Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 11549

MAJOR ALCIDES – ex-PREFEITO DE BOA VISTA (1980 a 1983)

– O Homem do Tapete Preto –

Exerceu interinamente 21 vezes o Governo do Território Federal de Roraima

____________________________________________________________

O major da Força Aérea Brasileira, Alcides Rodrigues dos Santos, foi Secretário de Obras do Governo do Território Federal de Roraima (1979/80) e, por 21 vezes, respondeu interinamente pelo Governo do Território. E, como Prefeito (1980/83), ficou conhecido como Alcidão, o “Homem do Tapete Preto”, devido o eficiente trabalho de asfaltamento realizado nas antigas ruas empoeiradas de Boa Vista.

Alcides Rodrigues dos Santos nasceu na cidade de Catolé do Rocha, no Estado da Paraíba, no dia 05 de maio de 1920. Era filho do casal Adauto Rodrigues dos Santos e Helena Rodrigues dos Santos. Alcides ingressou na Força Aérea Brasileira em 1949, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará, em 1966, e foi Administrador-Construtor de dezenas de pistas de pousos prá aeronaves em várias localidades na Amazônia, inclusive administrou a construção da pista do Aeroporto de Boa Vista-RR (1973/1975).

O Major Alcides veio para Roraima em 1979, a convite do brigadeiro Ottomar de Sousa Pinto. E, como Secretário de Obras do Governo, realizou as seguintes obras: Recuperação das Estradas de acesso aos Municípios de Alto Alegre, Cantá e Taiano; Ligação rodoviária do Surumú até a Maloca da Raposa; construiu os Aeroportos de Santa Maria do Boiaçu e da Ilha de Maracá; chefiou o Grupo de trabalho que definiu as áreas dos seis novos municípios (Normandia, Bonfim, Alto Alegre, Mucajai, São Luiz, e São João da Baliza).

No período em que ocupou o cargo de Prefeito de Boa Vista (de 12/08/1980 a 31/05/1983), realizou os trabalhos de abertura de ruas, asfaltou estradas, loteou e doou terrenos para os mais carentes; construiu casas para a população, criou os Bairros: Pricumã, Liberdade, Buritis, Asa Branca, Caimbé, Caranã, Paraviana e Caçari; além de executar mais de 38 quilômetros de pavimentação na área urbana de Boa Vista, dentre elas as Avenidas: Glycon de Paiva, Getulio Vargas, Capitão Júlio Bezerra, Avenida Amazonas, Rua Cecília Brasil. Foi também um dos idealizadores da Construção do Parque Anauá – na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Foi um dos melhores Prefeitos.

O Major Alcides construiu as Praças: Manoel Lopes de Magalhães, Joaquim Bayma Nogueira, João Mineiro, Nossa Senhora de Nazaré e Simon Bolívar; concluiu as obras do prédio da Prefeitura Municipal de Boa Vista (quando esta funcionava na Rua Coronel Pinto, em frente à Seplan, no Centro) e do Mercado Romeu Caldas de Magalhães; Construiu a Feira do Produtor, Construiu o novo Horto Municipal (dentro do Parque Anauá) e os Postos Médicos da Liberdade e do Bairro dos Estados.

O Major Alcides foi também: Secretário Municipal de Obras e Urbanismo (1988), Diretor Presidente da CAER (1990/91) e Diretor de Habitação da Codesaima (1991).

O Major Alcides faleceu no dia 21 de novembro de 1991.

E, em sua homenagem o Governador Ottomar de Sousa Pinto criou através do Decreto nº 375/92, a “Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos”, situada na Avenida dos Imigrantes, no Bairro Asa Branca.

O Major Alcides era casado com a senhora Julieta Galvão dos Santos, e com ela teve os seguintes filhos (todos com o sobrenome “Galvão dos Santos”): Margareth (Psicóloga, reside em Manaus-AM; casada com Luis Alberto); Alcides (Administrador, Funcionário Publico, trabalha na EMBRAPA/RR, é casado com Luciana Galvão); Cláudio (Administrador, Funcionário Publico, foi Diretor do Fundo Municipal de Saúde, casado com Michelle Evangelista).

E, destes filhos nasceram: a neta Gissele Galvão – formada em Arquitetura, reside em Porto Alegre/RS, é filha de Margareth); e João Rafael Galvão (filho do Claudio).