Letras Saborosas

Letras Saborosas 10349

ENTRADA

Olá queridos leitores!

Hoje é um dia que o amor está no ar, então vamos celebrar, pois estamos precisando de mais amor nesse planeta.

Não podemos perder o romantismo e nem deixar de renovar nossa paixão por que estamos confinados em casa.

Eu como sou exagerada e como gosto de cozinhar irei presentear meu amor desde o café da manhã até o jantar com inúmeras delícias e muitos sabores.

No almoço escolhi um prato que ele gosta muito camarão com abóbora e catupiry, um prato leve, saboroso e que acompanha apenas um arroz bem soltinho.

A receita de hoje que escolhi também é com camarão e é bem simples de fazer, um arroz com camarão, gengibre e castanha.

E vamos manter o confinamento o tempo que precisar, pois essa doença não é brincadeira.

Se precisarem sair de casa não esqueçam de usar a máscara, levar o álcool em gel, lavar as mãos sempre que puder e evitar lugares cheios.

FIQUEM EM CASA.

Até a próxima semana!

PRATO DO DIA

Arroz com camarão, gengibre e castanha do Pará

INGREDIENTES:

02 xícaras de arroz parboilizado

600g de camarão médio limpo

01 cebola média bem picada

01 colher de sopa de gengibre ralado

02 colheres de cúrcuma ou açafrão da terra

100g de coentro picadinho

03 colheres de azeite de oliva

03 colheres de sopa de óleo de castanha do Pará

200g de queijo grana padano ou parmesão ralado grosso

MODO DE FAZER:

Limpar o camarão e guardar as cascas e cabeças para fazer um caldo simples para regar o arroz e assim dar mais gosto. Colocar as cascas e as cabeças de camarão numa panela com água fria, azeite e coentro e cebola, pode acrescentar outros temperos ou legumes a escolha para enriquecer. Deixar ferver em fogo médio por 20 minutos em panela tampada, depois coar e reservar.

Fazer um refogado com azeite de oliva, cebola e gengibre, passar o camarão e colocar o arroz e o cúrcuma, misturar tudo, regar com o caldo de camarão até o arroz ficar pronto. Antes de secar totalmente o caldo do arroz, colocar o queijo e o coentro, misturar. Deixar descansar por 10 minutos antes de servir.

Ao servir acrescente o azeite de castanha do Brasil para dar um sabor especial e se quiser umas lâminas de castanha do Pará.

QUE TAL RECEBER VINHO POR UM ANO INTEIRO?

Para concorrer basta postar um vídeo contando como começou sua paixão pelo vinho brasileiro com a #euamovinhobrasileiro. Serão 12 caixas de vinhos de todo o país. O vinho brasileiro tem muita história para contar. E para celebrar o Dia do Vinho Brasileiro, comemorado neste domingo, 7 de junho, o setor vitivinícola brasileiro quer conhecer histórias de pessoas que se apaixonaram pelos vinhos do Brasil. O estímulo para que os apreciadores compartilhem suas memórias é o sorteio de vinho por um ano inteiro. Isso mesmo. O grande sortudo vai receber em casa uma caixa de vinho com seis garrafas por 12 meses, ou seja, 72 rótulos, contemplando a diversidade de terroirs do país, única no mundo.

Então quem quiser incrementar sua adega e conhecer e degustar esta diversidade de terroirs que só o Brasil tem no mundo precisa postar um vídeo de no máximo 1 minuto em seu perfil no Instagram com a #euamovinhobrasileiro e seguir o Insta @associacaobrasileiradeenologia. A ação é válida de 7 de junho a 5 de julho. O sorteio será via app e o resultado será divulgado no dia 5 de julho nas redes sociais da Associação Brasileira de Enologia.

O Brasil possui 26 regiões produtoras de vinhos em 10 estados brasileiros (BA, ES, GO, MT, MG, PR, PE, RS, SC e SP). Os 72 rótulos contemplarão toda esta diversidade de estilos com vinhos e espumantes em diversas categorias. Muitos deles exibirão medalhas conquistadas e reconhecidas pela sua qualidade. Até o final de 2019, os vinhos e espumantes brasileiros já haviam arrematado mais de 4.500 premiações em concursos internacionais realizados no mundo todo.

O sorteio também contemplará outras quatro pessoas que ganharão um ingresso para participar da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020 –, podendo degustar a representatividade da Safra das Safras no grande momento do vinho brasileiro que acontecerá dia 7 de novembro, em Bento Gonçalves. Esta é a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.

Junto com a ABE, também participam da ação a Agavi, Comissão Interestadual da Uva, Fecovinho, Fenavinho, Ibravin – Vinhos do Brasil, Sindinho RS e Uvibra, que convidam as vinícolas, confrarias, enólogos, sommeliers e apreciadores em geral a compartilhar a campanha em suas redes sociais. A ação foi desenvolvida pela Agência Gringa e Conceitocom Brasil.

REGIÕES PRODUTORAS DE VINHO NO BRASIL

RIO GRANDE DO SUL

Alto Uruguai

Campanha

Campos de Cima da Serra

Depressão Central

Encosta do Sudeste

Encosta Inferior do Nordeste

Missões

Planalto Médio

Serra Gaúcha

Serra do Sudeste

SANTA CATARINA

Litoral Sul Catarinense

Planalto Catarinense

Vale do Rio do Peixe

Vale do Rio Tijucas

PARANÁ

Região da Grande Curitiba

Região de Maringá

SÃO PAULO

Região de Jundiaí

Região de São Roque

MINAS GERAIS

Cerrado Mineiro

Região Sul – Sudoeste de Minas

Vale do Alto São Francisco

ESPÍRITO SANTO

Região Serrana

MATO GROSSO

Região de Nova Mutum

GOIÁS

Centro-S
ul Goiano

BAHIA

Região de Petrolina e Juazeiro

PERNAMBUCO

Região de Petrolina e Juazeiro