Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 14284

𝟐𝟒 𝐃𝐄 𝐉𝐔𝐋𝐇𝐎 – 𝐃𝐈𝐀 𝐃𝐀 𝐈𝐌𝐏𝐑𝐄𝐍𝐒𝐀 𝐎𝐅𝐈𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐄 𝐑𝐎𝐑𝐀𝐈𝐌𝐀. (criada em 24 de julho de 1944) ______ 

Farei aqui um pequeno resumo histórico da Imprensa Oficial que há 78 anos (1944–2022) vem imprimindo os registros dos fatos, acontecimentos sociopolíticos e administrativos no compêndio da História de Roraima.

O capitão Ene Garcez dos Reis, o primeiro Governador do Território Federal do Rio Branco (hoje o Estado de Roraima), um mês após chegar a Boa Vista, fundou em 24 de julho de 1944 o “Órgão Oficial” (hoje o Diário Oficial) o qual era mimeografado em uma sala da Prelazia, na Rua Bento Brasil – onde funcionava a administração Territorial. 

Em 1949, no governo do general Clóvis Nova da Costa, a Imprensa Oficial foi transferida para o atual prédio na “Rua da Imprensa” (hoje a Rua Coronel Pinto n.º 210 – em frente a Seplan – Secretaria Estadual de Planejamento-, no Centro da cidade.

O “Órgão Oficial” (Boletim, “Diário Oficial” do governo), era “impresso” em datilografia e depois o papel era copiado em várias folhas num Mimeógrafo.  Em 1950, foi instalada uma “Impressora Tipográfica” (impressora manual a qual imprimia através dos tipos de chumbo – representando cada, uma letra do alfabeto), e passou a imprimir o “Boletim Oficial”.

A evolução das artes gráficas foi marcada com a chegada do “Linotipo” em 1953, adquirido pelo Governador, à época, Aquilino da Mota Duarte. A partir daí começava-se mais uma fase na história da comunicação escrita em Boa Vista.

Em 1973, entrou em funcionamento um novo sistema gráfico: “Impressão em Offset”. A Imprensa Oficial imprimia, além do Boletim, uma a duas vezes por semana, também o “Jornal Boa Vista”, de propriedade do Governo Territorial.

Com o desenvolvimento sócio-político da cidade e para divulgar os inúmeros atos administrativos, que requeriam assiduidade diária, o governador Vicente de Magalhães Moraes (em 1983), extinguiu o Boletim Oficial e criou através do Decreto n.º 108 de 29/12/83, o Diário Oficial do Governo do Território Federal de Roraima.

Com a transformação do Território em Estado da Federação (no dia 05/10/1988) e com a posse do primeiro governador eleito Ottomar de Souza Pinto, em 1991, a publicação recebeu nova denominação: Diário Oficial do Estado de Roraima, o qual é editado pelo departamento de Imprensa Oficial, que por sua vez é subordinado à Secretaria de Estado da Administração.

A Imprensa Oficial tem como missão institucional, a de dar publicidade aos atos do governo estadual e executar trabalhos gráficos para a administração pública.

Em linhas gerais, é este o panorama histórico da Imprensa Oficial que há 76 anos (1944–2020) vem imprimindo os registros dos fatos, acontecimentos sociopolíticos-administrativos no compêndio da História de Roraima.

Até há pouco tempo o Diário Oficial do Governo de Roraima, era impresso. Hoje, para lê-lo, basta acessá-lo via Internet: www.imprensaoficial.rr.gov.br/ A título de informação:

Qual a diferença entre o Diário Oficial da União e o Diário Oficial do Estado de Roraima? – O Diário Oficial da União contém assuntos destinados a toda população brasileira, sem exclusão de região, estado ou município. Já o Diário Oficial de Roraima é voltado apenas para o público morador do Estado de Roraima.

Como posso consultar o Diário Oficial de Roraima? – Digitalmente pelo endereço oficial: www.imprensaoficial.rr.gov.br/

É possível fazer o download do Diário Oficial de Roraima? – Sim. Acesse a edição desejada e abra o arquivo. Automaticamente o seu navegador abrirá uma nova aba, com o documento em PDF, pronto para ser baixado.