Minha Rua Fala

MINHA RUA FALA 12191

FAMÍLIA RAMALHO EM RORAIMA

David Teixeira Ramalho e Júlio Teixeira Ramalho

__________________________________________

Em 1907, chegaram à Boa Vista os irmãos portugueses: Júlio Teixeira Ramalho, David Teixeira Ramalho e Carminda Teixeira Ramalho, acompanhados dos pais Domingos Teixeira Ramalho e Joaquina Rosa dos Santos.

A Família Ramalho saiu da Cidade do Porto, em Portugal, veio para o Brasil, primeiramente em Belém, Manaus e, finalmente aportaram em Boa Vista. Inicialmente a família passou a trabalhar na agricultura de subsistência, mas tempos depois, faleceu o patriarca Domingos Teixeira Ramalho e, devido às dificuldades financeiras, os filhos Júlio e David Ramalho passaram a trabalhar como pedreiros.

David Ramalho e seu irmão Júlio eram pedreiros de largos conhecimentos. Trabalharam nas construções: – da Torre da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo e da construção do prédio da Prelazia (na Rua Bento Brasil) sob as ordens do mestre de obras o senhor Gaspar. Também participaram da construção da casa residencial do Coronel Theodoro Bento Brasil, mais tarde adquirida por Antonio Augusto Martins, na Praça Barreto Leite e hoje, pertence à senhora Petita Brasil (neta de Bento Brasil).

David Ramalho trabalhou também na construção da estrada que liga Boa Vista em direção a Mucajaí (onde hoje é a Rua Professor Diomedes – a que passa atrás do Comando de Policiamento da Capital da Polícia Militar – CPC).

Em 1929, David Ramalho se casou com a jovem Rosa Maria Galvão, filha de Antonio Pinheiro Galvão e da senhora Rita (dona Ritinha) Maria Galvão.

O casal teve 7 filhos: Íris Ramalho, nascido em 08/07/1930; Ilsa (1932); Izaura (1936); Isac (1939); Izaíra (1941); e Lucas (1948).

David Teixeira Ramalho faleceu em 26/11/1975.

Em Boa Vista há a Rua David Teixeira Ramalho, situada entre a Avenida dos Bandeirantes e a Rua Mário do Violão. no Bairro Liberdade.

__________________________

JÚLIO TEIXEIRA RAMALHO – Mestre-construtor dos primeiros prédios de Boa Vista

Júlio Teixeira Ramalho era irmão de David Ramalho e foram, praticamente, os primeiros mestres construtores de Boa Vista.

Júlio Ramalho nasceu em 1899, na cidade do Porto, em Portugal. Veio para Boa Vista em 1907 com a irmã Carminda e o irmão Davi Ramalho acompanhado dos pais Domingos Teixeira Ramalho e Joaquina Rosa dos Santos.

Os irmãos Ramalho (Júlio e David) vieram para Boa Vista a convite dos padres Beneditinos que estavam iniciando o primeiro serviço de catequização no vale do Rio Branco.

Em 1920 chegou à Boa Vista, vindo da Itália, um mestre-de-obras, o religioso Irmão Gaspar para construir a primeira torre da Igreja Matriz (Nossa Senhora do Carmo).

Gaspar contratou os irmãos Ramalho (David e Júlio) e, a partir daí, construíram a Prelazia, o Hospital Nossa Senhora de Fátima (ao lado do GEC), Igreja São Sebastião, e tantas outras obras.

Após o término dessas obras, os irmãos Ramalho deram início à construção da estrada que liga Boa Vista a Mucajaí (passando pela Rua Professor Diomedes).

À época não se tinha trator ou pá-carregadeira. O serviço era manual, com carros-de-mão feitos de madeira e com material carregado em carros-de-bois. A turma de trabalhadores conseguiu fazer o trecho até próximo onde hoje está o MAFIR Matadouro e Frigorífico de Roraima.

Depois disso, os irmãos Ramalho se separaram para cuidar de suas famílias.

O David foi para o Amajari, e o Júlio Ramalho para o seu sítio, chamado de “Porre”, na região do Itacutu.

Júlio casou-se com a senhora Josefa Alves Dos (Reis) Ramalho, com a qual teve 03 filhos: Idelmocido, Iderocildo e o senhor Idelmo Alves Ramalho.

O senhor Idelmo é um pioneiro no serviço público desde 1953. Foi um dos primeiros taxistas, também trabalhou na Oficina do Governo, e em tantas outras repartições. Mas, somente em 03/12/1963, no governo do Dr. Assis Peixoto, é que ele ingressou oficialmente no serviço público, na Divisão de Segurança e Guarda (hoje Secretaria de Segurança) contratado como motorista.

Idelmo Ramalho é casado com a senhora Raimunda Cavalcante Ramalho (da família Magalhães), e com ela têm os seguintes filhos:

Júlio Sérgio Cavalcante Ramalho (Oficial Ramalho – do Corpo de Bombeiros Militar, hoje na Reserva); Jenner Ramalho (na Imprensa Oficial); Jander Ramalho (no Tribunal de Justiça); e Jadson Ramalho (funcionário da Secretaria de Educação).

O patriarca Júlio Teixeira Ramalho, faleceu no dia 27/06/1935.

Em sua homenagem há a Rua Julio Teixeira Ramalho (antiga Rua P-2), no Bairro Paraviana. Esta rua nasce na Avenida Minas Gerais e finda na Rua Rubelmar C. De Souza (no final da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, praticamente no início do Bairro Paraviana).