Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 10807

21 DE SETEMBRO – DIA MUNICIPAL DO RADIALISTA

___________________________________________________________________

Muito se comenta e se pergunta quem é o verdadeiro inventor do “Rádio”. É o padre brasileiro Roberto Landell De Moura (Porto Alegre/RS- 1861-1928).

Em 03 de Junho de 1900, com a presença de autoridades e da imprensa, ele fez em um aparelho de sua invenção, a transmissão e recepção de sinais de voz, em São Paulo, entre a Avenida Paulista e os altos do Bairro de Santana. A patente do invento foi registrada por ele, como autor. Pena, que não houve apoio das autoridades brasileiras, à época, e ele perdeu a primazia para o italiano Guglielmo Marconi, que adquiriu a patente da invenção.

Estamos em setembro de 2020, em plena era das tecnologias mais avançadas seja através da Internet em banda larga, fibra ótica, fax, satélites, videotextos, CDs, CDPlayers, ou dos computadores, ainda assim o Rádio reforça cada vez mais a sua posição de maior veículo de comunicação popular das regiões em desenvolvimento, graças às suas características, como a instantaneidade nas informações; a utilização da linguagem intimista (o rádio fala mais perto de você), a abertura à imaginação que ele proporciona, além do baixo custo operacional.

Do ponto de vista da audiência, o rádio transpõe a barreira do analfabetismo, da falta de energia elétrica, e desempenha o papel de informador e formador da opinião pública em regiões onde é escasso o acesso a outras mídias, além de ser considerado como o instrumento ideal para ajudar a promover o desenvolvimento e por proporcionar um contato mais imediato entre os centros de decisões e a grande massa da população. Cada vez mais se torna importante na vida do homem, seja ele urbano ou rural.

A primeira emissão radiofônica oficial brasileira ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 7 de setembro de 1922, como parte das comemorações do “Centenário da Independência” (1822-1922). Uma estação montada no alto do morro do Corcovado irradiou músicas e um discurso do Presidente da República Epitácio Pessoa.

No ano seguinte, entrava em funcionamento na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, uma estação de Rádio adquirida dos Estados Unidos, pelo governo brasileiro. Esta “emissora”, transmitia programas literários, musicais e informativos. A primeira Emissora (radiodifusora) de caráter permanente, foi a “Rádio Sociedade do Rio de Janeiro”, fundada em 20 de abril de 1923, por Henrique Charles Morize e Edgar Roquette Pinto.

Em Roraima, as primeiras iniciativas na área de comunicação pública são de iniciativa do primeiro Governador capitão Ene Garcez dos Reis, que implantou em 1944, um sistema de comunicação para levar à população as notícias da sua administração. Esse sistema de som era composto de um microfone, um amplificador à válvula, um toca-discos e algumas cornetas de som instaladas em cima de uma caixa d´água (que existia ao lado do IBGE, na Avenida Getúlio Vargas, próxima onde hoje está a nova agência da Caixa Econômica). E, e dali, daquele sistema de som, eram irradiadas as notícias e atos governamentais, inclusive as demissões (fulano “caiu da caixa d`água”).

A primeira emissora oficial de rádio em Boa Vista é a Rádio Roraima – AM 590, inaugurada em 04/01/1957, com a presença do Presidente da República Juscelino Kubistchek. Começou em um dos blocos da “Divisão de Ensino” (antiga Secretaria de Educação), defronte ao Centro Cívico. Hoje o prédio já não existe, foi derrubado..

Depois os equipamentos da Rádio Roraima foram transferidos para o Teatro Carlos Gomes (ao lado Igrejinha de São Sebastião) e, desde 1983, está instalada em um prédio na Avenida capitão Ene Garcez, com os prefixos: Rádio Difusora Roraima ZYJ 700 – 590 MHz em Ondas Médias e ZYB 800 – (4.875 kHz em Ondas Tropicais).

Além dessa, em Boa Vista existem várias outras emissoras de rádio: Rádio Equatorial 93.3 – em FM (Freqüência Modulada); Rádio Tropical 94.1 – em FM; Rádio Transamérica 94.9 em FM; Rádio Monte Roraima 107.9 – em FM; Rádio Universitária FM 95,9; Rádio Parente FM 105,9 (na cidade Santa Cecília/Cantá); e a mais nova e talvez a mais moderna: a Rádio Folha – 1020 em AM (Amplitude Modulada) e Rádio Folha em FM -100.3. É uma emissora afiliada da Rádio Radio Bandeirantes, prima pela notícia jornalística e transmite ao vivo jogos de futebol dos principais campeonatos brasileiros, inclusive o brasileiro e Fórmula 1.

A Rádio Folha foi fundada em 2003 e é a única emissora com alcance em todo estado de Roraima, inclusive áreas rurais. Seus 10KW de potência abrangem países vizinhos como Venezuela e Guiana. É uma afiliada da Rádio Radio Bandeirantes, transmite ao vivo jogos de futebol dos principais campeonatos brasileiros, inclusive o brasileiro e Fórmula 1. Além de notícias de Boa Vista e de todo o Estado de Roraima, com prestação de serviço e entretenimento. Está situada no Bairro São Francisco.

A Câmara Municipal de Boa Vista, aprovou um Projeto de Lei instituindo o Dia Municipal do Radialista, a ser celebrado no dia 21 de setembro de cada ano (Dia do Radialista). O projeto foi aprovado e sancionado como Lei nº 1.384, de 21/11/2011, publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, nº 3072, de 28/11/2011.