Por Francisco Cândido
Em 04/03/2020

AVENIDA TERESA MACIEL
Ex-Avenida Cometa – Bairro Cidade Satélite


Neste mês de março, com dia dedicado à Mulher (08 de Março), antecipo aqui uma homenagem à uma mulher (já falecida) a senhora Maria Teresa Maciel da Silveira Melo. Ela foi uma das responsáveis pela organização do departamento da Técnica Legislativa e colaboradora-emérita na elaboração do primeiro Regimento Interno da Câmara Municipal de Boa Vista.

Teresa Maciel nasceu no dia 16 de dezembro de 1925, no Município de Óbidos no Estado do Pará. Chegou a Boa Vista em 26 de setembro de 1944, acompanhando seu irmão o médico Francisco Maciel, que fora contratado pela Fundação de Saúde Pública – SESP.

Casou-se em 15/10/1949 com o senhor Cícero Correa de Melo Filho, que fora soldado Expedicionário do Exército Brasileiro, na época da 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Com a tropa, viajou por todo o Nordeste, mas não chegou a embarcar para o teatro de operações na Europa, onde militares do Exército Brasileiro lutavam na Itália contra os Alemães. Cícero Melo veio para Boa Vista em 25/05/1940, quando conheceu a senhora Teresa Maciel.

A primeira residência do casal foi na Avenida Getúlio Vargas, onde hoje funciona uma clínica médica. Tiveram 08 (oito) filhos: Nazaré, Francisca, Marco Antonio (TOM), Luiz Afonso (Luluka), Luciana, Renato, Ricardo (falecido), Ana Cláudia, Regis (falecido), e Marcelo.

Deles descendem 16 netos: Yanna, Thiago, João Gualberto, Marco Antonio Junior, João Paulo, Natália, Luiz Afonso Filho, Renato Melo, Lívia, Luani, Daniel, Pedro Ricardo, Isadora, e Davi. Também há dois bisnetos (filhos do TOM).

Teresa Maciel foi Chefe de Gabinete de vários Governadores, inclusive do primeiro Governador o capitão Ene Garcez dos Reis.

Na Câmara Municipal de Boa Vista, Teresa Maciel exerceu quase todas as funções administrativas e, junto ao jornalista Francisco Cândido, escreveram e organizaram o acervo histórico da Câmara Municipal.

Teresa Maciel faleceu em Boa Vista no dia 14 de Outubro de 2007.

A Câmara Municipal de Boa Vista, para homenageá-la, redenominou a antiga Avenida Cometa, uma das principais do Bairro Cidade Satélite, com o nome de “Avenida Teresa Maciel”. 

Além de uma Avenida com o seu nome, há também uma Escola (a Escola Municipal Teresa Maciel, no Bairro Jardim Floresta) e uma medalha (a “Medalha Teresa Maciel”), que é concedida anualmente (no dia 08 de Março) às mulheres boa-vistenses que se destacam em suas atividades profissionais. 

APOIO CULTURAL

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala