Letras Saborosas

Letras Saborosas 10101

ENTRADA

Olá queridos leitores!

E espero que muitos continuem em confinamento, pois ainda não passou o período de  contágio na nossa capital desta doença COVID-19. Fiquem em casa, se puderem.

Não sei se comentei com vocês, mas sou super fã de pratos únicos, de fazer uma comida que seja uma refeição completa em uma panela só.

Gosto muito de fazer  arroz com galinha, arroz de carreteiro,  arroz de forno,  macarronada,  mexido de arroz com feijão. Então hoje a receita é de inspiração árabe, se fosse só arroz com lentilha e cebola seria o prato chamado Mijandra, mas incluí uma carne moída para acrescentar a proteína no prato e assim ficar uma refeição completa.

Se tiverem alguma dúvida, dêem uma olhada nos destaques do meu Instagram que tem fotos do passo a passo dessa e de outras receitas bem fáceis.

A dica de hoje é para acompanharem o Instagram do chef mineiro Leo Paixão (@leonardopaixão), que é jurado do programa Mestre do Sabor, nessa quarentena ele tem feito várias receitas simples, gostosas e bem mineiras. Tem o passo a passo e a receita nos destaques, as minhas preferidas são o arroz com suã e a broa cremosa. Bom demais da conta!

Continuo colocando no meu stories e nos destaques do meu Instagram e outras dicas no Instagram do jornal Folha de Boa Vista. Não deixem de acompanhar @letrassaborosas ou @folhabv.

Fiquem bem, fiquem em casa!

Até a próxima sexta!

PRATO DO DIA

Arroz com lentilha e carne moída

INGREDIENTES:

02 colheres (sopa) de azeite

01 cebola grande em tiras

04 dentes de alho amassados ou cortados

500 g de carne moída (patinho)

06 xícaras (chá) de água quente

02 xícaras (chá) de arroz cru

01 xícara (chá) de lentilha crua

02 folhas de louro

01 pau de canela

01 colher de sopa de cúrcuma

Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Deixar por duas horas ou de um dia para outro a lentilha de molho na água.

Em uma panela grande fritar as cebolas no azeite até caramelizar, reserve.

Na mesma panela fritar a carne moída para ficar bem sequinha, acrescentar a cebola, o alho e o arroz, fritar um pouco. Acrescentar a lentinha, o cúrcuma e a água quente até cobrir. Finalizar colocando o pau de canela e as folhas de louro, deixar a panela semi tampada em fogo baixo.

Quando o arroz e a lentinha estiverem macios, apagar o fogo. Pode servir com uma salada de repolho.

Essa quantidade dá para até seis pessoas.

MIDDAS LANÇA PRIMEIRA CACHAÇA NO BRASIL PRODUZIDA COM MADEIRA ACÁCIA

Conhecida como a única cachaça com flocos de ouro do mundo, a Middas acaba de lançar o quarto lote de sua Middas Reserva dos Proprietários. Ideal para quem aprecia bebidas únicas e com sabores que proporcionam uma verdadeira experiência sensorial, esse lote foi produzido com cinco tipos de barris, todos envelhecidos por cinco anos. Para essa edição, além do carvalho francês, carvalho americano, jequitibá rosa e amburana, a Middas decidiu utilizar acácia, uma madeira muito usada para envelhecer vinho branco na Europa e nos Estados Unidos. Essa é a primeira vez que uma cachaça brasileira utiliza-se dessa madeira em seu processo de fabricação.

O aroma da Middas Reserva dos Proprietários emana delicadas nuances florais, de especiarias e canela, que se intensificam no paladar, onde o coco, o caramelo e a baunilha desempenham um papel fundamental de apoio, juntando-se a notas de chocolate com nozes e frutas cristalizadas. A bebida pode ser apreciada tanto pura, com gelo ou com um pouco de água. A edição de 700 ml é limitada, possuindo apenas 1.000 unidades numeradas, além de frasco com flocos de ouro 23k importado da Alemanha, o que torna essa bebida ainda mais especial.

Com a intenção de auxiliar as pessoas a enfrentarem o isolamento social e a restrição de mobilidade impostas pela quarentena de maneira mais prazerosa, a Middas preparou uma promoção exclusiva: na compra de uma garrafa, o cliente ganhará o e-book “100 caipirinhas para fazer em casa”. O preço sugerido da garrafa é de R$437,00. Saiba mais em www.middascachaca.com.br

CONFIRA DICAS PARA CONSERVAR OS ALIMENTOS NA GELADEIRA DA MANEIRA CORRETA

O descuido no armazenamento dos alimentos na geladeira gera o desperdício. Temos que cuidar das condições de armazenamento para uma maior durabilidade dos produtos. Veja alguns cuidados que devemos ter:  

Atenção ao vencimento dos alimentos e tempo de duração dos produtos depois de abertas as embalagens. Higiene do interior da geladeira. Pode ser feita a limpeza com bicarbonato de sódio e água; não utilizar soluções com álcool por causa do cheiro que pode ser absorvido pelos alimentos. Colocar cada alimento em reservatório apropriado. Planejar a divisão dos espaços. Na geladeira existem lugares mais frios na parte superior para alimentos mais perecíveis; as frutas, as verduras e os legumes devem ficar na gaveta inferior que é menos refrigerado; no congelador sorvetes, carnes, comidas congeladas; na porta  pode-se colocar bebidas, molhos, conservas e temperos. Não é recomendável deixar os ovos na porta da geladeira, pois essa área sofre constante mudança de temperatura, o que pode possibilitar o desenvolvimento e reprodução de bactérias.  As prateleiras intermediárias devem acomodar alimentos semi-preparados, sucos, ovos, saladas prontas e sobras de alimentos. Não deixar a porta da geladeira ou do freezer muito tempo abertas, para  não mudar a temperatura. Em caso de falta de energia, não abrir a geladeira, para que os alimentos se conservem frios o máximo de tempo possível.