Por Francisco Cândido
Em 11/03/2020

CRECHE PRO-INFÂNCIA “FÁTIMA CÂNDIDO”


Maria de Fátima Barros Cândido nasceu no dia 30 de Julho de 1956, em Fortaleza, no Estado do Ceará. Era filha de Aristeu Freitas Barros e de Francisca Leão Barros.

A Fátima iniciou seu trabalho profissional na Câmara Municipal de Boa Vista, no início de 1988, quando a Câmara funcionava no primeiro e antigo prédio na Avenida Jaime Brasil, onde hoje está a Livraria Santa Elena. 

No dia 12 de maio daquele ano de 1988, foi admitida oficialmente no quadro de funcionários da Câmara Municipal de Boa Vista, onde passou a exercer a função de Assistente Legislativa, nos setores de Atas, depois no Departamento de Comunicação Social. Foram 29 anos bons serviços prestados ao município, tendo recebido diversos elogios por parte da presidência e pelos vereadores que reconheceram o seu trabalho.

Neste interim, sempre procurou ajudar as pessoas, tanto no aspecto social, quanto humanitário, haja vista que por diversas vezes visitava as pessoas enfermas no Hospital Geral, mesmo sem antes conhece-las, ajudando para a compra de algum medicamento que não tinha no hospital, bem como na formulação de Orações, já que era uma devota cristã. 

Foi madrinha de várias crianças, tanto em Fortaleza, quanto aqui em Boa Vista. Hoje, aquelas crianças já são adultas e, sempre tiveram por ela, respeito e carinho.

Desde que contraiu a Diabete, parte dos remédios recebidos, ela doava para quem também precisava. E, muitas vezes, tirava dinheiro do seu próprio salário e também do meu, para compra de remédios e até de alimentos para pessoas que estavam com o mesmo problema de saúde. 

No Bairro Cambará, onde moramos por mais de 20 anos, a Fátima manteve laços de amizade e de fraternidade com muitas famílias, sendo por elas consideradas como uma “irmã”, uma amiga. Quantas vezes a Fátima recebia pessoas em nossa casa e dava conselhos a quem dela buscava amparo e orientação. Quantas vezes levou o conforto familiar e espiritual, com a participação em cultos evangélicos para que a paz reinasse naquele lar.

Fomos casados durante 40 anos consecutivos. Casamos em 1976 e ela faleceu em 2016, no dia 25 de dezembro, noite de Natal. Deixou órfão o filho Leon D`Ávila Barros Cândido, casado com Jhenniff Haliday Silva Cândido (o casal têm os filhos: Eleonora Safira Silva Cândido e Anntony D`Ávila Silva Cândido).

A Fátima deixou tristes os seus irmãos: Francisco Stênio Leão Barros e Aristênio Leão Barros.

A Diabete, a pressão alta e as complicações de saúde a deixaram quase sem ânimo. Mesmo assim, ainda arregimentava forças para trabalhar em seu setor na Câmara Municipal e, na prestação de apoio, principalmente Oracional, às famílias. 

Assim foi a Fátima. A quem rendo eterna gratidão por tudo que fez por mim, por nossa Família e por todos nós que a conhecemos. 

A Prefeitura Municipal de Boa Vista, através do Decreto-Lei n.º 015-E, de 06/02/2020, publicado no Diário Oficial do Município de Boa Vista, sob n.º 5068, de 12/02/2020, inaugurou uma escola infantil, na Rua das Galáxias, no Bairro Cidade Satélite, no dia 06/03/2020, com o nome de: “Creche Pro-Infância “Fátima Cândido”.

APOIO CULTURAL

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala