Letras Saborosas

LETRAS SABOROSAS 12862

Olá queridos leitores!

E temos sempre novidades para vocês. Já conheceram a Feira da Toca da Bruxa aos domingos?

A feira acontece na Avenida Benjamin Constant das 17:00 às 22 horas com muita música, artesanato, consultas de tarô, estúdio de tatuagem, arte e claro, muita comida boa. No domingo passado tinha acarajé, tacacá, vatapá, cucas variadas, brigadeiros, bolo de pote, arepas, hambúrgueres, sucos naturais e muito mais. A confeiteira Joyce Lopes trouxe macarons com recheio de brigadeiro e a novidade para os alérgicos a proteína do leite – recheio de brigadeiro de inhame; além do delicioso bolo de pote Red Velvet. Agora temos uma feira de rua aos moldes dos grandes centros para chamar de nossa. Assim como existe o Brique da Redenção em Porto Alegre; a Feira da Lua em Goiânia; Feira da Torre em Brasília; Feira da Eduardo Ribeiro em Manaus; e tantas outras, que se tornaram pontos turísticos dessas cidades.

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA UARINI

O que é IG – Indicação Geográfica? É o registro feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI,  que é usado para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido; ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve sua origem.

No Brasil existem duas modalidades: Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP).

Seu registro reconhece reputação, qualidades e características que estão vinculadas ao local.

A farinha do Uarini do Amazonas recebeu sua indicação geográfica em 2019. Todas as farinhas de mandioca produzidas devem ser classificadas para serem comercializadas, conforme sua granulometria e formato, em quatro tipos:

Tipo Filé: farinha de mandioca com perfeito embolamento, ausência total de pó, de coloração amarelo ouro e com grãos regulares; Tipo Ovinha: farinha de mandioca com pequenas imperfeições no embolamento, ausência de pó, de coloração amarelo ouro e com granulometria com pequenas variações; Tipo Ova: farinha de mandioca com embolamento irregular, presença de pouco pó, de coloração amarelo claro e com granulometria irregular; Farinha de mandioca do tipo Amarela: com embolamento bem irregular, presença de muito pó, sem cor característica e com granulometria muito irregular.

Para o cultivo da farinha da região do Uarini delimita-se a área geográfica dos municípios de Uarini, Alvarães, Tefé e Marãa no Estado do Amazonas.

Assim como a farinha do Uarini tem indicação geográfica, o queijo da Serra da Canastra e o café do Cerrado de Minas Gerais; Os vinhos do Vale dos Vinhedos do Rio Grande do Sul; a cachaça de Paraty no Rio de Janeiro; entre outros. O catálogo brasileiro de Indicações Geográficas do Brasil apresenta 58 produtos e serviços típicos do território brasileiro.

10 ANOS DA JUTICA – PRODUTOS DA AMAZÔNIA

Semana passada, falei do concurso Jutica Gourmet que participei como jurada em Tefé no Amazonas. Faltou falar que durante a comemoração do aniversário de 10 anos, apresentamos uma aula show com pratos elaborados com os produtos da Jutica.

A chef Denise Rohnelt de Roraima fez uma entrada com a farinha do Uarini com pirarucu fresco; o chef Dedé Parente do Amazonas fez o prato principal com farinha de tapioca flocada com, pirarucu defumado, tucupi e jambu; e a chef Daniela Martins do Pará, fez a sobremesa com castanhas do Pará secas, uma castanhada deliciosa.

A Jutica durante a celebração apresentou seu mais novo maquinário para separar a farinha por granulometria e o lançamento do projeto Queimada Zero.

Para conhecer mais sobre os produtos da Jutica, acessem o Instagram @juticaprodutosdaamazonia.

RECEITA DO DIA: Bolinho de bacalhau

INGREDIENTES: 500g de batata 01 ovo 04 colheres (sopa) de farinha de trigo 200g de queijo parmesão ralado 200g de bacalhau 100g de cebola 50 ml de azeite de oliva 15g de salsa MODO DE PREPARO: Cozinhe as batatas até ficarem macias, reserve. Dessalgue, cozinhe e desfie o bacalhau. Em uma panela, coloque o azeite e doure a cebola. Coloque o bacalhau desfiado e deixe refogar bem e junte a salsa. Reserve. Em um bowl, misture a batata, o ovo cru, o queijo, a farinha de trigo e misture até ficar uma massa lisa. Acrescente o bacalhau desfiado, molde os bolinhos com o auxílio de uma colher e frite até dourar. Rende seis porções de bolinho.

A receita de hoje é da franquia Divino Fogão e é um delicioso petisco para acompanhar uma cerveja com amigos ou aproveitar

como entrada de um almoço ou jantar com a família. Mais informações sobre a franquia acessem: www.divinofogao.com.br