.

MANIOCA

No meio gastronômico brasileiro não é novidade que os sabores amazônicos movem o espírito da Manioca. A empresa, criada em 2014, busca conectar pessoas à Amazônia por meio de alimentos criativos, práticos e naturais elaborados a partir de três princípios: trabalho com ingredientes da região, criação de produtos 100% naturais e promoção do comércio justo com produtores, comunidades, cozinheiros que são a base da culinária paraense.

A linha de produtos da empresa, nascida em Belém, que reúne, molhos, temperos, farinhas e geleias, tem como protagonistas ingredientes da floresta que unem preservação, pesquisa, sabor, criatividade e uma história de amor pela floresta, aliando tradição e inovação, desenvolvimento econômico e manutenção da floresta em pé.

SIRHA INOVATIONS AWARDS

Referência para novos produtos – O Sirha Innovation Awards é uma premiação que ocorre dentro da Sirha Lyon, evento de referência mundial em Food Service e hotelaria que reúne todos os atores desse ambiente. Seus visitantes, vindos de várias partes do mundo, descobrem e se inspiram para pensar no negócio e nas oportunidades de hoje e de amanhã. Um total de 12 prêmios são concedidos no âmbito do SirhaInnovation Awards.