Letras Saborosas

Letras Saborosas 13773

Olá queridos leitores!

RECEITA DO DIA! 

PEIXE NA TELHA 

Foto: Bruno Marconato./ Divulgação 

Ingredientes para o peixe: 450gr de filé de pintado 100 ml de suco de limão 02 colheres de café de tempero para peixes 01 colher de café de pimenta do reino 200g de requeijão cremoso 02 colheres de sopa de óleo 01 colher de sopa de cheiro verde Ingredientes para o molho branco: 500 ml de leite 02 colheres de sopa de manteiga 01 colher de café de sal 01 colher de café de alho 01 colher de sobremesa de noz moscada em pó 01 colher de sopa de farinha de trigo Modo de Preparo: Em uma frigideira aquecida, grelhe os filés de pintado com o óleo, virando de um lado para outro até fritar e reserve. Para o molho, coloque a manteiga e o alho em uma panela aquecida e frite até dourar, adicione a farinha e frite-a por alguns instantes. Em seguida, adicione o leite e o requeijão e mexa bem. Por último, adicione noz moscada, desligue o fogo e reserve. Aqueça a telha de barro para assar peixe, acrescente uma camada de molho ao fundo, acomode o pintado e o restante do molho branco, salpique cheiro verde e noz moscada para decorar. Sirva. Dica: pode usar filé de dourado, Filhote ou outro a sua escolha. Tempo de preparo: 40 minutos Rendimento: 6 porções A receita de hoje é da franquia Água Doce Sabores do Brasil, que atualmente, tem 80 unidades em sete estados. A receita de Peixe na Telha, prato muito consumido em várias regiões do país, servido em uma telha de barro, própria para o preparo de peixes. 

A AMAZÔNIA APRESENTADA PARA OS CARIOCAS NA

CASA DO SAULO NO MUSEU DO AMANHà

Depois de um período de soft opening, a Casa do Saulo no Museu da Manhã abriu no dia 26 de Abril  e levará ao Rio de Janeiro um menu especial com referências da culinária do Norte do país. O Chef Saulo Jennings comandará o restaurante que ficou 

fechado durante a pandemia. A Casa do Saulo no Museu do Amanhã está às margens da Baía de Guanabara. 

O chef reuniu a sua experiência na gastronomia da região Norte com a sua brasilidade para criar um menu especial. Pato no tucupi, tacacá, feijoqueca, mujica e piracaia estão entre os pratos da nova casa, que convidam o público a fazer um passeio pelas diversas Amazônias pela boca. 

“Este ano, o Museu do Amanhã recebe duas exposições com foco na Amazônia e a chegada do Chef Saulo Jennings reforça esta conexão entre o Rio e a Região Amazônica. A expertise de Saulo vai proporcionar ao nosso público uma experiência única de gastronomia. Buscamos trazer programações, iniciativas e conexões que destaquem as riquezas de todas as regiões do país para que os visitantes das mais variadas localidades possam conhecê-las e apreciá-las”, conta Maria Garibaldi, Diretora Executiva do Museu do Amanhã.

Com experiências amazônicas garantidas por quem vivencia a floresta diariamente,  Saulo é pautado pelo manejo sustentável dos insumos, pelo respeito e reverencia as tradições, sempre aplicando os saberes dos ribeirinhos e dos povos tradicionais para promover uma cultura alimentar tipicamente brasileira. Entre os ingredientes que marcam a assinatura do chef e do restaurante, a unidade do Museu do Amanhã deve contar com uma seleção de peixes típicos da Amazônia como pescada amarela, filhote, pirarucu, mapará e tambaqui.  O Chef Saulo Jennings conta com outras três unidades, sendo duas em Belém e uma em Santarém, o espaço foi eleito em 2018 e 2019 o melhor restaurante da região norte pela Revista Prazeres da Mesa. Marc Saulo Simões Jennings esse Caboco do Tapajós tem uma linda estória de vida, orgulhoso de ser filho da costureira e do eletricista, dos 3 irmãos que tem, marido da Analice e pai da Luísa, do Paulinho e do Davi. De paladar exigente aprendido com o pai, que cozinhava por hobby enquanto trabalhava para multinacionais, largou o mundo corporativo e foi dar aulas de kitesurf no Rio Tapajós. Nesse tempo ele percebe que o lanche caprichado fazia muito sucesso e em 2009 abre a Casa do Saulo. Sempre valorizando produtores locais e cozinhando com muito amor, começa a trilhar um reconhecimento nacional. Hoje a Casa do Saulo é mais que um restaurante, é uma plata forma com restaurantes, restaurantes-escola, barcos, bangalôs de selva, auditórios e centro de distribuição, onde pensamos sustentabilidade, estimulando as trocas de informações entre chefs e as comunidades, além entregar experiências amazônicas que você pode provar, sentir e se envolver com a floresta. Em 2018 recebe o prêmio Prazeres da Mesa como o melhor restaurante do Norte, ganhando novamente em 2019. Organiza um dos maiores Reveillons do Brasil, o VAI TAPAJÓS. 

Essa final de semana estarei com meu amigo Saulo Jennings e outros Chefs Embaixadores Gastronômicos do Itamaraty no primeiro evento presencial do FARTURA em Inhotim. Acompanhem pelas minhas redes sociais (@letrassaborosas) tudo sobre o evento que vai falar sobre a Internacionalização da gastronomia brasileira.

Sigam os instagram: @casadosaulo @casadosaulomuseudoamanha @casadosaulotapajos