Parabólica

Liberou geral o que se viu no feriado foi isso 10734

Bom dia,

Hoje é terça-feira (08.09). Liberou geral. As cenas presenciadas Brasil  à fora no último feriadão, com milhões de pessoas lotando praias, bares e restaurantes, e pontos turísticos; não deixam dúvidas: os brasileiros e brasileiras mandaram às favas as recomendações das autoridades sanitárias nacionais e mundiais para evitar o contágio e as mortes por conta da pandemia do Covid19. E a esmagadora maioria dessa gente sequer usava máscaras, que tem sido ao lado do distanciamento pessoas as duas mais importantes estratégias para minimizar o contágio com o vírus que teve origem, é bom lembrar sempre disso, na China.

Comemoração do Dia da Independência só teve mesmo em Brasília, liderada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que reuniu na Capital Federal algumas centenas de pessoas, entre autoridades e populares, principalmente admiradores do atual ocupante do Palácio do Planalto. Bolsonaro desfilou em carro aberto, acompanhado de crianças, e desceu para abraçar seus admiradores, tudo isso sem utilizar, como fez a maioria dos presentes, a máscara recomendada por meio mundo. À noite, sem fazer referência à pandemia do Covid19, o presidente fez um pronunciamento para falar dos valores da nacionalidade, sempre em tom ameno.

As demonstrações espalhadas por todos o país, tendo à frente o próprio primeiro mandatário indicam de forma cabal que os brasileiros e as brasileiras já querem voltar à normalidade da vida, mesmo correndo o risco de repiquete no ritmo de contaminação com o vírus. Ora, se estamos querendo nos divertirmos, mesmo correndo o risco de contaminação, o que justifica alguns governos estaduais e municipais continuarem a fazer restrições ao funcionamento de algumas atividades econômicas, e até mesmo a volta das atividades escolares em todos os níveis no país. É bom lembrar que é preciso gerar empregos no Brasil, afinal, o auxílio emergencial já foi reduzido pela metade, e só foi prorrogado até o final do ano.

COMO SEMPRE

Atento observador da cena política/eleitoral de Boa Vista disse a Parabólica que está muito enganado quem pensa que a dinâmica do atual processo eleitoral vai ser marcada pelo Novo Normal trazido pela pandemia do Covid19. “A velha tradição de olhar no olho do candidato e do eleitor continuará sendo a principal estratégia de pedir, e de dar o voto. Quem duvidar disso é porque não está acompanhando as reuniões feitas em espaços destinados para tal, e mesmo os encontros que estão sendo promovidos pelos ‘lideres’ de bairros que fazem essas reuniões com a presença de candidatos, tanto a prefeito/prefeita, quanto a vereador/vereadora”, disse o observador.

DOMINADA

Um empresário brasileiro de Pacaraima foi agredido e espancado por uma assaltante venezuelana. Moradores do local dizem que aquela cidade brasileira da fronteira com a Venezuela, antes pacata, foi transformada numa terra dominada por facções do crime organizado que viceja no país do ditador Nicolas Maduro. E o pior, segundo esse morador, os bandidos recebem a proteção de algumas organizações ditas humanitárias.

DIFERENTE

O “Grito dos Excluídos” promovido todos os anos pela igreja Católica para comemorar o Dia da Independência do Brasil foi sempre marcado protestos contra a política econômica do governo federal brasileiro. Este ano foi diferente: com a presença do próprio bispo diocesano, algumas dezenas de populares -muitos pertencentes a pastorais daquela igreja-, foram até à frente da Área de Proteção de Cuidado (APC), da Operação Acolhida do Exército, para fazer uma homenagem aos profissionais que se dedicam a salvar vidas de pessoas contaminadas com o Covid19. Direta, ou indiretamente, a homenagem foi extensiva ao Estado brasileiro.    

RÁPIDAS

O PDT deve indicar até a próxima sexta-feira (11.09) o nome que vai compor como vice na chapa da candidata Gerlane Bacarin (Progressistas) à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV). Segundo informações da Coluna já existem três nomes com potencial de escolha. ### Já o PC do B, do deputado licenciado Soldado Sampaio, está decidido a indicar o vereador de Boa Vista, Wesley Thomé, como vice na chapa do também vereador Linoberg Almeida (REDE). ### Até agora não foi divulgada a data da Convenção do MDB, que deve escolher o atual vice-prefeito de Boa Vista, Arthur Henriques, como candidato do partido para suceder a atual prefeita Teresa Surita. Tem gente apostando que essa data será dia 15.09. É bom lembrar que 15 é o número do MDB. ### Ainda não chegou às prateleiras dos supermercados e mercearias o aumento do preço do arroz, que chegou a ser anunciado por alguns empresários do ramo em Roraima. ### Fontes da Coluna dizem que têm candidatos já organizando a distribuição de cestas básicas para comprar votos dos eleitores. ### Até amanhã.