Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 11708

PALÁCIO DO GOVERNO – PALÁCIO 31 DE MARÇO

PALÁCIO DA FRONTEIRA – PALÁCIO SENADOR HÉLIO CAMPOS

_____________________________________________________________________________

            O primeiro “Palácio” destinado aos trabalhos do governador foi a sala principal da Prelazia (situada na Rua Bento Brasil, Centro), ocupada pelo primeiro governador do Território Federal do Rio Branco, o capitão Ene Garcez dos Reis, quando assumiu o governo no dia 20 de junho de 1944. Posteriormente também ocupou aquele prédio o seu substituto o capitão Paulo Sóter da Silveira.     Na gestão do segundo governador indicado, o coronel Félix Valois de Araujo (março de 1946 a julho de 1948) foi adquirido um prédio residencial do comerciante Milton Miranda, na Avenida Jaime Brasil, e ali instalaram a residência oficial do Governador. Hoje o prédio tem o nome de “Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller”.

            Em abril de 1956 assumiu o governo o capitão José Maria Barbosa. Este iniciou as obras do futuro Palácio do Governo (no Centro Cívico). Mas, a construção ficou apenas nos alicerces.

Os governadores que vieram depois, não deram prosseguimento à retomada da construção, e preferiram despachar em prédios espalhados pela cidade. Ora em uma das salas da Divisão de Segurança e Guarda (hoje a Secretaria de Segurança), na Avenida Ene Garcez, ora no prédio da atual Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (atrás do Banco da Amazônia).

Outros preferiram atender a população em um dos pavilhões da Divisão de Ensino (antiga Secretaria de Educação) e, por fim, na antiga sede da Prefeitura Municipal de Boa Vista (onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças).

Até que, em 1964, assumiu o governo o coronel Dilermando Cunha da Rocha. Este deu continuidade à obra e chegou a construir 80% do prédio.

            Quando foi em abril de 1967 veio indicado pela Aeronáutica o coronel Hélio da Costa Campos. Este sim, concluiu e inaugurou em 1969 o prédio do Palácio, denominando-o oficialmente de “Palácio 31 de Março”, em homenagem ao Movimento Militar de 31 de Março de 1964.

A decoração do Palácio foi pessoalmente coordenada pela esposa de Hélio Campos a senhora Ilva Beatriz Campos. Os trabalhos de decoração foram executados pelas arquitetas da conceituada revista de circulação nacional “CASA & JARDIM”. No Salão Nobre do Palácio eram realizadas Formaturas, Bailes de Gala, entre outros eventos.

            Em 1990 o então governador alagoano, Rubens Villar de Carvalho, indicado pelo presidente Fernando Collor de Mello, mudou o nome do prédio para “Palácio da Fronteira”. Esta mudança gerou polêmica na sociedade.

Em setembro de 1991, o á época deputado estadual Iradilson Sampaio de Souza apresentou um Projeto de Lei (que foi aprovado em plenário da Assembleia Legislativa) mudando o nome do “Palácio da Fronteira” para “Palácio Senador Hélio Campos” (Lei nº 009/91, de 09/09/1991).

O projeto se tornou Lei e foi sancionada pelo Governador Ottomar de Souza Pinto, como reconhecimento pelo imensurável trabalho realizado pelo ex-governador e senador por Roraima, Hélio da Costa Campos, que havia falecido (em Brasília) no dia 25 de abril de 1991.

Em nossa política tem alguns casos pitorescos: Hélio Campos hesitou até o último instante em registrar a sua candidatura ao Senado, pois estava sem dinheiro e sem estrutura partidária.  Mesmo tendo realizado grandes obras que beneficiaram o Estado, Hélio Campos não recebeu a devida e merecida atenção da classe política da época. Mesmo assim, na última hora decidiu concorrer e, ao se dirigir à Justiça para registrar a chapa “convidou” para primeiro suplente o pedreiro João França, e como segundo suplente o marceneiro Claudomiro Pinheiro.

O povo entendeu o recado e o abraçou e, por gratidão e reconhecimento pelo muito que fez por Roraima, votou maciçamente em Hélio Campos.  Pena que dois meses depois de haver assumido o cargo de Senador (fevereiro de 1991) veio a falecer (em abril daquele ano).

O primeiro suplente João França assumiu o mandato de oito anos como senador.

            O Palácio Senador Hélio Campos passou por algumas reformas. A primeira foi realizada pela arquiteta Otília Natália Pinto, durante o segundo mandato do Governador Ottomar de Sousa Pinto.

A segunda reforma foi realizada na gestão do governador Neudo Ribeiro Campos, sendo a decoração executada por iniciativa da esposa do governador a senhora Suely Campos (que viria a ser também governadora do estado).  A parte estrutural do prédio ficou a cargo da empresa Estacon Engenharia S.A.

Hoje, além de um elevador interno, pode-se admirar a fachada do prédio com vidros fumês escuros; uma sacada externa e uma varanda no jardim. Ao lado do prédio há um monumento em homenagem ao CAN-Correio Aéreo Nacional; e defronte, no largo Centro Cívico, há dois pés de Pau-Brasil e a estátua do Garimpeiro.

Houve uma época em que se podiam admirar algumas aves no Jardim do Palácio, entre eles um casal de “Passarão” e garças esvoaçando pelo gramado.

            Além do Gabinete Civil e Gabinete-Adjunto, o Palácio conta ainda com a Casa Militar, Assessoria de Imprensa e Comunicação Social, Relações Públicas e
o Cerimonial, Atendimento e Protocolo.

A administração de serviços estava a cargo do senhor Raimundo Garcia de Figueiredo (já é falecido).

            O atual Governador do Estado de Roraima é o empresário e político Antonio Oliverio Garcia de Almeida, mais conhecido como Antonio Denarium, nasceu em Anápolis/GO, em 3 de marco de 1964, na Fazenda Caeté, de seu avô. Filho de Valdivina e Olivério Almeida. É casado com a senhora Simone Denarium, e pai de três filhos: Carolina, Gabriel e João Antônio.

            O vice-governador é o médico (especialista em ginecologia e mastologista) Frutuoso Lins Cavalcante Neto. Nasceu na cidade de Crateús/CE, em 1968. É casado com a médica Cynthia Lins e pai de 5 filhos.