Letras Saborosas

Letras Saborosas 10044

ENTRADA

Olá queridos leitores!

Continuamos vivendo em isolamento social, totalmente necessário para não aumentar o contágio na nossa capital desta doença COVID-19, pois já temos diversos casos em Boa Vista e no interior do estado.

A dica para esses tempos é comprar de pequenos produtores e mercadinhos, para ajudá-los, pois muitos terão que fechar por questões econômicas. Então não deixem de comprar e ajudar os pequenos empreendedores do seu bairro. Peça delivery daquela lanchonete, bar ou restaurante que você frequentava, assim podemos ajudá-los a enfrentar essa época tão difícil.

Mas o confinamento também é bom para testar receitas, fazer pratos que chamamos de conforto, comida de vó. Então estou colocando no meus stories e no Instagram do jornal Folha de Boa Vista, receitas passo a passo para vocês fazerem em casa. Não deixem de acompanhar @letrassaborosas ou @folhabv.

A receita de hoje fiz com brotos de girassol. Vocês conhecem? Hoje falarei mais sobre os alimentos saudáveis e orgânicos.

Neste domingo comemoramos a Páscoa. Que ela nos traga paz, amor, saúde e generosidade e que não falte o ovo de chocolate para as crianças. Não vamos nos abater por causa desse vírus. Vamos manter nossa fé e pensar positivo. VAI PASSAR!

Fiquem bem, fiquem em casa!

Até a próxima sexta!

PRATO DO DIA

Salada de brotos de girassol

INGREDIENTES:

40 tomates cereja

30 cebolas pérola (são pequenas, sem casca)

Mistura de ervas aromáticas: manjericão, tomilho

alecrim e orégano) q.b.

02 colheres de sopa de azeite

10 dentes de alho

Brotos de girassol

Sal q.b.

MODO DE PREPARO:

Numa forma pequena coloque os tomates, as cebolas e o alho. Junte as ervas, o sal moído na hora, regue com o azeite e leve ao forno pré aquecido a 200º C durante 20 minutos.

Sirva junto com os brotos de girassol, regados com o azeite aromatizado da forma.

ALIMENTAÇÃO VIVA, ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL

Em tempos de pandemia na saúde mundial,não podemos descuidar da nossa saúde e a alimentação faz parte desse cuidado.

A alimentação viva ou crudivorismo, é comer alimentos crus, que melhoram a digestão e aumentam a vitalidade. Além de ser uma dieta altamente sustentável e ecológica segundo a chef naturalista Bela Gil.

Aqui em Roraima encontrei alguns alimentos vivos na feira de orgânicos da Amoca que acontece aos sábados pela manhã. Quem cultiva e vende é a carioca Rossana Tartari, que além dos brotos de girassol e trigo, faz leites vegetais de coco, aveia e gergelim de 350 ml ou de um litro, sucos naturais adoçados com mel e pão integral.

Agora por causa das recomendações de prevenção à Covid-19, os pequenos produtores da feira de orgânicos estão atendendo por delivery ou entregando o produto no local a partir da solicitação de pedidos, que devem ser feitos até 16 hs de sexta feira para pegarem na Amoca no sábado pela manhã.

Os brotos fazem parte da alimentação viva, são muito nutritivos e possuem inúmeros benefícios.

O broto de girassol tem fitoquímicos, betacaroteno, vitamina E e substâncias antioxidantes que contribuem para a saúde e o bem estar geral.

Uma vez que o broto tenha uma carga maior dos benefícios encontrados na semente, eles acabam sendo os mesmos, mas potencializados, então o broto de girassol é um importante aliado para a perda de peso, pois tem poucas calorias e possui fibras que dão mais saciedade; possui valor medicinal que auxilia na prevenção de câncer. Além de ser rico em antioxidantes e vitaminas, previne o sistema imunológico; auxilia na promoção de saúde por ser rico em vitamina E, prevenindo doenças como Alzheimer e Parkinson; auxilia no desempenho das atividades da tireóide pois possui doses de selênio; combate as câimbras e previne a osteoporose por possuir altas doses de magnésio e também previne diabetes.

Os brotos podem ser servidos como salada crua, como complemento de legumes ou em qualquer prato quente. Mas prefira servir cru para preservar os nutrientes e a crocância dos brotos.

Você pode também tentar germinar seus brotos em casa, basta lavar as sementes de girassol, trigo, lentilha ou outro grão, deixar de molho em uma pequena quantidade em água gelada por quatro horas ou de um dia para o outro. Daí trocar a água e lavar as sementes por umas cinco vezes. Depois colocar as sementes em um vidro com água e aguardar germinar. Quando nascer uma pontinha, acrescentar um pouco de terra vegetal ou húmus de minhoca. Umedecer com um borrifador uma vez por dia. O processo de germinação varia de acordo com o grão e pode levar de 8 até 12 horas.

Ou então, ligue para um desses números: (95) 99111-2304/99122-2140/99154-5489 e encomende com a Rossana Tartari os seus brotos e cuide melhor da sua saúde.

Escolha alimentos orgânicos e ajude assim os pequenos produtores.