Letras Saborosas

Letras Saborosas 12899

Olá queridos leitores!   

CAFÉ DE RORAIMA

E essa semana soube que temos em Roraima um café para chamar de nosso. O café gourmet Imeru, é produzido pela agricultura familiar indígena, no sítio Cachoeirinha da região da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no municipio de Pacaraima. O café é 100% arábica, plantado a 775m de altitude e com torra média. A embalagem para venda será de 250g de café torrado e moído. Em breve iremos encontrar nas feiras agroecológicas da cidade. A prova que é possível manter a floresta em pé e ajudar os povos originários comprando seus produtos. 

MIRANDINHA SOLIDÁRIO 

No próximo domingo, dia 5 de dezembro teremos o Mirandinha Solidário, a partir das 16 horas. O evento organizado pela Articulação em Agroecologia de Roraima, convida a população da capital para participar da ação.  O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis para campanhas de combate à fome da Cozinha Solidária, instituição que atende famílias em situação de vulnerabilidade social na nossa cidade. Teremos no Mirandinha uma feira agroecológica, apresentações culturais, artesanato, alimentação saudável e o microfone estará aberto para quem quiser participar com poesias, falas, música no local. As pessoas devem levar alimentos não perecíveis como arroz, feijão, açúcar, macarrão, farinha de trigo, óleo de soja, ou outros alimentos. Assim poderemos ajudar muitas famílias da nossa capital que estão com fome. A Articulação agradece antecipadamente a participação de todos, nesse momento de encontro solidário e cultura local. Anotem na agenda: Praça do Mirandinha, dia 5 de dezembro, a partir das 16h.  Participem e Compartilhem!!!  

LATIN AMERICA’S 50 BEST RESTAURANTS 2021

Aconteceu essa semana a premiação dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina. Foram feitos eventos simultâneos para a transmissão do prêmio em vários países . E em São Paulo, a empresa Sibaris, agência especializada em produções gastronômicas comandada  Joana Munné, organizou a transmissão online do prêmio Latin America’s 50 Best 2021 para convidados. A abertura foi feita por Rosa Moraes, presidente da Academia no Brasil para o The World’s 50 Best Restaurants, o “Oscar” da gastronomia. Por causa da pandemia, foram premiados os 100 melhores restaurantes da América Latina baseado nos votos das últimas oito edições do prêmio (2013 a 2020).  E por isso o nome desta edição ser Passado e Futuro. O TOP 10 da América Latina estão: 1- Central – Lima, Peru 2- Maido – Lima, Peru 

3- D.O.M- São Paulo,  Brasil  4- Astrid e Gaston – Lima, Peru  5- Pujol – Mexico City, México  6- Borogó – Santiago, Chile 7- Mani – São Paulo, Brasil. 8- Quintonil- Mexico City, México  9- Tegui- Buenos Aires,  Argentina  10- Don Júlio, Buenos Aires,  Argentina  Ainda foram premiados mais quinze restaurantes brasileiros:  11- A Casa do Porco, Jefferson e Janaína Rueda- São Paulo  22- Lasai, Rafa Costa e Silva- Rio de Janeiro  23- Mocotó- Rodrigo Oliveira- São Paulo  41- Otoque, Alberto Landgraf- Rio de Janeiro  49-Manu – Manoella Buffara – Curitiba, Paraná  51- Oro – Felipe Bronze, Rio de Janeiro 54- Tuju – Ivan Ralston, São Paulo 65 – Evvai- Luiz Felipe, São Paulo 66 – Fasano- Luca Gozzani, São Paulo 68 – Glouton- Leonardo Paixão, Belo Horizonte, Minas Gerais. 75 – Tordesilhas-  Mara Salles, São Paulo 77- Soeta- Bárbara Verzola e Pablo Pavon Vitória, Espírito Santo 86- Arturito – Paola Carosella, São Paulo 88- Komah- Paulo Shin, São Paulo 90- Corrutela – César Costa, São Paulo Pela primeira vez o Brasil tem um número maior de restaurantes nominados entre os 100 melhores da América Latina.  E temos mais restaurantes fora do eixo Rio/São Paulo nominados além do restaurante Manu  de Curitiba no Paraná, entraram para a lista o Glouton de Belo Horizonte (MG) e o Soeta de Vitória(ES). Foram premiados o casal Adriana Salay e Rodrigo Oliveira pelo trabalho social, Quebrada Alimentada, um projeto de doação de alimentos e refeições durante a pandemia para pessoas carentes da Vila Medeiros, bairro onde fica o restaurante Mocotó, com o prêmio The Macallan Icon Award. E o restaurante Corrutela do chef César Costa com o prêmio Flor de Caña Susteinable Restaurant Award, como restaurante sustentável.

A RECEITA DO DIA

 PANCETA PURURUCA EM CUBOS E MOLHO SALSALHO

Recebo muitas perguntas sobre como fazer um bom torresmo, e coincidentemente o churrasqueiro José Almiro, do site Churrasqueadas me mandou uma receita feita na churrasqueira que irei experimentar. E claro que irei repassar para vocês! 

INGREDIENTES: 2kg de Panceta 1 dose de Cachaça Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto Molho salsalho 1/2 maço de Salsinha 3 dentes de Alho 1 colher de sopa de Lemon Pepper 1 xícara de Azeite  MODO DE FAZER: 1 –  Corte a peça da panceta ao meio. Faça leves furos em toda extensão. Banhe com a cachaça. Uma pitada de pimenta-do-reino e sal; 2 – Corte em cubos e leve para a churrasqueira. Asse no braseiro médio-fraco (40 – 50 cm da brasa) primeiro a parte da carne, virando sempre que necessário, até chegar no couro para deixar crocante e suculenta; 3 – Para o molho: numa cumbuca coloque a salsinha picada, alho picado, lemon pepper, fio de azeite e misture bem; 4 – Retire a panceta da grelha e sirva com o molho salsalho. Rendimento: 10 porções. 

Para que a panceta não fique seca, ele ensina como fazer para deixá-la suculenta, crocante rapidinho, como aquele torresmo crocante de bar porém feito na churrasqueira. José Almiro destaca que para fazer a panceta é importante escolher uma peça com bastante carne. E para acompanhar, um molho salsalho que harmoniza 

para comer com a carne de porco. Acesse o Youtube – Churrasqueadas para ver a receita. 

Por churrasqueiro José Almiro, do Churrasqueadas  www.churrasqueadas.com.br