Minha Rua Fala

Minha Rua Fala 31 10 2018 7161

SÃO FRANCISCO E A LETRA TAU

Sempre que eu passava diante da Igreja situada na esquina das Avenidas Major Williams e capitão Julio Bezerra, no bairro São Francisco, eu via ao lado da igreja uma grande Cruz e nela um símbolo afixado. Parei e passei a estudar o significado daquele símbolo, que mostrou ser uma Letra. A Letra “TAU”, também chamada de a “Cruz Tau”.

O Tau é a convergência das duas linhas: verticalidade e horizontalidade, e significam o encontro entre o Céu e a Terra. Divino e Humano. É a mais antiga grafia em forma de cruz e significa Verdade, Palavra, Luz, Poder e Força da mente direcionada para um grande bem. Além de ser um símbolo Bíblico é a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª do grego, derivado dos Fenícios e corresponde ao “T” em Português.

Em 1215 o Papa Inocêncio III pregou um novo símbolo cristão e SÃO FRANCISCO, estando presente nesta reunião, assumiu o TAU como símbolo de sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Frades Menores. O símbolo, para os frades franciscanos, representa seus votos perante a Deus: Pobreza, Obediência e Castidade.

Santa Clara, quando tratava dos doentes e enfermos com a imposição do TAU, invocava a Deus que curasse aqueles que padeciam e sofriam.

A letra Tau (ou, o símbolo Tau), tem também outros significados: Lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor, Sinal de penitência e conversão interior; Sinal de dor pelos pecados do mundo; Rumo a uma espiritualidade sadia; Recordação do nosso batismo; Filhos de Deus; Sinal dos que sofrem; Sinal de Salvação.

O próprio São Francisco selava o que escrevia com o TAU, para significar a densidade do amor de Deus, concretizada na Cruz do Cristo, sinal de Salvação. Assim podemos ver na mensagem que redigiu a Frei Leão, e que este conservou até ao fim dos seus dias. Hoje está em exibição na Basílica de São Francisco em Assis.

Na Bíblia o “Tau” foi utilizado pelo profeta Ezequiel (Ez 9-3,4):

“E a glória de Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, e passou para a entrada da casa e clamou ao homem vestido de linho branco, que trazia o tinteiro de escrivão à sua cintura. E disse-lhe o Senhor: passa pelo centro de Jerusalém e marca com um T as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem na cidade”. (Ezequiel 9-3,4).

E, no livro de Apocalipse (7, 2 – 4), é associado o Tau como símbolo na testa com os servos e do Som de Deus.

Outras passagens referem-se ao Tau, tal era o símbolo com o qual os israelitas marcaram as vergas de suas portas em comemoração a Páscoa e representa a equipe que Moisés se tornou uma serpente.

Há também outra vertente histórica que menciona a letra Tau, como por exemplo, o seu uso em outras culturas, como a egípcia (o símbolo da vida eterna ou a cruz de Ankh: o Ankh). Foi o Egyptian santo San Anton (Antonio Abad) quem primeiro usou-o como um distintivo cristão e, portanto, é chamada de cruz de Santo Antonio. Com azul no peito de um hábito preto, foi o uniforme distintivo dos membros da Ordem de San Antônio.

O Tau também era o símbolo do deus Mitra da Pérsia e os Aryos indianos. Para eles, Mitra era o anjo da luz, ou a luz do céu. Ele é usado por Maçons modernos como um símbolo inserido no Avental do Mestre Maçom (do Venerável Mestre e do Mestre Instado).

Seu uso no franciscano vai voltar para o mesmo Francisco de Assis, que o usou como sua assinatura e carimbo pessoal. Durante o tempo do Francisco e do IV Concílio de Latrão, convocado pelo Papa Inocêncio III, o Tau era um símbolo amplamente usado pela Igreja Católica em geral, como um sinal de conversão e assinar de cruz.

Ele relatou ao livro de Ezequiel (9,3-6), no qual o Senhor enviou o seu emissário para marcar com um Tau na testa dos justos de Jerusalém , enquanto que no livro de Apocalipse (7, 2 – 4), é associado com o Tau como símbolo na testa com os servos e do Som de Deus.

Outras passagens referem-se ao Tau, tal era o símbolo com o qual os israelitas marcaram as vergas de suas portas em comemoração a Páscoa e representa a equipe que Moisés se tornou uma serpente.

São Francisco de Assis, que participou do Conselho como superior geral de uma ordem adotada pela Igreja, deve ser levado muito a sério o convite de Inocêncio III, porque, como companheiro e seus primeiros biógrafos, amado e reverenciado Tau ( nome da letra T em hebraico e grego) “porque representa uma verdadeira cruz e significa penitência”. No início de qualquer atividade com o sinal de cruzamento de si mesmo, ele preferiu a qualquer outro sinal e pintados sobre as paredes das células.

Entre os manuscritos autografados por Francisco, vê-se que ele assina com o “Tau”, hoje uma relíquia preservada na Basílica de São Francisco de Assis.

Há outras passagens na Bíblia que trata da Cruz em forma do Tau. Contarei noutra oportunidade.

Aqui fica registrada a visão que tive e vi na Igreja de São Francisco, aqui em Boa Vista, a letra Tau, a Cruz Tau.