Por Angélica Chaves
Em 14/08/2019

Cuidados com os gatos no inverno

Queda nas temperaturas exige atenção especial com os felinos, principalmente os filhotes e idosos

O estilo de vida dos gatos domésticos é de fácil entendimento e são perceptíveis às suas necessidades, se os tutores sabem as suas expectativas do ambiente e da alimentação. Por exemplo, com a entrada do inverno, o comportamento dos felinos muda. Eles ficam encolhidos e buscam se aconchegar próximo aos cantos mais quentes da casa, o que inclui o colo do seu tutor, já que podem ter a imunidade mais baixa.

Confira alguns cuidados que o médico veterinário da Max Cat e gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado, listou como os mais importantes nessa estação mais fria:
Alimentação e Vacinação

Uma alimentação de qualidade é fundamental nesse período mais frio do ano, já que aliada à vacinação mantém a imunidade do gato, protegendo-o de doenças da época, como resfriados. Se o gato tem uma dieta de qualidade, não há necessidade de suplementação com vitaminas a mais do que existem na alimentação diária, apenas em casos de alguma afecção instalada.

As vacinas que o felino deve tomar necessitam ser alinhadas junto com o médico veterinário, com base na idade e no estilo de vida do gato. Se vive dentro do ambiente ou não e se possui contato com outros animais. As principais vacinas indicadas nesse período são contra calicivírus, herpervírus e parvovírus, que são agentes causadores da gripe felina e no caso do parvovírus, a panleucopenia.

Higiene

No inverno, há maior proliferação de fungos. Por isso, lembre-se de limpar os comedouros e bebedouros dos gatos com água quente e enxugando bem. Além disso aspirar tapetes e mobílias é de grande importância para não deixar aumentar as bactérias do ambiente. Nessa época de temperaturas mais baixas o banho também pode ser poupado para os felinos, e pode ser substituído por uma boa escovação, para manter os pelos bonitos e sem resquícios de sujeiras.
 
Água

Ofereça água, mesmo no frio, sendo em bebedouros e fontes automáticas distribuídas pela casa. Se o felino não costuma beber em temperatura muito fria e o tutor observar que a ingestão diminuiu, é aconselhável oferecer em temperatura ambiente. Outra forma de incentivar a ingestão é oferecer alimento úmido, como um patê. Assim, o gato pode ter uma alimentação de qualidade por ser um alimento 100% completo e ainda ingere a água que tanto necessita para a saúde.

Fase de vida do felino e o frio

Gatos filhotes e idosos são mais frágeis quando a temperatura abaixa, pois a camada de gordura subcutânea é menor e os mecanismos fisiológicos do controle de temperatura são menos eficazes. No inverno, é importante deixá-los com acesso a ambientes internos, oferecendo cobertores para protegê-los das temperaturas baixas e ventos gelados.

Seja um YAWARA!

YAWARA

Olá! Que tal fazer parte dessa turminha animal? Estamos prontos para recebê-lo. Não precisa de muito, basta ter vontade e disponibilidade de algumas horas durante a semana. Se interessou? Entre em contato e tiraremos suas dúvidas. (95) 99171-5500
_______.
DOAÇÕES: Você poderia nos ajudar? Sua ajuda é de extrema importância!

Ajudando a Yawara, você estará ajudando diversos animais em situação de risco e abandono. 

Faça parte. Apoie.

- Precisamos de Medicamentos, você pode nos ajudar?

Em nosso abrigo existem vários animais que necessitam de medicação diariamente. Além dos residentes fixos do Yawara, alguns resgatados em lares temporários também precisam de medicação. Você pode nos ajudar doando itens para curativo ou medicamentos. Quer ajudar? Entre em contato! (95) 99171-5500

- Precisamos de PRODUTOS DE LIMPEZA

Olá! Que tal ajudar com a limpeza do nosso abrigo? Não importa a quantidade! Precisamos manter o lar desses anjinhos limpo. Quer ajudar? Entre em contato que iremos até você! (95)99171-5500

CLICK PET
O click pet da semana inicia com essa sequência de fofura: Fúria da noite, Marcelly e Mel! Lindos!


Olha só que click lindo do cachorrinho Brownie, enviado pelo seu papai Eduardo. Amamos!


Muita beleza sendo esbanjada pelo gatinho Anakin! Fofo demais!

Conheça nosso trabalho pelo Instagram @yawaraoficial. 

Participe do nosso grupo no Facebook: Yawara Associação de Proteção Animal.

Francis Silva - Voluntária Yawara

Agradecemos por nos ajudar a salvar essas vidinhas.

Contas: 

✔Banco do Brasil, Agência: 0250-x, conta 115175-4.
✔Banco CAIXA, Agência 0653, Op. 013, conta 23759-3. 
Yawara Associação de Proteção Animal – CNPJ 12.512.647/0001-81.
Pontos de coleta doações:
Dr. Kleber Clínica veterinária –
 Av. Cap. Júlio Bezerra, 358 - Centro, Boa Vista - RR, 69301-410
Vetcompany –
Av. Santos Dumont, 537 - São Pedro, Boa Vista - RR, 69306-680

Angélica Chaves
mundopetyawara@gmail.com
Desde: 2010-01-01
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Mundo Pet
+ Ler mais artigos de Mundo Pet