Mundo Pet

Mundo pet 17 07 2019 8567

Susto em animais filhotes pode ser fatal; saiba como evitar

Em épocas de festas, como o Natal, o Carnaval e o Réveillon, é comum que haja preocupação dos donos com seus pets devido ao excesso de barulhos- como fogos de artificio e músicas no volume alto. Animais que não são acostumados a isso podem ficar nervosos, estressados e, em última instância, desesperados, de forma fatal.

A expressão “morrer de susto” pode se tornar real com cães, gatos, coelhos, hamsters e outros animais. Alguns sons artificias, como batidas de portas e janelas que não estão necessariamente no dia a dia do pet podem agravar uma doença pré-existente.

A médica veterinária e fundadora do grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti, explica os problemas do susto em animais e o que ele pode causar a longo prazo. “Muito embora a evolução da espécie e a domesticação venham contribuindo com a adaptação, ainda é muito frequente casos de sincopes(desmaios), ou em casos mais raros a morte súbita de animais quando se assustam,” conta.

Caroline deixa claro que todos os pets estão sujeitos ao susto, mas existem grupos de risco. “Animais mais idosos, que podem ter doenças cardíacas, respiratórias ou neurológicas estão dentre os mais propensos as consequências graves de barulhos altos”, diz. 

Depois dos idosos, os filhotes também, correm risco, porém em escala menor. “Animais que não estão acostumados a esses episódios de barulho intenso podem sofrer com a situação. Essa mistura de pet não condicionado com tutores inexperientes pode agravar a situação”, explica a veterinária.

Por isso é sempre importante manter o pet, seja idoso ou filhote, fora de área de risco. “Lugares altos, onde o animal para tentar fugir e facilmente se joga (sem calcular risco), ou então tutores que deixam o acesso á rua desprotegido, e na tentativa de fuga o pet seja atropelado. Outro caso comum é quando o tutor prende o pet de maneira inapropriada, acreditando ser a melhor opção, e na tentativa de escapar, eles pulam e contorcem a coleira tendo o risco grande de serem enforcados” alerta Caroline.

Além disso, animais considerados “presas” na natureza, como coelhos, hamsters e outros roedores, podem ir a óbito facilmente, inclusive por manejo inadequado do tutor. “Mexer no animal sem condicionamento adequado, causa um tipo de estresse crônico, que pode ser fatal para esses animais extremamente sensíveis”, finaliza.

(Fonte: Canal do Pet)

Seja um YAWARA!

Que tal se juntar a essa turma animal? Nosso time está pronto para recebê-lo! Não precisa de muito, basta ter vontade e disponibilidade de algumas horas durante a semana para ajudar. 

Se interessou? Entre em contato e tiraremos suas dúvidas! (95) 99171-5500.

Doações: SUA AJUDA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA!

Precisamos de PRODUTOS DE LIMPEZA!

 Nos ajude a manter o lar desses anjinhos limpo! Se puder ajudar, é só entrar em contato. (95) 99171-5500. – Sabão em pó  – Detergente/ Alvejante – Água sanitária – Pano de chão – Sacos de lixo (100 L) – Rodo/ Vassoura

Precisamos de Medicamentos!

Muitos animais que vivem no nosso abrigo fazem uso de medicamentos diariamente. Além dos residentes fixos do Yawara, há alguns resgatados em lares temporários que também necessitam de medicação. Se puder colaborar doando alguns itens para curativo ou medicamentos, entre em contato que iremos até você! (95)99171-5500.

Doe. Faça parte. Apoie!

Você pode fazer doações únicas ou mensais para a Yawara contribuindo para as campanhas, projetos e nossos animais abrigados.

Ajudar a YAWARA é ajudar diversos animais em situações de abandono e risco.

CLICK PET!

O click pet da semana inicia com toda a beleza de Margot. Amamos! Olha só esse click lindo da Bella! Muito charme! Olha só a Flor indo passear de carro, com a mamãe Joelma. Muita fofura em um só click!

Conheça nosso trabalho pelo Instagram @yawaraoficial. 

Participe do nosso grupo no Facebook: Yawara Associação de Proteção Animal. (https://www.facebook.com/groups/yawaraoficial/).

Francisneide Carvalho- Voluntária Yawara

Agradecemos por nos ajudar a salvar essas vidinhas.

Contas:  ✔Banco do Brasil, Agência: 0250-x, conta 115175-4. ✔Banco CAIXA, Agência 0653, Op. 013, conta 23759-3.  Yawara Associação de Proteção Animal – CNPJ 12.512.647/0001-81. Pontos de coleta doações: Dr. Kleber Clínica veterinária –  Av. Cap. Júlio Bezerra, 358 – Centro, Boa Vista – RR, 69301-410 Vet company – Av. Santos Dumont, 537 – São Pedro, Boa Vista – RR, 69306-680