Por Francisco Cândido
Em 11/09/2019

MAÇONARIA
PERSONAGENS DA NOSSA HISTÓRIA.
Sérgio Cordeiro Santiago e José Ribamar Abreu dos Santos


Faz-se necessário frisar que todo o trabalho maçônico está voltado a Deus – Jeová, Javé, Iavé, Iod He Vau He, O Eterno, O Grande Arquiteto do Universo.

Hoje em destaque, nesta reportagem, dois Mestres da Maçonaria em Roraima:

Sérgio Cordeiro Santiago –, Advogado, nasceu no dia 29 de março de 1963 em Cruz Alta/RS. Veio para Boa Vista em 1984 prestar concurso público para a Polícia Civil do então Território Federal de Roraima. Foi aprovado para o cargo de Escrivão de Polícia, no entanto, devido o seu vasto conhecimento na área do Direito, foi nomeado várias vezes para o cargo de Delegado tendo assumido a titularidade em quase todas as delegacias da Polícia Civil desta Capital. 

Sérgio Santiago foi Diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior e diretor da Cadeia Pública de Boa Vista. Também atuou por vários anos como professor da disciplina “Criminologia Carcerária” no Bacharelado em Segurança Pública do ISSeC-RR. E, após a realização do último concurso público para aquela Instituição, foi Instrutor do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Estado de Roraima.

Foram quase 30 anos de bons serviços prestados à Segurança Pública de Roraima. Hoje, ele voltou a exercer à sua atividade inicial, a advocacia particular. 

Na Maçonaria, Sérgio iniciou em agosto de 1995. Foi Venerável Mestre por duas vezes (2001/2002 e 2002/2003) da Loja Maçônica Antônio Luitgards Moura, no Município de Mucajaí. E, em Boa Vista, foi o primeiro Venerável Mestre da Loja Bento Gonçalves (2005/2006), localizada no Bairro Operário, nesta Capital. Em sua trajetória maçônica, atingiu o mais alto Grau da Sublime Ordem (o Grau 33º). 

Em 2015, Sergio Santiago foi eleito Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima, juntamente com o Eminente Grão-Mestre, o também advogado José Ribamar Abreu dos Santos. Ambos permaneceram nos cargos até 31 de julho de 2019, quando foi eleito o novo Grão-Mestrado (Tadeu Peixoto Duarte e Hugo Camargo).

Sergio, como Grão-Mestre, recebeu apoio em parceria de trabalhos maçônicos, do Grande Oriente Estadual de Roraima – GOERR, por meio do Eminente Grão Mestre Raimundo Nonato Rodrigues Coelho e de seu Adjunto, o mestre José Guedes. O trabalho conjunto esteve voltado para o auxílio aos refugiados venezuelanos em Boa Vista por meio da “Ação Humanitária Maçônica Brasil/Venezuela”, particularmente com o oferecimento de alimentação e atendimento médico. 

Outro trabalho similar também foi realizado em escolas da capital e labor comunitário nas sedes de municípios (Cantá e Amajari) com atendimento jurídico, médico, odontológico, nutricionista, cortes de cabelo, doação de livros, roupas, calçados, kit's de higiene bucal, dentre outros serviços prestados a estas comunidades. 

E, aqui se faz necessário registrar o valoroso trabalho dos jovens para-maçônicos do “Capítulo DeMolay” e das moças do “Bethel Filhas de Jó”. Assim como o nosso reconhecimento à dedicação do trabalho filantrópico e social em prol da sociedade roraimense realizado pelas senhoras da “Fraternidade Feminina Estadual” (do Grande Oriente de Roraima) e do “Clube de Mães Flor-de-Lis” (esposas dos maçons da Grande Loja), que tem como presidente a senhora Francisca Jorgiana. 

Graças a estes apoios, o Grão-Mestre Sergio Santiago e o Eminente Ribamar Santos, puderam realizar importantes trabalhos a exemplo de encontros maçônicos binacionais (Brasil/Venezuela), o que permitiu o fortalecimento do sentimento de irmandade e solidariedade para com os maçons e familiares do país vizinho. 

E, como destaque do Grão-Mestrado do Sérgio & Ribamar Santos é a conquista importantíssima do reconhecimento da Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima, pela Grande Loja Unida da Inglaterra – GLUI (considerada como a Grande Loja “Mãe do Mundo” maçônico). 

O Advogado Sérgio Cordeiro Santiago é casado com a Professora Nazaré de Assis Santiago. O casal tem três filhas: Daniele, Camila e Larissa.

A prática do trabalho em equipe com respeito, lealdade, generosidade, empatia e transparência são fatores essenciais para o êxito de um trabalho que se deseja realizar. Assim, o Sérgio Santiago foi exitoso ao ter ao seu lado o Eminente Grão-Mestre eleito JOSÉ RIBAMAR ABREU DOS SANTOS.

Tratado com respeito e simpatia, José Ribamar (chamado carinhosamente de “Ribinha”) é Advogado-OAB/RR nº 179, Graduado em Direito pela Universidade Federal de Roraima e Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade Atual da Amazônia.

Ribamar é natural de Pinheiro/MA, e chegou a Roraima em 1987, com 22 anos de idade. Aqui construiu a sua vida profissional, inicialmente como bancário por mais de oito anos e há mais de 20 anos atua como Advogado na área do Direito Trabalhista, sendo reconhecido como um dos melhores advogados nesta área. 

Ribamar iniciou na maçonaria em junho de 2000, na Augusta, Respeitável e Grande Benemérita Loja Maçônica “Sylvio Lofêgo Botelho nº 3” (no Bairro 31 de Março), onde, no período de 2006/2007 foi Venerável-Mestre (Presidente da Loja). E, no período de 2015 a 2019, por meio de eleição direta, ocupou o cargo de Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima.

Nos Graus Superiores (ditos Graus Filosóficos, do 4º ao 33º) presidiu as Lojas em Sessão do Capítulo Rosa Cruz “Agnelo Bittencourt” (no período de 2006/07), assim como no Conselho de Cavaleiros Kadosch “Gaspar Guimarães” (2009/2010), e no Consistório de “Príncipes do Real Segredo”/Roraima (2012/13). Ribamar é Grande Inspetor Geral da Ordem (Grau 33º), investido neste Grau em 2009, na Cidade de Palmas, capital do Estado de Tocantins. 

E, no próximo dia 20, deste mês de setembro, viajará à Manaus/Amazonas, onde em loja maçônica, solenemente será investido como o novo “Grande Inspetor Litúrgico” para o Estado de Roraima. O que significa dizer que estará sob sua jurisdição todos os Graus Filosóficos em Lojas de Perfeição, Capítulos, Conselhos Kadosch e Consistório.

O Advogado José Ribamar Abreu dos Santos é casado com a senhora Juliana Machado com quem tem um casal de filhos: Letícia Santos e Gabriel Santos. A sua filha Letícia foi eleita a 2ª Princesa no Bethel das Filhas de Jó (o nome se refere às três filhas de Jó: Kézia, Jemima e Keren-Happouk, que são citadas na Bíblia como as “mulheres mais justas de toda a Terra”).

 As Filhas de Jó em Roraima têm realizado excelente trabalho comunitário em prol da sociedade e apoiado incondicionalmente os trabalhos sociais e filantrópicos desenvolvidos pelos adultos maçons. Estas moças são orgulho da maçonaria onde quer que atuem, haja vista que o lema da Ordem é: “A Virtude é uma qualidade que enobrece uma mulher”.

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala