Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 12638

PRESIDENTES DO BRASIL EM RORAIMA

Um registro histórico.

________________________________________

Boa Vista já recebeu em seu solo, os Presidentes:

Juscelino Kubistchek de Oliveira veio a Boa Vista no dia 04/01/1957, e inaugurou a Usina de Luz (que deu origem a antiga CER) e a Rádio Roraima. Juscelino faleceu em um acidente de carro numa estrada de Resende/RJ, no dia 22 de agosto de 1976.

Humberto de Alencar Castelo Branco – inaugurou em 1965 a ponte em madeira sobre o rio Cauamé.

Artur da Costa e Silva -, veio a Boa Vista em janeiro de 1969.  Quando de sua estada em Boa Vista, assinou documentos liberando verbas para que o Governador Hélio da Costa Campos realizasse obras de infraestrutura em Roraima.

Com as verbas liberadas, o governador Hélio Campos criou a CER, a CAER, a TELAIMA, o Banco de Roraima, o Aeroporto de Boa Vista, o Estádio Canarinho e o Ginásio dos Esportes (hoje o Ginásio Hélio Campos)

Hélio Campos construiu Pontes sobre os rios: Cauamé, Uraricoera, rio Branco (a parte estrutural da Ponte dos Macuxis), Surrão, Parimé, Cararuau e outras pontes menores portes.

Também foram realizadas as construções: Garagem Central, Cadeia Pública e a conclusão do “Palácio 31 de Março”, hoje o “Palácio Senador Hélio Campos”, além do asfaltamento de ruas e avenidas, e a aquisição de casas para estudantes roraimenses nas cidades de Manaus e Belém.

Em 1973, veio o Presidente Emílio Garrastazu Médici e inaugurou a abertura da estrada e terraplanagem da BR-174, na direção Norte (Boa Vista/Pacaraima).

Em 1975 (29/08/1975), no governo do coronel Fernando Ramos Pereira, o Presidente da República Ernesto Geisel veio a Boa Vista e inaugurou a Ponte dos Macuxis

Em 30 de dezembro de 1984, veio o presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo e inaugurou a Base Aérea de Boa Vista.

A partir de 1992, vieram os presidentes “Civis”:

Primeiro veio em 1992, o presidente Fernando Collor de Mello, que tratou de assuntos relacionados ao garimpo em Roraima. Dias depois da visita, o garimpo foi fechado.

Em 2001, veio o presidente Fernando Henrique Cardoso e inaugurou o  “Linhão de Guri”, a linha de energia elétrica entre a hidrelétrica Macágua II, no Estado Bolívar, na Venezuela, até a cidade de Boa Vista, Roraima. Na ocasião, o presidente Fernando Henrique estava acompanhado do presidente venezuelano Hugo Chávez. O Linhão está desativado.

Em 2009 (14 de setembro) veio o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e inaugurou a ponte sobre o rio Tacutu, ligando o município de Bonfim à cidade de Lethem, na Guiana.

Em 2015 (09 de dezembro) veio a presidente Dilma Rousseff, e fez a entrega das unidades residenciais do Programa “Minha Casa, Minha Vida” (Residencial Vila Jardim, Conjunto Pérola VI, Pérola VII e Ajuricaba).

Em 2018 (12 de fevereiro), veio o presidente Michel Temer, acompanhado por ministros e recebido no Palácio do Governo de Roraima, pela Governadora Suely Campos. Na reunião, Michel Temer afirmou que tomaria providências para destinar recursos financeiros para solucionar a questão dos imigrantes venezuelanos em Roraima, e que se empenharia para viabilizar a resolução da energia elétrica (Linhão de Tucurui) até Boa Vista. Outros assuntos relevantes e tratados na mesma reunião foram sobre a Regularização Fundiária do Estado e a Segurança nas áreas de fronteiras (Pacaraima, Bonfim e Jundiá).

No dia 12 de abril de 2018 veio a Boa Vista o candidato a Presidente, Jair Bolsonaro.

Hoje, dia 29 de setembro de 2021, quarta-feira, o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro veio oficialmente a Boa Vista para inaugurar a Usina Termelétrica Jaguatirica II, que está sendo construída pela empresa Eneva, especializada em geração de energia elétrica à base de gás natural. Esta Usina se situa na direção Norte, indo pela BR-174, instalada depois da Pedra Pintada, na região próxima ao Bom Intento.

Em solenidade, nesta manhã de quarta-feira (dia 29), em uma área coberta próxima à Usina, o Presidente da República Jair Bolsonaro, acompanhado pelo Governador de Roraima Antonio Denarium, e mais o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima, também pelo ministro das Minas e Energia Bento Albuquerque, acionaram, de forma simbólica (já que está ainda em fase de testes) a primeira turbina da usina Jaguatirica II. A previsão da total operacionalidade da Usina é para dezembro deste ano.

USINA TERMELÉTRICA JAGUATIRICA II.

Para gerar energia, a usina receberá o gás natural que será produzido no Campo de Azulão, no município de Silves (no Amazonas). O gás passará pelo processo de tratamento, liquefação, armazenamento e será transportado até Manaus. E, de Manaus virá transportado por carretas adaptadas com tanques criogênicos (transportam Gás natural líquido a baixa temperatura) até a Usina Termelétrica Jaguatirica II, na região do Bom Intento, em Boa Vista. Esta Usina produzirá 141 MW (megawatt, unidade de potência de geração elétrica).

Na mesma ocasião da solenidade, foi anunciada a retomada da construção das Torres de transmissão de Energia Elétrica do “Linhão de Tucuruí” (vinda de Tucuruí no Pará, passando por Manaus – no Amazonas-) até Boa Vista.

Para a concretização desta primeira etapa, o ministro das Minas e Energia Bento Albuquerque disse que foram atendidas as reinvindicações dos indígenas da Reserva Waimiris-Atroaris, situada próxima da BR-174/SUL, por onde deverão passar as Torres de transmissão de Energia elétrica para Boa Vista.

O Presidente Jair Bolsonaro também anunciou o repasse de 12 glebas de terras da União para Roraima, regularizando, com isso, 1.913.052,9125 hectares. Agora, o Governo Federal com esta transferência de mais 12 glebas, soma mais de 4 milhões de hectares. Com isso, Roraima passa a ter 24 glebas de posse do Estado.

E, por último, o Presidente Jair Bolsonaro assinou o contrato com a empresa francesa Vinci Airports SAS, que participou do 6º leilão de aeroportos promovido pelo Governo Federal. Esta empresa arrematou o bloco Norte, com sete aeroportos da região, incluindo o de Roraima, o Aeroporto Internacional Atlas Catanhed
e, com lance de R$ 420 milhões.

Serão 36 meses de contrato e nesse período, a empresa francesa deve promover investimentos e melhorias nesses aeroportos.

__________________