Por Denise Rohnelt Araujo
Em 16/06/2018

ENTRADA

Essa semana foi muito agitada aqui em São Paulo e com muitas novidades vindas da Fispal Food Service, maior feira de equipamentos, produtos e mobiliários do setor de alimentação fora do lar.

Além da feira, estava acontecendo o Fórum Gestão à Mesa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel Nacional. Foram palestras e debates interessantes sobre assuntos importantes para os empreendimentos do setor.

Irei falar mais sobre o assunto depois.

Hoje a coluna está em festa com a notícia sobre a lei sancionada dia 14, que muda o cenário da cozinha brasileira, depois do triste episódio dos queijos e embutidos jogados fora durante o evento Rock in Rio, em 2017, que pertenciam ao estande da chef Roberta Sudbrack.

Quase um ano depois, na quinta feira, dia 14, o presidente Michel Temer sanciona a lei 13.680/18, que libera a comercialização do produto artesanal brasileiro em todo território nacional, com o selo ARTE.

Uma vitória de todos os artesãos da cozinha brasileira e uma luta encabeçada pela chef gaúcha Roberta Sudbrack, que não se omitiu e bradou pelos quatro cantos que éramos “clandestinos”. Ela agora se sente liberta, assim como todos nós que lutamos pelos ingredientes da cozinha brasileira.

E para comemorar, a receita é de Chica Doida Macuxi, que pode saborear as festas juninas. A receita foi elaborada pelo chef Jorge Cardoso, professor de gastronomia da Universidade Claretiano e que você pode ver o passo a passo da receita no vídeo da coluna Letras Saborosas na TV Folha BV.
Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA
Chica Doida Macuxi

Chef Jorge Cardoso

INGREDIENTES:
6 espigas de milho raladas
Quanto baste de leite
1 cebola
1 tomate
6 dentes de alho
4 pimentas de cheiro
50g de bacon
200g de carne de sol desfiada
80g de queijo coalho
Sal, pimenta e azeite a gosto
Mussarela para gratinar
Banana pacova opcional

MODO DE PREPARO:
Para a carne: dessalgar a carne de sol e desfiar, refogar a cebola, os alhos e a pimenta de cheiro, adicionar a carne de sol, refogar por dois minutos, acrescentar o tomate picado, desligar o fogo e adicionar o queijo ralado cortado em cubinhos.
Para a massa de milho: retirar o milho das espigas com auxílio de faca, bater no liquidificador com um pouco de leite até obter um creme homogêneo, caso queira o creme pode ser peneirado.
Levar ao fogo com um pouco de leite e uma colher de manteiga, cozinhar até engrossar, tempere com sal e pimenta, reserve.
MONTAGEM: cobrir o fundo de uma ramequim ou de uma travessa pequena com o creme de milho, adicionar a carne de sol refogada e cobrir com o restante do creme. Finalizar com o queijo coalho ralado e levar ao forno para gratinar.

FISPAL E FÓRUM GESTÃO À MESA TRAZEM NOVIDADES PARA O MERCADO DE ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR

A maior feira de serviços para a área de alimentação fora do lar, Fispal Food Service, que está na sua 34º edição, trouxe algumas novidades para o setor. Impossível falar sobre tudo, afinal estiveram participando do evento cerca de 470 expositores com mais de 1500 marcas.

Além disso, o evento estava dividido em Fispal Sorvetes; Fispal Café; área alimentos e bebidas; Lounge do Vinho; Arena à La Carte com palestras rápidas para o setor; Escola de Gelatos com palestras e demonstrações; Copa Brasileira de Pizzaria, que teve a amazonense Franco’s Pizza como uma das 10 melhores pizzas do Brasil. Ainda na Fispal teve espaço para os veganos e o interessante Desafio Sebrae Like a Chef que foi uma competição para escolher três entre 20 startups de todo o país que ofereceram as melhores soluções para o setor de alimentação fora do lar.

Estive acompanhando a delegação da Abrasel do Amazonas junto com o Sebrae em algumas ações, como na visita técnica ao Mercado de Pinheiros e a três empreendimentos do chef Marcos Livi para o intercâmbio de conhecimento. A comitiva do Amazonas era de aproximadamente 60 empresários do setor, que vieram da capital, Manaus e do interior. Excelente o trabalho realizado pelo Sebrae do Amazonas em prol do setor de alimentação fora do lar, sempre atento à inovação e oportunizando experiências profissionais aos empresários.

De Roraima encontrei a proprietária da Gelateria Del Monte, Danyele Monte que esteve presente à feira para levar novidades para suas duas sorveterias, uma que fica em Boa Vista e outra unidade em Manaus.

Algumas das novidades que quero destacar: a Eco Box, uma recicladora de resíduos orgânicos que transforma em adubo em pó todas as sobras de comida, o aparelho pode ser colocado em residências ou restaurantes nas versões de 2 kg até 100 kg para cada caso, gostei muito dessa solução, da empresa Topema Innovations. Além da Eco Box, a empresa tem uma caixa de gordura inteligente, que separa a gordura automaticamente e a gordura limpa pode ser reaproveitada para doação para quem faz sabão, por exemplo, pois fica limpa de resíduos. Outra inovação é o Food Container, um espaço comercial de baixo custo que pode ser transportado em caso de mudança de endereço, a solução já é utilizada por empresas como Mc Donalds, Burguer Lab, entre outros.

E a marca de Café Santa Mônica, que ano passado anunciei o lançamento do Drip Coffee Gourmet, pioneira em produzir “café de bolso” no Brasil, lançou as versões Intenso e Orgânico, este último, é elaborado com grãos produzidos de forma natural, sem aditivos químicos.

No Fórum Gestão à Mesa da Abrasel, foram dois dias de palestras que abordaram temas referentes ao setor. Destaco a palestra sobre o impacto da tecnologia no setor de alimentação, que falou sobre as novas ferramentas disponíveis para conectar com o consumidor, transcender e ampliar serviços nos estabelecimentos. E os painéis sobre identidade da cozinha brasileira que teve os chefs Onildo Rocha (Casa Roccia – PB) e Flávio Trombino (restaurante Xapuri-MG); outra interessante foi sobre o vinho como valor para seu restaurante que teve como palestrantes os jornalistas Ricardo Castilho (Revista Prazeres da Mesa), Jorge Lucki (colunista CBN) e o restauranteur Pedro Hoffmann (restaurante Peppo Cucina); entre outros.

Os eventos foram muito bons e aconselho para os empresários que trabalham no setor, que participem, é importante sempre estar atento às novidades para a melhoria dos seus empreendimentos seja na parte física ou no serviço.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas