Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 12086

PERSONAGENS DA NOSSA HISTÓRIA.

O Médico Reinaldo Fernandes Neves e o Diamantário Monchão.

____________________________________________________________

O médico Reinaldo Fernando Neves nasceu em Salvador/Bahia, no dia 29/09/1915. Formou-se em Medicina no dia 13/12/1941, quando tinha apenas 24 anos de idade.

Como militar do Exército, foi capitão e comandante da 8ª Companhia do 3º Regimento de Infantaria (8ª Cia do III RI), em Ilhéus, na Bahia. Como médico, participou de dezenas de campanhas de poliomielite e coordenou outras campanhas na área da saúde. Foi para a reserva do Exército em 1945.

Reinaldo Fernando Neves era casado com a senhora Maria de Lourdes. E, veio para Boa Vista em 1946 atendendo um convite do médico sanitarista Dr. Durval Araujo.

Em Boa Vista atuou como médico em várias especialidades: Foi laboratorista, Deontologista, Traumatologista, Cirurgião e Obstetra, salvando muitas vidas. Foi também professor de cursos básicos de saúde pública e higiene na escola Normal Regional Monteiro Lobato.

O Dr. Reinaldo Fernandes Neves exerceu vários cargos públicos em Boa Vista, quando aqui ainda era o Território Federal do Rio Branco. Foi Diretor da Divisão de Saúde, Secretário Geral do governo Territorial em 1959 e nesta mesma época, governador substituto no período de  30/01/ a 03/03/1959, e de 17/12/59 a 03/03/1960.

Em 1961 a família foi para o Rio de Janeiro, para que os filhos pudessem cursar faculdade. Resultado: todos os nove filhos tem formação superior.

1)- Evan – professora;

2)- Reinaldo Neves Filho (“Nadinho”) – Odontólogo e Conselheiro Tribunal de Contas (Aposentado);

3)- Maria Amélia – Odontóloga;

4)- Marco Antônio – Engenheiro Agrônomo;

5)- Eliane – Médica, com especialidade em Ginecologia;

6)– Rivaldo – Engenheiro Civil (já falecido);

7)- Carlos Alberto (Cacau) – Ortopedista;

8)- Willian Jorge (“Jorginho”) – médico Cirurgião ;

9)- Lurdes – Engenheira Civil.

Quase todos os filhos, com exceção de Evan e Eliane (que permaneceram no Rio de Janeiro), os demais retornaram para Boa Vista, constituíram família e permanecem trabalhando e colaborando para o desenvolvimento de Roraima.

O Dr. Reinaldo Fernando Neves faleceu no dia 26/08/1984.

______________________

MANOEL MENDES SILVA (MONCHÃO)

            Manoel Mendes Silva nasceu em Belém do Pará no dia 27 de janeiro de 1921 e era o quinto filho de José e Delmira Mendes Silva. Morou em Belém até 1948, quando veio para o Território Federal do Rio Branco.

Em Boa Vista casou-se com a senhora Maria Coêlho Nolêto (carinhosamente chamada de “Mariinha”).

            O casal foi morar na região do Maú, onde nasceram os filhos: Tomaz Nolêto Silva e Maria Gardênia Silva Neves.

            O filho Tomaz Nolêto Silva é Engenheiro Civil, casado com a empresária Sandra Tomé e tem os filhos: Tomaz Júnior, formado em Ciência da Computação e Ana Paula (médica), casada com Vítor Paracat. Este casal tem o filho João Vítor.

            A filha Maria Gardênia Silva Neves é Professora, casada com o Odontólogo e Conselheiro do Tribunal de Contas o Dr. Reinaldo Neves Filho (hoje já aposentado). Este casal tem os filhos: Anne Neves Freire (Advogada) e Reinaldo Fernandes Neves Neto (Formado em Ciências Contábeis – Contador).

            Um fato interessante que Manoel Mendes contava com muito orgulho, foi o de ter sido o parteiro na ocasião do nascimento de sua filha Gardênia, visto que naquela madrugada chovia torrencialmente no garimpo e não tinha como sair de casa para procurar uma pessoa com habilidade para tal.

            Manoel Mendes trabalhou por muitos anos como garimpeiro na modalidade de “Monchão”, que é a garimpagem em terra firme com a derrubada de barrancos em busca de ouro e diamantes. Como ele se especializou neste tipo de garimpagem, puseram-lhe o apelido de “Monchão”- o que muito lhe agradou, inclusive mencionou que iria acrescentar esse nome em seu registro de nascimento.

            Em 1957 Monchão deixou a região do Maú e retornou para Boa Vista para que os filhos pudessem estudar.

Para melhor apoiar a família aceitou o convite para ocupar o cargo de Chefe da Navegação Fluvial do Governo Territorial. O serviço consistia no trabalho de embarque e desembarque de pessoal e de mercadorias que chegavam a Boa Vista. Esse departamento funcionava num prédio no Bairro Calungá – em frente à Escola Barão de Parima.

            Monchão era Mestre Maçom, iniciado no dia 02 de maio de 1959 em Boa Vista na Loja Liberdade e Progresso nº1. Foi Elevado ao Grau de Companheiro no dia 05 de junho de 1959 e Exaltado ao Grau de Mestre Maçom no dia 07 de maio de 1960.

Em Loja exerceu vários cargos importantes: Mestre-de-Banquetes (1963/64); Mestre-de-Cerimônias (1966/67); Porta-Espada (1969/70); Tesoureiro (1971/72); 2º Vigilante (1972/73/74); 1º Vigilante (1974/75, ree
leito em 1982/84). E, em 1990/93 foi eleito Eminente Grão-Mestre-Adjunto, o segundo na hierarquia na jurisdição de Roraima ao lado do Grão-Mestre, à época, Orlando Marinho da Silva.

Por sua dedicação à Sublime Ordem praticando a pura caridade e filantropia, foi agraciado na Maçonaria com o título de: “Benemérito da Ordem”.

Monchão era uma pessoa bem humorada e dificilmente tirava o sorriso do rosto. Monchão e Mariinha, após criarem os filhos, dedicaram seus dias de folga para viajarem por vários países.

            Monchão era perito em análise, compra e venda de diamantes, gerando emprego, renda e riquezas para o Estado de Roraima. Foi um dos principais diamantários de Roraima por mais de 50 anos. Aliás, exerceu esta atividade até três meses antes de falecer no dia 03 de Julho de 2008, aos 87 anos de idade.

            A Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei, redenominando a antiga Rua DI-K, no Distrito Industrial, com novo nome: “Rua Manoel Mendes Silva (Monchão)”. Após aprovação, foi encaminhado à Prefeitura Municipal, sendo sancionado pelo Prefeito Iradilson Sampaio de Souza como Lei nº 1.303/10, de 22/12/2010, publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista de nº 2.846, datado de 24/12/2010.