Por Francisco Cândido
Em 18/09/2019

MAÇONARIA EM RORAIMA
NOVOS GRÃO-MESTRES


A palavra “franco-Maçom” deriva do vocábulo egípcio “phree messen”, que significa: "Filhos da Luz". Essas palavras foram originalmente empregadas para designar os construtores do Templo de Deus – a alma humana.

O que difere um Maçom para um “Não-Iniciado” é que o Maçom tem maior obrigação moral de seguir caminhos mais retos que o aproximem da perfeição, por ele receber ensinamentos da filosofia maçônica em busca da “verdade”, o estimulando aos princípios mais elevados da moral e espiritualidade, dando desta forma mais valor à vida, por ser a vida a razão da existência do ser humano.

Em Roraima, temos a Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima – GLOME-RR e o Grande Oriente Estadual de Roraima – GOE-RR. E, este ano é o da renovação nas duas Potências maçônicas.

Primeiro, foi à posse do novo Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente Estadual de Roraima, o maçom Luiz Fernando Possebon, no dia 01/06/2019, com o Poderoso Grão-Mestre Adjunto, José Eudes Pereira Siqueira. 

E, no dia 31/08/2019, tomou posse o novo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima, o maçom Tadeu Peixoto Duarte, com o Grão-Mestre Adjunto, Hugo Camacho.

O que vem a ser, ou o que significa o adjetivo “Grão-Mestre”? Na Maçonaria este título é utilizado para designar o mais alto representante de uma Grande Loja (ou Potência ou Obediência Maçônica), ou seja, título dado ao responsável pela direção de uma potência maçônica estadual ou nacional (conjunto de Lojas maçônicas de um mesmo rito de trabalho e de obediência ao mesmo Grande Oriente).

Em Roraima, há o mútuo reconhecimento entre as duas Potências, mesmo que em determinadas Lojas, trabalhem com Ritos e Liturgias maçônicas diferentes, como é o caso do Grande Oriente que tem Lojas que adotam o Rito Escocês, Antigo e Aceito; enquanto outras trabalham com o Rito Adonhiramita, Rito Brasileiro, e também com o Rito Escocês Retificado – R.E.R. No entanto, independente do Rito que a Loja adote, a Maçonaria é uma só e os maçons entrelaçam as mãos quando trabalham para o bem da humanidade.

Vejamos então, quem são os Grão-Mestres e seus Adjuntos na Maçonaria em Roraima: 

LUIZ FERNANDO POSSEBON:- Nasceu na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, no dia 03/05/1960. Veio para Roraima, quando ainda era Território, mas fixou-se de vez em 1989, quando Estado, e aqui ocupou vários cargos públicos, dentre eles: o de Diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria Estadual da Segurança Pública (1989 a 1991); cargo semelhante no SEBRAE-RR (1991 a 1998); assim como na Junta Comercial e Industrial de Roraima-JUCIR (2004 a 2007); Diretor na Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (2009 a 2011); Chefe da Controladoria Interna – da Codesaima (2012 a 2014); cargo semelhante no Tribunal de Contas do Estado – TCE (2016 a 2017), e atualmente presta serviços na área administrativa do Governo do Estado. 

Luiz Possebon, Iniciou na Maçonaria no ano de 1999, na Loja Acácia, do Grande Oriente Estadual de Roraima. Esta Loja trabalha com o Rito Escocês, Antigo e Aceito, e está situada no Bairro Paraviana. Possebon foi por três vezes o Venerável-Mestre (Presidente) desta Loja. E, no dia 01/06/2019, após eleição, tomou posse como “Eminente Grão-Mestre”, para um mandato de 4 anos.

O seu Grão-Mestre Adjunto é o dinâmico e nobre maçom José Eudes Pereira Siqueira. Nasceu em 21/09/1966, na cidade de São José do Egito, em Pernambuco, onde inicialmente foi funcionário público naquele Estado. Veio para Roraima em 17/01/1994, para encontrar o seu irmão Sérgio Filho e, ambos passaram a trabalhar em prédio próprio, com comércio de vendas de produtos alimentícios e de utilidades domésticas. 

José Eudes diversificou seu trabalho e hoje é um conceituado empresário, dono da “Indústria Sabão Glória”, que atende a uma vasta clientela de supermercados e outros comércios por toda a cidade. 

José Eudes Pereira Siqueira, Iniciou na Maçonaria no dia 02/06/2017, na Loja “Estrela de Roraima, nº 2256”, do Grande Oriente Estadual de Roraima. Esta Loja adota o Rito maçônico Adonhiramita e está situada no Bairro Santa Teresa. José Eudes foi Venerável-Mestre desta Loja e realizou excelente trabalho, reconhecido por todos. 

Já na Potência Maçônica, Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima, assumiu o Grão-Mestrado, o nobre maçom Tadeu Peixoto Duarte, um roraimense de fibra. Nasceu em Boa Vista no dia 12/04/1960 e é filho de tradicional família roraimense (Duarte, da qual o Governador Aquilino da Mota Duarte foi o primeiro roraimense a assumir o governo do Território Federal do Rio Branco, em 1953).

TADEU DUARTE é Advogado (desde 2005) e Policial Civil aposentado. Ele, como Advogado, tem Especialização em Direito Penal e Processual. Quando Policial, exerceu a função de Delegado em quase todas as delegacias, inclusive foi Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da capital-DPJC-, e Secretário-Adjunto da Secretaria Estadual da Segurança Pública. 

Tadeu Peixoto Duarte, na Maçonaria, assumiu no dia 31/08/2019 o cargo de Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima, para um período de mandato de 2019 a 2023.

O Grão-Mestre Adjunto é o Eminente maçom Hugo Camacho. Ele é paranaense, nascido na cidade de Rebouças em 05/101967. E, em 1977 se mudou para a capital Curitiba a fim de concluir os seus estudos. Cursou Matemática na Faculdade da PUC/PR, e, no mesmo ano ingressou no Exército, pelo Núcleo de Preparação de Oficiais para a Reserva-NPOR, na Arma de Artilharia, chegando a 2º Tenente em 1990.

No ano seguinte, já em Roraima, passou a atividade empresarial no ramo de material de construção e depois com comércio varejista. E, em 1993, se mudou para o município de Caracaraí, onde se casou com a senhora Simone Eduardo Camargo, com quem tem três filhos: Pedro Neto, Victória Helena, e Hugo Filho.

No período de 1993 a 1996, Hugo Camacho foi funcionário público, exercendo várias funções, inclusive ocupou os cargos de Secretário de Bem-Estar Social e Secretário de Obras e Agricultura. Em 1997, deixou o serviço público e retornou às suas atividades empresariais. Em 1999 voltou à Boa Vista e em 2000 comprou o imóvel do seu comércio atual (“Kanto A”), na Avenida das Guianas.

Hugo Camacho, Iniciou na Maçonaria em 2004, foi Venerável-Mestre da Loja Maçônica Sylvio Lofêgo Botelho (no Bairro 31 de Março) no ano de 2011 e, após galgar todos os Graus, foi investido no Grau 33º - Grande Inspetor Geral da Ordem. A Investidura neste Grau aconteceu no dia 14/11/2015, no Estado do Rio de Janeiro. 

No dia 21/11/2017, a Câmara Municipal de Boa Vista concedeu ao Hugo Camacho, o Título de Cidadão Boa-Vistense, bem como o “Diploma de Gratidão”- honrarias concedidas à personalidades que prestam relevantes serviços à população boa-vistense. E, Hugo Camargo é merecedor.

No dia 31/08/2019, na Maçonaria, Hugo Camacho foi empossado no cargo de Eminente Grão-Mestre Adjunto. O seu mandato vai até 2023. 

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala