Por Angélica Chaves
Em 23/01/2019

O QUE PRECISAMOS FAZER COM O FILHOTE PARA TERMOS UM ADULTO EQUILIBRADO?

Na última coluna falamos sobre alguns princípios importantes que todos devem saber antes de pegar um cãozinho. Agora vamos partir do momento que já temos os nossos novos membros da família conosco.

É muito importante que eduquemos muito bem nossos cãezinhos desde sempre, desde os primeiros dias de adaptação nesse novo mundo. Quando forem adotar um filhotinho, NÃO OS TIREM DA NINHADA ANTES DOS DOIS PRIMEIROS MESES! Isso é extremamente importante, pois o filhote aprende muito com seus irmãos e mãe. É sobre eles que falaremos hoje, essas coisas fofas, os “îti malia”. Há muitas lições que a ninhada ensina, como se limpar, como se comunicar e como morder, por exemplo – sim, os cães precisam aprender a morder.

Os primeiros quatro meses de vida de um cachorro são cruciais para que ele seja um adolescente e adulto equilibrado. A socialização nessa fase deve ser intensa. O Dr. Ian Dunbar, em seus trabalhos e livro “After you get your puppy”, mostra que um filhote deve conhecer pelo menos 100 pessoas antes dos três meses para ser bem socializado com qualquer tipo de pessoa, ou seja, para não “estranhar” ou ter medo de alguém. Chame seus amigos, vizinhos e familiares, leve-o para a casa daqueles que gostam, peça para eles usarem chapéu, óculos, casacos, pois devemos socializar com pessoas vestidas de qualquer forma, os cães leem todo nosso corpo de uma forma maestral, por isso a preocupação com os detalhes. Socialize-o com cães educados e que saibam brincar. Mas aí vocês vão pensar: e as vacinas???? Calma, seu veterinário, se consciente, diz para você não expor seu cão à ambientes com alta probabilidade de adquirir doenças e não para perder o principal período de socialização do seu filhote, deixando-o trancado e levando ele para passear só com 5 ou 6 meses. Imagine se deixássemos nossas crianças presas em casa, sem nenhum contato com o mundo exterior até os 3 ou 4 anos de idade, imagine como ela reagiria quando você a levasse na escola pela primeira vez sem nunca ter socializado ou brincado com outras crianças. É mais ou menos isso que muitas pessoas fazem com seus cães não apresentando os estímulos do nosso cotidiano para ele desde cedo. Tente apresentar os barulhos que ele ouvirá no dia-a-dia desse caótico mundo que vivemos. Faça toda essa socialização de uma forma agradável e saudável para o filhote fazer boas associações. Cuidado com as crianças, peçam para elas irem tocando o cãozinho com calma. Muito cuidado com aqueles cães desequilibrados, para o seu filhote não aprender de uma forma errada como se aproximar com outros aumiguinhos, para ele não aprender a interagir e se comunicar de uma forma ineficiente e que possa levar a brigas, afinal, quem gosta de interagir com aquela pessoa chata que fica “enchendo nosso saco”?

Então pessoal, lembrem-se, SOCIALIZAÇÃO! Esse é um dos segredos para ter um cão equilibrado. Apresente tudo, pessoas, cães, barulhos, carros, bicicletas, guarda chuvas e etc, da forma mais divertida e interessante para ele.

A Casa do AUmigo está à disposição de quem precisar de mais ajudas com nossas consultorias. E neste ano iniciaremos as turmas para filhotes, nas quais os cãezinhos, junto dos seus tutores, irão socializar e brincar muito, sempre com foco na educação. Muito obrigada e continuem nos acompanhando

---

Seja um YAWARA!

Quer se juntar a nós? Então chega junto com essa turma animal!

Nosso time está pronto para recebê-lo! Não precisa de muito, basta ter vontade e disponibilidade de algumas horas durante a semana para ajudar. Nossas maiores necessidades são nos períodos matutino e vespertino.

(SEG, TER, QUAR, QUI, SEX, DOM) 

Se interessou? Entre em contato e tire suas dúvidas. 

(95) 99115-5197.

---

CLICK PET

Essa fofura se chama Samanta. A mamãe Suniere que fez o click e os enviou, adoramos!

Olha que amor esse pik-nik canino, organizado pela Júlia! Adoramos o click e toda essa galera!

---

Angélica Chaves

yawarapet@hotmail.com

Olá! Já pensou em fazer uma boa ação hoje e ajudar nossos anjinhos de quatro patas? Vamos dar uma forcinha para essa galera que já sofreu demais nas ruas e agora só precisa de um lar cheio de amor.

Conheça nosso trabalho pelo Instagram @yawaraoficial

Participe do nosso grupo no Facebook: YawaraAssociação de Proteção Animal.
Angélica Chaves - Voluntária Yawara

Angélica Chaves
mundopetyawara@gmail.com
Desde: 2010-01-01
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Mundo Pet
+ Ler mais artigos de Mundo Pet