Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 14337

RUA ADALBERTO PENTEADO DUARTE – antiga Rua DI-S, no Distrito Industrial – ___________________

    Adalberto Penteado Duarte foi tenente do Exército e por mais de 15 anos atuou como Relações públicas entre o Exército e a Força Aérea, além de pertencer ao Serviço Nacional de Informação – SNI. 

   Adalberto Penteado, que à época estava servindo na Brigada Paraquedista, no Rio de Janeiro, veio em 1966 para Boa Vista em missão de reconhecimento e levantamento de dados sócio-político-econômicos, atendendo ordem do general Affonso Albuquerque Lima, Ministro do Interior, como preparativo para a chegada do novo governador do Território Federal de Roraima o coronel Hélio da Costa Campos.

    Com a posse de Hélio Campos, que governou Roraima no período de abril/1967 a maio de 1969, Adalberto Penteado atuou como Oficial de Gabinete (chefe do Gabinete Civil), realizando um bom trabalho junto à população boa-vistense.

    Dentre as principais funções do Adalberto Penteado, como oficial de informação, era o de detectar e combater o contrabando de mercadorias que vinham da cidade de Lethen, na Guiana. Mas, verificou-se que, se havia entrada de mercadorias estrangeiras, devia-se ao fato do quase total desabastecimento de gêneros alimentícios na cidade de Boa Vista na época da seca, quando o forte verão fazia com que o rio Branco ficasse com pouca água, não permitindo a passagem dos barcos que transportavam as mercadorias vindas de Manaus. 

Em face desta situação, o próprio governador Hélio Campos “autorizou” a compra na Guiana de produtos básicos de alimentação, principalmente gêneros de primeira necessidade, como: trigo, manteiga, leite e produtos enlatados. Mas, havia sempre aqueles expertos que, no meio da mercadoria, traziam uísque, perfumes franceses, bicicletas inglesas, motocicletas americanas, entre outros produtos. 

    O tenente Adalberto Penteado ocupou vários cargos: Diretor do Serviço de Administração Geral, Oficial de Gabinete, Secretário Geral, e eventualmente – na ausência – por motivo de viagem de Hélio Campos – o Adalberto exercia o cargo de governador substituto.

    O Governador Hélio Campos gostava de se acercar de pessoas de sua inteira confiança. Um deles era o senhor Waldir Abdala (*30/05/1926 + 20/06/2005), Chefe da Seção Financeira; Diretor do Serviço de Administração; e Secretário Geral.

    Quanto ao tenente Adalberto Penteado, também exerceu outros cargos no Governo: Presidente da Comissão de Licitação, e depois Diretor do Serviço de Segurança.

    No governo seguinte, do major da Aeronáutica Walmor Leal Dalcin (maio/1969 a março/1970), Adalberto Penteado continuou exercendo o cargo de Oficial de Gabinete, e depois como funcionário na Divisão de Obras.

    No segundo mantado do governo de Hélio da Costa Campos (março/1970 a abril/1974), Adalberto Penteado retornou à sua antiga função de assessor para assuntos políticos.  E, quando deixou o governo, montou uma empresa de vendas de máquinas para terraplanagem e abertura de estradas, além de uma empresa de transporte coletivo, e outra de transporte de combustíveis.

    Adalberto Penteado Duarte nasceu na cidade de Santana do Livramento/Rio Grande do Sul, no dia 17 de abril de 1925. Era neto do general José Cândido Penteado – que lutou na Guerra do Paraguai (1864-1870).

Adalberto Penteado faleceu no dia 09 de setembro de 2010. Era casado com a senhora Maria do Perpétuo Socorro Silva Penteado Duarte, com a qual teve um casal de filhos: Marcus Raphael Silva Penteado Duarte, e Mozymaia Silva Penteado Duarte. 

    E, do casamento anterior, há os filhos: Ronaldo Varella Duarte; Fernando Varella Duarte; Ana Célia Quintela Duarte; Beatriz Quintela Duarte, Ricardo Quintela Duarte, e Lícia Catarina Coelho Duarte.

    A Câmara Municipal, que já havia lhe concedido o Titulo de Cidadão Boa-Vistense (iniciativa do à época, vereador Ruben da Silva Bento, conforme Decreto Legislativo n.º 288 de 12 de maio de 2004), aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Manoel Neves de Macedo/PRB, redenominando a antiga a Rua DI-S, no Distrito Industrial, com o nome de: Rua Adalberto Penteado Duarte. 

O Projeto foi sancionado pelo Prefeito Iradilson Sampaio de Souza, e transformado como Lei nº 1.332, datada de 12/05/2011, sendo publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, de nº 2944, de 18/05/2011.