Por Angélica Chaves
Em 17/04/2019

O que é a punição?

Olá pessoal! Vamos voltar a falar um pouco sobre aprendizagem? Há algumas semanas falamos um pouco sobre reforço, mas afinal e a PUNIÇÃO, o que é? 

Vamos relembrar o conceito de reforço inicialmente. Reforço é uma consequência de um comportamento que aumenta a probabilidade deste comportamento ocorrer. A punição tem o efeito oposto, ou seja, é uma consequência que diminui a probabilidade de um comportamento ocorrer. 

Assim como acontece com o reforço, há dois tipos de punição, a positiva e a negativa. A positiva adiciona algo para diminuir a probabilidade deste comportamento ocorrer novamente. Já a negativa retira algo para ter o mesmo efeito.

Entendendo isso, vamos refletir inicialmente sobre a punição positiva: o tapa, a borrifada de água, o choque ou o grito que faz o cão sentir medo. Todas essas ações são punições positivas, pois adicionam algo após o comportamento ocorrer. O problema desse tipo de consequência são as emoções que ela elicia no indivíduo e os efeitos colaterais ligados a ela, ao controle aversivo.

Você já parou para pensar por que nós só diminuímos a velocidade do nosso carro quando perto de um radar em vez de respeitar o limite de velocidade em todo trajeto? Pois é, esse é um dos efeitos colaterais da punição positiva. Por isso que muitos cães começam a fazer cocô e xixi em locais escondidos, por exemplo. Esse efeito é chamado de contracontrole, apenas um dos efeitos colaterais.

A punição negativa é uma excelente aliada para o treinamento. Inclusive ela é muito confundida com a ausência do reforço. Porém vamos deixar para falar dela numa próxima oportunidade. Muito obrigado e até a próxima!

Equipe Casa do AUmigo.


AJUDA

Diariamente recebemos pedidos de ajuda para as mais diversas situações. Infelizmente nossos recursos são limitados e nosso abrigo ainda não tem estrutura para dar suporte a todos os resgatados. 

SUA AJUDA É EXTREMAMENTE FUNDAMENTAL!

Não sabe como ajudar?

  • Seja um voluntário.
  • Abrigue um animal temporariamente (LT)
  • Apadrinhe um animal e ajude-o mensal ou semanalmente
  • Adote e ganhe um parceiro de vida
  • Ajude nas divulgações. Para procurar um lar definitivo para o animal que está para adoção ou para localizar um animal perdido.
  • Doe! Você pode fazer doações únicas ou mensais para a YAWARA

✔  Banco Banco do Brasil, Agência: 0250-x, Conta 115175-4.
✔  Banco CAIXA , Agência 0653, Op. 013, Conta 23759-3.
Yawara Associação de Proteção Animal – CNPJ 12.512.647/0001-81.

Faça parte. Apoie. Ajude!



AGRADECIMENTOS

Nós da Yawara gostaríamos de agradecer a todos vocês que doaram, compraram, compareceram e prestigiaram o nosso Bazar! MUITO OBRIGADA!! Toda ajuda é muito importante e graças à vocês, podemos continuar com nosso trabalho! 

Obrigada também a todos que fizeram o Bazar acontecer de alguma forma. Voluntários, parceiros e amigos (Luciana Dalmolin, Marcela e Nordics Brigadeiros). Sem vocês nada disso seria possível! Juntos arrecadamos R$4.870, dinheiro que vai nos desafogar de algumas dívidas. Obrigada mais uma vez. Esse time é ANIMAL! Nossos anjinhos agradecem!


CLICK PET

A Leuza nos mandou esse click fofíssimo do Joe e do Jimmy. Muito amor!

E esse chapéu aí, Kaiki? Essa fofura se chama sashimi e adoro brincar!

lene A mamãe Lene registrou esse momento da Kyara e do Ieni. Amamos! 


Angélica Chaves

yawarapet@hotmail.com

Que tal fazer uma boa ação e ajudar nossos anjinhos de quatro patas? Vamos dar uma forcinha para essa galera que já sofreu demais nas ruas e agora só precisa de um lar cheio de amor.

Conheça nosso trabalho pelo Instagram @yawaraoficial

Participe do nosso grupo no Facebook: Yawara Associação de Proteção Animal. Angélica Chaves- Voluntária Yawara
__
Agradecemos por nos ajudar a salvar essas vidinhas.
Contas: 
✔  Banco Banco do Brasil, Agência: 0250-x, Conta 115175-4.
✔  Banco CAIXA , Agência 0653, Op. 013, Conta 23759-3. 
Yawara Associação de Proteção Animal – CNPJ 12.512.647/0001-81.

Angélica Chaves
mundopetyawara@gmail.com
Desde: 2010-01-01
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Mundo Pet
+ Ler mais artigos de Mundo Pet