Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 10300

RUA EDSON CASTRO

– no Bairro Liberdade –

_________________________________________________________________________

            Edson Castro nasceu em 1923 na cidade de São Luis do Maranhão. Seu pai, Alarico Nunes, foi deputado federal pelo Estado do Maranhão.

            Edson Castro veio para Boa Vista em 1946 acompanhando o coronel Felix Valois de Araujo (ex-comandante da Polícia Militar do Maranhão) e que havia sido indicado pelo senador maranhense Vitorino Freire para ser o novo Governador do Território Federal do Rio Branco.

            Em Boa Vista o Edson Castro foi nomeado Escrivão de Polícia. Depois, por mérito pessoal e dedicação ao trabalho, ocupou outros cargos importantes: Chefe de Pessoal do Governo, Diretor da Divisão de Produção Terras e Colonização-DPTC -, Secretário do Conselho Penitenciário, Diretor da CER (Centrais Elétricas de Roraima), Diretor da Imprensa Oficial, e Locutor da Rádio Roraima. Aposentou-se no cargo de Diretor da ASTER – Assistência Técnica de Extensão Rural.

            À época em que exercia o cargo de Chefe de Pessoal do Governo, Edson Castro foi enviado ao Rio de Janeiro e a Brasília para tratar de assuntos pertinentes ao Território, inclusive ao Ministério da Justiça para viabilizar a transformação da Guarda Territorial em Polícia Militar. O que efetivamente aconteceu. A Polícia Militar de Roraima foi criada em 26 de novembro de 1975.

Edson Castro também despontou como jogador de futebol aqui em Boa Vista: foi excelente goleiro do Baré e torcedor fervoroso do Botafogo do Rio de Janeiro.

            No entanto, a sua maior paixão era a família. Em março de 1951 Edson Castro casou-se com a jovem Iracema Barbosa de Castro (hoje com mais de 90 anos de idade).

            A senhora Iracema Barbosa de Castro é filha do Sindô Barbosa (Francisco Barbosa Monteiro) – patriarca da honrada família Barbosa Monteiro aqui de Boa Vista.

            Do casamento de Edson Castro com a senhora Iracema Barbosa de Castro, nasceram as filhas: Alvina Maria, Lídia Sumar, Ritacley, Ruth e Simone. E, ainda o Sergio Messias e a Celestina Messias, criados com muito amor. Dos filhos descendem 8 netos e 8 bisnetos.

            Edson Castro faleceu no dia 29 de janeiro de 1980. Como herança deixou a honradez e o exemplo a ser seguido. Seu nome consta nas páginas dos livros de História de Roraima.

            Em 1982, o à época vereador José Alves Tabosa, apresentou na Câmara Municipal de Boa Vista, um Projeto de Lei denominando uma rua em homenagem ao Edson Castro, projeto este sancionado como Lei, e hoje temos no Bairro Liberdade: a RUA EDSON CASTRO.

            A Rua Edson Castro nasce na Avenida Princesa Isabel, cruza todo o Bairro Liberdade, e termina na Rua Manoel Felipe, no Bairro Buritis.

                                                                                                

Publicidade