Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 12007

CARTÓRIO DEUSDETE COELHO

E

CARTÓRIO LOUREIRO

_______________________________________________________________

Deusdete Coelho nasceu no dia 29 de março de 1934, em Grajaú, no Maranhão. Era filho de José Coelho de Souza e de Izabel Carvalho Coelho, e veio para Boa Vista no ano de 1952.  Naquela época, havia aqui apenas um Cartório, instalado em um pequeno prédio na Rua Floriano Peixoto, ao lado da Casa Bandeirante (na Rua Floriano Peixoto, esquina com a Avenida Jaime Brasil), Centro. O primeiro Tabelião foi o senhor Oscar Ferreira da Silva, tendo como juiz o Dr. Carpinteiro Peres.

Em 1956, assumiu o governo o capitão José Maria Barbosa. E, entre suas realizações, publicou um edital para abertura de concurso publico para o Tabelionato do Cartório do Território Federal do Rio Branco.

Deusdete Coelho viu nessa oportunidade a chance de uma atividade profissional. Inscreveu-se e foi aprovado, sendo nomeado em 07 de dezembro de 1956 como Tabelião Titular de Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Tabelionatos e Protestos da Circunscrição Judiciária de Boa Vista.

Porém, Deusdete não tinha Cartório próprio.

No dia 04 de janeiro de 1957, chegou a Boa Vista o presidente da República Juscelino Kubistchek, para inaugurar a Rádio Roraima e a Usina de Luz (CER). E, o Deusdete Coelho aproveitou a oportunidade do Presidente da República está em Boa Vista e, com apoio do Juiz de Direito da Comarca de Boa Vista, o Dr. Maximiliano da Trindade Filho, pleiteou a concessão de um Cartório.

Na ocasião, o Dr. Maximiliano Trindade sugeriu que o Cartório do Tabelião Vitorino Pinto (até então, o único Cartório existente) fosse desmembrado em dois, ficando com Vitorino apenas o Cartório de “Registro de Imóveis, o Criminal e o Eleitoral”; enquanto o da “Vara de Família e de Registros de nascimentos de pessoas e legalização de empresas” passasse para o Tabelião Deusdete Coelho. E, assim aconteceu com a autorização (e, depois com a publicação no Diário Oficial da União, assinado pelo Presidente da República Juscelino Kubistchek).

No início o Cartório do Deusdete Coelho contava apenas com 02 (dois) funcionários, mesmo assim, tornou-se o mais importante Cartório de Boa Vista.

Tempos depois o Cartório foi transferido para uma sala no prédio do Fórum Sobral Pinto, onde permaneceu por 38 anos. Deusdete foi Tabelião Titular do Cartório de 1º Ofício – Ofício De Registro Civil e 1º Tabelionato de Notas e Protestos.

Deusdete Coelho casou-se em 25 de julho de 1959, com a senhora Acácia Mendes Coelho, carinhosamente chamada de Dona Cassir – nascida no então Território Federal do Rio Branco.

Dessa união, nasceram 06 seis filhos: Wagner Mendes Coelho, Deusdete Coelho Filho, Ernani Mendes Coelho, José Coelho de Souza Neto, Ana Acácia Mendes Coelho e Médici Mendes Coelho.

Pela Portaria n° 389, de 22 de novembro de 1984, da Corregedoria de Justiça do Distrito Federal e Territórios, foi designado o senhor Deusdete Coelho Filho para substituir o seu pai, o Sr. Deusdete Coelho.

E, em 14 de janeiro de 1991, conforme Portaria nº 014/1991, da mesma Corregedoria de Justiça do Distrito Federal, também foi designado para exercer a função de Tabelião Substituto do Cartório Deudete Coelho, o outro filho, Wagner Mendes Coelho.

Porém, em 16 de maio de 1992, veio a falecer o senhor Deusdete Coelho (pai), que ainda era o Tabelião Titular do Cartório de Boa Vista.

A Prefeitura Municipal de Boa Vista prestou-lhe uma homenagem, denominando uma rua no Bairro Paraviana com o nome de: “Rua Deusdete Coelho”, conforme Lei Municipal de nº 306 de 04/10/1993.

_____________

            CARTÓRIOS: DE 1º e 2º OFÍCIOS.

            O Cartório de 1º Ofício de Notas, Registro Civil, Protesto, de Registro de Pessoas Naturais e Jurídicas da Comarca de Boa Vista, sob o Tabelionato de Deusdete Coelho Filho, estava instalado onde sempre fora, na Avenida Villerroy, Centro.

            E, com as mesmas atribuições, foi instalado num prédio na Avenida General Ataíde Teive, nº 2304, no Bairro Liberdade, o Cartório de 2º Ofícios, tendo como Tabelião o senhor Wagner Mendes Coelho.

Os dois permaneceram como “Tabelião” até 03 de fevereiro de 2003, quando o Ministério Público de Roraima, ajuizou Ação Civil Pública em desfavor de: Deusdete Coelho Filho e Wagner Mendes Coelho, requerendo que houvesse Concurso Público para as devidas nomeações.

E, ainda que tenham apresentado defesa jurídica, as nomeações para exercer a função de Tabelião, tanto do Deusdete Filho (em 1984) quanto do Wagner Mendes Coelho (em 1991), foram pedidas as anulações pela Promotoria de Justiça do Ministério Público de Roraima, em 03 de fevereiro de 2003.

Boa Vista, neste ínterim, ficou ainda com atendimento cartorial pela família de Deusdete Coelho até a publicação do Edital de realização do concurso público, com a publicação do aprovado e instalação de um novo Cartório.

O Tabelião empossado por Concurso Público desde 21/03/2016 é Joziel Silva Loureiro, com seu ingresso dia 16/08/2018. A Tabeliã substituta é a senhora Sasha Leite Wariss Loureiro.

O atual Cartório, “Cartório Loureiro”, está instalado em um prédio defronte ao antigo Cartório Deusdete Coelho, na Avenida Villeroy, esquina com a Rua Barão do Rio Branco, centro de Boa Vista.

O “Cartório Loureiro – de 1º Ofício”, presta serviços de Notas, Protesto de Títulos, Registro de T
ítulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas, Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Interdições e Tutelas, Registro de Títulos e Documentos.