Por Francisco Cândido
Em 03/07/2019

PAISAGEM DE BOA VISTA E SUA HISTÓRIA 


Situada na região mais setentrional (Norte) do Brasil, à margem direita do rio Branco, Boa Vista foi o primeiro povoado amazônico, com característica urbana, acima da Linha do Equador. Esta cidade nasceu nas terras de uma fazenda, fundada em 1830, pelo capitão cearense Inácio Lopes de Magalhães, comandante do Forte de São Joaquim.

A Lei nº 92, de 09 de novembro de 1858, assinada pelo presidente da Província do Amazonas, Francisco José Furtado, estabeleceu a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo da Boa Vista do Rio Branco, mas as terras pertenciam ao Município de Moura, no Amazonas. Só oito anos mais tarde, com a Lei nº 132, de 29 de junho de 1865, é que se estabelecu os limites definitivos entre as freguesias.

Em 1887 foi elevada à condição de Vila de Boa Vista do Rio Branco. A transformação definitiva em Município aconteceu em 9 de julho de 1890, através do Decreto número 49, assinado pelo então governador da província do amazonas, Augusto Ximenes de Villeroy.  A instalação oficial se deu poucos dias depois, no dia 25 de julho daquele mesmo ano, em nome do governador Villerroy, pelo seu ajudante-de-ordem, o capitão Capitão Fábio Barreto Leite, que veio a Boa Vista especificamente para este ato. 

Na ocasião, foi nomeado o primeiro Superintendente de Boa Vista (equivalente a prefeito), o sargento da Guarda Nacional, João Capistrano da Silva Mota e, como Intendentes (vereadores) os senhores José Francisco Coelho e José Joaquim de Souza Junior. Esses fatos estão documentados em uma Ata bem circunstanciada, feita pelo cidadão Eduardo Álvares da Silva, que serviu de secretário, e leu os juramentos para os empossados.

 
AVENIDA JAIME BRASIL  

  
MERCADO MUNICIPAL NO FINAL DA AV. JAIME BRASIL
 
ANTIGA MATERNIDADE (HOJE A SEC.  PLANEJAMENTO)     

IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
 
HOSPITAL CORONEL MOTA - 1969     


HOSPITAL GERAL DE RORAIMA -  1991
 
AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL NA AVENIDA JAIME BRASIL     


PASSARELA ENTRE O CENTRO CÍVICO E A AVENIDA JAIME BRASIL

PORTAL DO MILÊNIO EM 1999 E EM 2000     


BANCO DO BRASIL e a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO no CENTRO CÍVICO
 
ANTIGO TERMINAL DE ÔNIBUS - 2005     


NOVO TERMINAL DE ÔNIBUS 

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Augusto disse: Em 06/07/2019 às 14:45:12

"Emocionante ver essas fotos antigas da cidade de Boa Vista. "

Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala