Por Denise Rohnelt Araujo
Em 26/05/2018

ENTRADA

Esta coluna a partir da próxima semana estréia em uma programação na TV Folha com entrevistas e receitas práticas para os leitores. Saímos do impresso e estaremos todas as sextas no canal na web do jornal Folha de Boa Vista.

A novidade faz parte das comemorações dos 35 anos do jornal de nossa capital.

E não serão só entrevistas e receitas, acompanhem também nas redes sociais da Folha BV e da coluna Letras Saborosas, imagens das viagens gastronômicas que faço sempre mostrando o que existe de melhor nos locais visitados.

Na próxima semana estarei participando do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, com a participação de vários chefs de cozinha do Brasil e do exterior. Estarei acompanhando o amigo e cientista gastronômico Pere Castells que está vindo diretamente de Barcelona para falar sobre a cozinha do futuro. Ele estará acompanhado da senhora Georgina Règas, autora de mais de 20 livros e que é a idealizadora do Museu da Confitura, na Espanha, que produz mais de 140 sabores de geléias e marmeladas, frutos do conhecimento que adquiriu durante décadas de pesquisa e experimentos.

A receita de hoje é de outra convidada do festival Ver-o-Peso, chef mineira Tanea Romão. Ela é pesquisadora da cozinha brasileira e desenvolve com seu trabalho o resgate de receitas, valorizando os sabores tradicionais. Tanea Romão tem 16 anos de profissão e já criou quase dois mil sabores de geléias, chutneys, antepastos, temperos e conservas, com seu nome e outras marcas próprias.

Atualmente abriu sua casa para servir comida caseira com ingredientes de quintais. O Kitanda Brasil está na Rua Catão 893, Vila Romana, São Paulo, telefone (11)94288-8007.
Até o próximo sábado!

PRATO DO DIA

"Costelinha no Tucupi com Cuscuz de Farinha D'água"


Receita da chef Tanea Romão

 INGREDIENTES: 

Para a costelinha
1 kg de costelinha suína
1 cebola grande cortada em cubos
1 dente de alho cortado ao meio, sem o miolo
2 colheres de sopa de óleo de azeite de oliva
10 gramas de sal
1 ramo de alecrim
1 folha de louro
3 folhas de sálvia
1 ramo de manjericão
3 ramos de coentro
6 grãos de pimenta preta
1 litro de tucupi
1 xícara de café de cachaça
Para o cuscuz
2 xícaras de chá de farinha d'água
2 xícaras de chá de tucupi
1 xícara do caldo da costelinha
sal à gosto

 MODO DE PREPARO: 

Hidratar a farinha d'água com o tucupi e reservar.

Temperar a costelinha com todos os temperos acima, menos o tucupi e a cachaça, levar ao fogo brando para dourar. Depois de dourada a costelinha, acrescentar a cachaça e, aos poucos, o tucupi. Tampar a panela e deixar cozinhar até a carne ficar macia. Caso o caldo seque, vá acrescentando água. A carne tem que estar macia e com caldo grosso a envolvendo.

Retirar uma xícara do caldo e misturar a farinha hidratada reservada.

Montagem
Colocar o cuscuz em um prato fundo e sobre ele a carne e o caldo. Servir com coentro e pimenta fresca.

FESTIVAL VER-O-PESO ESTÁ DE VOLTA E CELEBRA GASTRONOMIA PARAENSE

Todos os sabores do Pará se encontram em Belém durante a 15ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, que retorna este ano de 31 de maio a 03 de junho. O tema deste ano é “Belém, Marajó, Salgado, Tapajós e Xingu. Os incríveis sabores do Pará de norte a sul”.

Não há lugar melhor que a capital paraense, cidade criativa da Gastronomia, de acordo com a UNESCO, para reunir todas essas particularidades que o Pará possui.

O evento reunirá chefs nacionais, internacionais e paraenses para apresentar as particularidades culinárias de cada região do Estado.

Direto da Espanha, a chef Georgina Regàs e o cientista gastronômico Pere Castells estarão nessa edição. O festival terá a participação de nomes nacionais como: Marcos Livi que está a frente de vários restaurantes em São Paulo e do Parador Hampel (RS); Angélica Vitali, especialista em gastronomia molecular e participante do MasterChef Profissionais; o baiano Geovanne Carneiro, subchefe do D.O.M e braço direito de Alex Atala; o paraibano Onildo Rocha da Casa Roccia (PB), a mineira Tanea Romão, do caiçara Eudes Assis (SP). Entre os paraenses estarão participando de Belém: o chef Thiago Castanho (Remanso do Bosque), Daniela Martins (Lá em Casa), Ilca Carmo e Paulo Anijar (Santa Chicória), Arturzão Bestene (Linguiçaria Paraense), entre outros. E ainda estão representando as demais regiões paraenses: o chef Saulo Jennings (Casa do Saulo – Santarém) e Roni Paulino (Patauá – Xingu).

O Festival Ver-o-Peso foi criado pelo chef Paulo Martins, com o objetivo de promover a cultura gastronômica paraense por meio de seus ingredientes, técnicas e a interação entre chefs e suas diferentes especialidades.

A programação deste ano aposta em um formato mais dinâmico e concentrado, onde todas as ações serão realizadas no Boulevard Shopping, inclusive o “Chefs na Praça, que esse ano será “Chefs no Shopping”.

Repetindo o sucesso da última edição, a Farofada, reunirá chefs convidados a fazer sua farofa preferida, que será vendida à preço popular. A Feira do Produtor traz os sabores da terra pelas mãos de quem faz, e estudantes de Gastronomia, chefs e interessados em aprender um pouco mais sobre o assunto terão as Aulas de Culinária com os chefs convidados. Já o Mercado das Boieiras promoverá o encontro entre as cozinheiras do Ver-o-Peso e os chefs visitantes.

Nesta edição, o evento tem o patrocínio institucional do Governo Estadual do Pará por meio da SETUR, copatrocínio do Boulevard Shopping, apoio e parceria do jornal e TV Liberal, Coca-Cola e Temple Comunicação.
Informações e venda de ingressos no site: www.veropesodacozinhaparaense.com.br

WORKSHOP CERVEJEIRO EM BOA VISTA

Nos dias 23 e 24 de junho acontece o workshop com o doutor em Biotecnologia na área cervejeira Patrick Gomes de Souza. Ele coordena a pesquisa de inovação com cerveja artesanal e a aplicação de frutas regionais.

O curso traz desde a história da cerveja e legislação, análise sensorial de cervejas, harmonização até a produção de duas cervejas artesanais: uma Witbier e uma Weiss, onde o aluno poderá levar suas cervejas engarrafadas.

O valor do investimento dos dois dias de curso que terá 20 horas apresentará aula teórica e prática com degustação de quatro tipos de cerveja, quatro tipos de água e harmonização com quatro pratos, terá o custo à vista de R$499,00 ou R$549,00 dividido em duas vezes no cartão de crédito. O endereço do workshop é na Rua Barreto Leite, 89 na Casa Mirante; Instagram @casamirante88. Outras informações (95)99134-9957.

Denise Rohnelt Araujo
jornalista@teste.com.br
http://meusite.com.br
Aqui ficará as informações sobre o colunista e a coluna.
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Letras Saborosas
+ Ler mais artigos de Letras Saborosas