Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 10006

RUA E HOSPITAL DAS CLÍNICAS DR. WILSON FRANCO RODRIGUES.

(Rua no Conjunto Cidadão e Hospital na Avenida Nazaré Filgueiras no Bairro Pintolândia).

________________________________________________________________

O médico Wilson Franco Rodrigues nasceu na comunidade da Água Fria, no Município de Uiramutã, no dia 16/09/1945. Era filho do casal Manoel Luís de Medeiros Rodrigues e Iris Franco Rodrigues. Desde a sua adolescência sonhava ser médico e, após os estudos secundários em Boa Vista (no Ginásio Euclides da Cunha – GEC) foi para Belém do Pará e em seguida para Manaus/AM, onde se formou em Medicina na Universidade Federal do Amazonas-UFAM-, no dia 10/12/1976, especializando-se em Ginecologia e Obstetrícia.

Em 1977 retornou a Boa Vista e em 1979 foi coordenador do programa materno infantil na Maternidade de Boa Vista. Depois, exerceu diversos outros cargos nesta unidade de saúde: chefe da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia (1981); Diretor-Geral da Maternidade (de 1984 a 1987), e em seguida foi secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde.

Em 1996 foi eleito Presidente do Conselho Regional de Medicina/RR, para o biênio 1996 a 1998, e foi o Presidente e fundador do Sindicato dos Médicos de Roraima. Há de se registrar também que ele implantou o Programa de planejamento familiar em Roraima; fundou a Clínica Nossa Senhora de Fatima; foi Sócio Fundador da UNIMED Roraima, e ainda atendia na Clínica “Mater Dei Teutokos”.

Em 2004, o Dr. Wilson Franco recebeu em São Paulo o prêmio de “The Best Medicine Of Brazil” (O Melhor da Medicina do Brasil), e foi coordenador do SIASS no Ministério da Saúde.

Na Prefeitura Municipal de Boa Vista, trabalhou como medico ginecologista e Perito em saúde, e, na área privada foi Sócio fundador da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Roraima. E, em novembro de 2015 foi Diretor da Federação Médica Brasileira.

O Dr. Wilson Franco Rodrigues era casado com a senhora Dijane de Brito Rodrigues, com a qual teve os filhos: Roni, Ronaldo, Rosana, Renato Franco de Brito Rodrigues e Danielle Paula de Brito.

A família é acrescida com os netos: Ruan, Leonardo e Emilly (filhos de Roni); Rafaella e Gabriela (filhas de Ronaldo).

O Dr. Wilson Franco faleceu em Boa Vista no dia 06 de fevereiro de 2016.

A Câmara Municipal de Boa Vista, que em 24/10/2014 já havia lhe outorgado o Título “Mérito Profissional Médico”, por iniciativa do vereador e Oftalmologista Dr. Marcelo Batista, aprovou em janeiro de 2017 um Projeto de Lei denominando a antiga Rua CC-14, no Conjunto Cidadão, no Bairro Laura Moreira, com o nome: Rua Dr. Wilson Franco Rodrigues. O Projeto foi sancionado pela Prefeita Teresa Surita, como Lei nº 1.763/17, de 13/01/2017, e publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, nº 4333, de 27/01/2017.

O Governo do Estado, também o homenageou. No dia 24 de março de 2018, foi inaugurado o “Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco”, situado na Avenida Nazaré Filgueiras, no Bairro Pintolândia, zona Oeste de Boa Vista.

Neste mês de março de 2020, o Hospital das Clínicas completou 02 (dois) anos de bons serviços prestados na área médica à população. Já foram realizados mais de 3.400 atendimentos, entre as especialidades de clínica médica, clínica médica com residência, ginecologia, ortopedia, nutrição enteral, cardiologia, nefrologia, neurologia, endocrinologia, ambulatório, hemodiálise, hemovigilância e cirurgia geral.

E, para comemorar o “aniversário”, os servidores daquela unidade hospitalar decidiram se solidarizar com os pacientes internados, fazendo a doação de itens básicos de higiene (motivados pelo combate ao “Coronavírus”). Foram entregues 175 frascos de sabonete líquido anti-bactericida, além de outros produtos de higiene pessoal.

Conforme a Comunicação Social da Secretaria Estadual da Saúde, durante a entrega, a equipe também orientou os pacientes sobre a maneira correta de fazer a higiene das mãos, uma das principais medidas de prevenção contra o coronavírus, esclarecendo sobre a necessidade de lavar as mãos por no mínimo 20 segundos, esfregar bem a ponta dos dedos, assim como a parte superior, além do punho.

“Decidimos prestar essa homenagem aos nossos pacientes e mostrar todo o carinho que temos com eles”, salientou o diretor geral da Clínica, André Coelho. “A iniciativa é o resultado do trabalho integrado entre as equipes que compõem as direções internas da Clínica: Geral, Clínica e Técnica, com apoio dos profissionais médicos, fisioterapeutas e de outros especialistas na área médica de atendimento, bem como do corpo técnico na área de enfermagem, além do imprescindível apoio dos colaboradores dos “Serviços Gerais”, concluiu.

“Por meio da entrega destas lembranças, estamos demonstrando aos nossos pacientes o quanto nos preocupamos com eles. Esse é o nosso compromisso durante todos os dias desses dois anos de atuação do hospital”, enfatizou Camila Dias, fisioterapeuta da unidade.

Uma homenagem merecida ao Patrono da Clínica Dr. Wilson Franco Rodrigues.