Por Denise Rohnelt Araujo
Em 14/02/2020

ENTRADA

Olá queridos leitores!

Para os brasileiros, o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho. Mas ao redor do mundo, é hoje, dia 14 de fevereiro, o chamado Valentine’s Day, também conhecido como Dia de São Valentim.

A data homenageia o bispo Valentim, que realizava casamentos em segredo, pois  o imperador Cláudio II acreditava que para formar um grande e poderoso exército, os homens jovens precisavam ser solteiros. Não respeitando essa ordem, Valentim foi condenado e enquanto estava preso recebia muitos bilhetes e flores de jovens que diziam que ainda acreditavam no amor.

A data vem ganhando cada vez mais visibilidade no Brasil e muitos restaurantes estão com cardápios românticos para celebrar a data.

Para quem pretende celebrar em casa com seu amor, a receita de hoje é para comemorar com uma noite de queijos e vinhos. A marca Tirolez me enviou uma receita fácil e deliciosa para fazer à noite, Queijo Camembert Tirolez no Pão Italiano.

A sugestão da Tirolez leva um queijo originário da França, conhecido por ter a casca branca.  O vinho para harmonizar com essa receita é um branco Chardonnay ou um tinto Carménère. 

E celebrem o amor, sempre é tempo para mimar seus amados.

Até a próxima sexta!

PRATO DO DIA

Queijo Camembert Tirolez no Pão Italiano

INGREDIENTES:

125g de queijo Camembert 
01 pão italiano redondo
01 dente de alho
Azeite e sal à gosto

MODO DE FAZER:

Retire a parte superior do pão e reserve. Faça um corte redondo mais profundo seguindo o mesmo diâmetro do queijo, retire o miolo do pão. Pincele essa cavidade com azeite e o alho espremido. Corte a parte branca superior do Camembert Tirolez e coloque-o dentro do pão. Leve o pão recheado ao forno a 180 ºC, embalado em papel alumínio,  até o queijo derreter e o pão ficar crocante.

Aproveite para torrar, também, o pedaço de pão reservado, cortado em fatias finas ou em cubos.

Tempo de preparo: 30 minutos - Rendimento: 2 porções

FOOD SAFARI ANUNCIA CALENDÁRIO DE VIAGENS BEM SABOROSO PARA ESTE ANO

O turismo gastronômico é o segmento de maior crescimento na indústria do turismo, segundo a Organização Mundial de Turismo. O turismo associado à gastronomia é um segmento de mercado em rápida expansão, sobretudo se for combinado com outros segmentos turísticos como: aventura, saúde, desportos, cultura, entre muitos outros.

“Comer fora” é uma das três principais atividades turísticas, e quase 100% dos turistas “comem fora” durante as suas viagens. Hoje, as atividades culinárias incluem festivais gastronômicos, visitas a mercados locais, atividades de pesca, cursos em escolas de culinária,  visitas a vindimas, degustações diversas e, claro, visitas a restaurantes famosos pelos seus chefes de cozinha ou por seus pratos regionais.

Como sabem já participei de várias viagens saborosas com a turma do Food Safari do chef sul mato-grossense Paulo Machado e de sua sócia Pollianna Thomé da agência Bravo Expeditions (MS).

Já estive em Lima (Peru), na Catalunya (Espanha) e por duas vezes no Food Safari Sul. E pretendo continuar viajando e desfrutando do conhecimento e dos sabores de todos os lugares escolhidos.

Mas o que é Food Safari?

São expedições de gastronomia que objetivam conhecer e estudar manifestações culturais com um olhar especial para os hábitos e costumes alimentares de comunidades tradicionais. Os destinos são escolhidos de acordo com a atratividade de seus ingredientes, técnicas de cultivo e produção de alimentos, e o itinerário contempla visita aos produtores rurais, aos mercados, além de aulas práticas utilizando produtos locais.

Esta semana lançaram a programação, o calendário com todas as viagens do Clube Food Safari deste ano. As novidades são as viagens internacionais para a Colômbia de 7 a 12 de julho, e de 12 a 17 de novembro para a Eslôvenia na Europa Central, região dos Balcãs.

No Brasil, já estão programadas as viagens para o Pantanal ( 11 a 15 de março); para a Serra Gaúcha e a caça de cogumelos (16 a 19 de maio); na Paraíba para o São João de Campina Grande (03 a 07 de junho); e para as cidades de Belém e Marajó no Pará (22 a 27  de setembro). E além da Colômbia e Eslôvenia, vão ter as maravilhosas viagens para  a Catalunya  (24 a 29 de setembro) e para o México (29/10 a 03/11) para a comemoração do Dia de los Muertos. 

Eu recomendo aos amantes da boa mesa, aos pesquisadores e professores de gastronomia e principalmente aos estudantes que participem dessas viagens dirigidas para a pesquisa e com quem entende do assunto como o chef Paulo Machado, uma riqueza de conhecimento e sabores. Informações sobre as viagens gastronômicas Food Safari acessem o site: www.brasilfoodsafaris.com.br ou pelo email: contato@brasilfoodsafaris.com. 

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas