Por Francisco Cândido
Em 27/02/2019

PEDRO FERNANDES – Personagem vivo da nossa História

O primeiro roraimense a se formar em Arquitetura

Um dos mais importantes arquitetos do século XX, o suíço Charles-Edouard Jeanneret-Gris (mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier, 1887-1965), cunhou a frase: “a Arquitetura é um estado de espírito e não uma profissão”.

Já para o arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012, um dos mais importantes do Brasil e mundialmente conhecido, autor dos traços e formas dos prédios públicos de Brasília e de outros pelo mundo afora, disse: “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito. De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte”.

E, ainda completou: “Não entendo quem tem medo dos vãos livres. O espaço faz parte da arquitetura e a Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção”.

Feita esta apresentação, passemos agora a trazer para o centro desta matéria o personagem de hoje, o roraimense Pedro de Souza Fernandes (Pedro Fernandes), o primeiro roraimense a se formar em Arquitetura, e hoje com o acréscimo também de Urbanista.

Pedro Fernandes (Pedro de Souza Fernandes) é roraimense, nascido em Boa Vista no dia 03/06/1946. É filho do casal Anísio Fernandes, amazonense, serviu à vida militar no primeiro contingente que chegou a Boa Vista em 1924, e aposentou-se no serviço público como Almoxarife; e da paraense Antonia de Souza Fernandes, dona de casa.

Pedro Fernandes, ainda adolescente, estudou no Ginásio Euclides da Cunha, depois foi para Manaus, concluir o secundário e, em seguida para Belém do Pará, onde se formou em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará, em 21/12/1974.

De volta à Boa Vista, aqui se reuniu aos seus irmãos: Adilson, Anísio Fernandes Filho, Aldeídes e Aldeniza de Souza Fernandes. E, todos passaram a trabalhar para ajudar a família.

Pedro Fernandes, além da Arquitetura, também atua na área de Ecoturismo Ambiental, onde desenvolveu novas técnicas e realiza trabalhos magníficos, dignos de elogios. É de sua autoria, por exemplo, a arquitetura do Eco-Park (da família Kimak); Sede Social do Clube Atlético Telaima e do Complexo de Lazer Turístico – “Pesque-Pague”, do Sullivan; Projeto inicial da implantação e urbanização de toda área de lazer no Complexo Ayrton Senna, na  Avenida Ene Garcez.

Saíram de sua prancheta de trabalho, os Projetos Hoteleiros: Pousada Ecoturística MontBello (no Tepequém), Barco-Hotel (em Caracaraí), Hotel Crystal (em São Luiz do Anauá) e o prédio do Itamaraty Palace Hotel (em Boa Vista).

Há, também os Projetos arquitetônicos Habitacionais do Conjunto Caçari 1  (144 unidades) e o Conjunto Habitacional dos Servidores.

Dentre tantos outros projetos arquitetônicos seus, pode-se citar: Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Mercado Romeu Caldas de Magalhães, Distrito Industrial (em sua implantação), e, em Caracaraí, o prédio do Quartel da Polícia Militar; em Boa Vista, o Auditório da Polícia Militar.

Poderia citar dezenas de outros projetos arquitetônicos de Pedro Fernandes, o que preencheria dezenas de páginas. Apenas acrescento: o Centro de Tradição Indígena de Roraima e o Projeto de uma Praça para a comunidade indígena no KM-100, na BR-174.

E, em Boa Vista, o projeto do prédio da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e da Igreja Batista Jardim  Floresta.

O Arquiteto Pedro Fernandes, está se preparando para mais um curso de mestrado e, posteriormente, fará doutorado.

Pedro Fernandes foi casado com a senhora Nadja Pires, mas não tiveram filhos.

Sua melhor companhia, além de seus inúmeros projetos arquitetônicos que ele praticamente faz todos os dias, tem em sua irmã Aldeniza, a sua melhor amiga.

Pedro Fernandes, o primeiro Arquiteto roraimense, merece o Título de “Orgulho de Roraima”.

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala