Por Francisco Cândido
Em 20/06/2018

A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL – E A TELEVISÃO EM RORAIMA

A história da televisão no Brasil tem início quando foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi em São Paulo e em 20 de Janeiro de 1951, entrou no ar a TV Tupi Rio de Janeiro.

Com a chegada da televisão no Brasil, apenas a região Norte não tinha expectativas de ter um canal de televisão.

Em Boa Vista, no início dos anos 1960, o radiotécnico Domingos Ayres Leitão foi uma das primeiras pessoasa captar sinais de televisão. Ele fazia suas experiências de recepção com antenas improvisadas e um pequeno televisor em preto e branco. Captava assim as imagens da antiga TV Tupy; também da TV Marajoara de Belém do Pará e alguns canais estrangeiros, na banda de VHF, vindos de Porto Rico e da Republica da Venezuela.

Graças ao Domingos Leitão, o boa-vistense assistiu a chegada do Homem à Lua (1969) eas partidas finais da Copa do Mundo de Futebol de 1970, em que o Brasil se sagrou tricampeão mundial. O fato do Domingos Leitão haver conseguido tal proeza, a Revista Veja fez uma ampla reportagem com ele, onde o Domingos narrou todo o episódio.
Outro pioneiro foi o técnico da Radional em Boa Vista, o senhor SuamiSaburá, que utilizando um televisor portátil à bateria, com o qual chegou a fazer algumas experiências, colocando cabos e instalando antenasem cima de uma Caixa D`água (ao lado do hoje IBGE), captando imagens de televisão.

No dia 12 de março de 1970, assumiu o Governo do Território Federal de Roraima, o coronel-aviador Hélio da Costa Campos, que gostava de Comunicação. E, logo se interessou pelo trabalho do técnico Esdras Avelino, que trabalhava com instalação do sistema de telefonia. A pedido do Esdras, o governador Hélio Campos comprou em Manaus uma Câmera de filmagem e um gravador de vídeo (da marca japonesa Akai). O Esdras Avelino montou um pequeno transmissor de banda larga para TV e, aproveitando o sinal de vídeo na saída do gravador, captou as primeiras imagens de Boa Vista, bem como transmitiu as inaugurações das obras do governo. Tempos depois o Esdras Avelino captou os Programas: “A Buzina do Chacrinha”, “Silvio Santos” e até o desfile da candidata de Roraima ao título de Miss Brasil, evento este realizado em Brasília.

Em 1974 Hélio Campos foi substituído pelo coronel Fernando Ramos Pereira. Este governador deu continuidade à implantação da Televisão (TV Roraima- Canal 2 - VHF), sob o acompanhamento técnico do Engenheiro Jorge Edo. O prédio da emissora (onde está até hoje na Avenida João Pereira de Melo, 680 - em frente à Praça Capitão Clóvis, no Centro de Boa Vista) foi construído em menos de 20 dias.

Os equipamentos e o transmissor foram comprados da TV Educativa de São Paulo e a TV Roraima entrou no ar em caráter experimental no dia 14 de junho de 1974 com o Prefixo ZYB 600. O técnico era o Esdras Avelino e diretor-geral o jornalista Laucides Inácio de Oliveira. Ampliando a rede de transmissão foram criadas repetidoras nos Municípios de Mucajaí e Caracaraí.

O sonho do boa-vistense era assistir pela TV os jogos da Copa do Mundo que estava se realizando na Alemanha. O primeiro jogo aconteceu às 10 horas da manhã do dia 13/06/1974 (empate 0 x 0 - Brasil e Iugoslávia) e foi acompanhado através da Rádio Roraima, mas o povo queria ver as cenas.

E, para isto, o governador Fernando Ramos Pereira conseguiu do Governo do Amazonas um avião para trazer as fitas de gravação. O avião chegou no mesmo dia às 18 horas e as fitas foram levadas para a TV Roraima que exibiu o jogo. A direção da emissora estava a cargo do jornalista Laucides Inácio de Oliveira.

E, em 1975, o governador Ramos Pereira passou a Emissora (Canal 2) para a Rede Amazônica de Televisão. O governador Fernando Ramos Pereira, que era amazonense, faleceu no dia 09 de outubro de 2001, no Rio de Janeiro, devido à insuficiência respiratória e parada cardíaca, decorrentes de uma pneumonia.

O ex-governador e ex-senador Hélio da Costa Campos, faleceu no dia 25 de abril de 1991. E, o jornalista Laucides Inácio de Oliveira faleceu no dia 08/03/2012, aos 80 anos de idade.

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala