Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 14259

RUA CAPITÃO CASTRO MENDES Ex-Rua do Mamoeiro, nos Bairros Paraviana e Caçari _________

O capitão PM Castro Mendes Rodrigues, um dos mais brilhantes e preparados oficiais da Polícia Militar de Roraima era um exemplo para muitos. Era querido e respeitado tanto na caserna militar como na vida civil (social). Por sua dedicação ao serviço, através do lema: “Servir e Proteger”, foi condecorado com a Medalha de Dedicação Policial Militar, como prova de reconhecimento aos bons serviços militares prestados.

Castro Mendes nasceu em Boa Vista no dia 16 de dezembro de 1965 e morava à Rua Bento Brasil nº 2897 – Bairro São Vicente. Era filho de Maria Mendes Rodrigues e de Luiz Francisco Rodrigues, conhecido como Luiz da Doca, ex-Presidente da Câmara Municipal de Caracaraí e, posteriormente, Prefeito de Mucajaí.

Castro Mendes iniciou seus estudos em 1978 na Escola Estadual Euclides da Cunha, antigo GEC, passando pela Escola Gonçalves Dias, onde concluiu o 2º Grau, com a especialidade profissional de Técnico em Edificações. 

Dedicado ao estudo e ao aperfeiçoamento profissional, participou de vários cursos, dentre eles: o de Investigação de Crimes Violentos, realizado na Academia de Polícia Militar Integrada, em Boa Vista; Curso de Polícia Judiciária Militar, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte; Tiro Defensivo na Preservação da Vida, através do Método Giraldi, realizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo; Negociador em Ocorrências de Alta Complexidade, curso este realizado em Minas Gerais; Formação de Oficiais Policiais Militares; Relações Interpessoais, Formação de Soldados PM, em Roraima. 

Para melhor aperfeiçoamento e qualificação militar o capitão Castro Mendes participou de vários Estágios, citando-os como exemplos o de Destruição de Engenhos Falhados, realizado pelo 6º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção; Habilitação Profissional – realizado pela Polícia Militar de Pernambuco; e Estágio de Reciclagem para a Tropa Pronta, realizado pela Policia Militar de Roraima, com aproveitamento merecedor de nota 9,5. 

E, por seu desempenho, foi agraciado com a Medalha de Dedicação Policial Militar e com o Diploma de Agradecimento por Valorosa Instrução no Curso BP-60, em Junho de 2003, em Boa Vista.

Castro Mendes, por sua jovialidade e compleição física, sempre foi convidado a integrar eventos esportivos, tendo participado de várias corridas, uma delas foi a Corrida Guararapes de Pedestrianismo e a Corrida do Pratinha, em Recife/PE. Mas, também, era um dedicado estudioso. Participou de vários Seminários:

Sobre Direitos Humanos e Paz nas Escola, e do Simpósio Nordeste de Gerenciamento de Crises.

O capitão PM Castro Mendes foi morto em 21 de Abril de 2006, dia em que se homenageia Tiradentes (o Patrono da Polícia Militar), deixando órfãs três filhos: Luiz, Elane e Eliza

A Câmara Municipal de Boa Vista o homenageou pondo o seu nome numa rua nesta cidade. A antiga Rua do Mamoeiro, nos Paraviana e Caçari, foi redenominada para “Rua Capitão Castro Mendes”, conforme Lei nº 930/06, de 07/12/2006, publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, sob nº 1870 de  19/12/2006.

A Rua Capitão Castro Mendes nasce na Rua Ministro Sérgio Mota, no Bairro Paraviana, segue para Leste atravessando todo o Bairro Caçari, e finda na Avenida VilleRoy.