Por Angélica Chaves
Em 27/03/2019

Mas afinal o que é esse REFORÇO que vocês tanto comentam?

Olá pessoal, como foi a folia ou o descanso durante o carnaval? Hoje vamos abordar um tema um tanto quanto polêmico no meio tradicional do comportamento canino e que tanto falamos aqui. Porém, é um conceito fortíssimo em diferentes áreas de pesquisa da ciência e muito poderoso para o aprendizado de qualquer animal. Acho que o pessoal da psicologia vai gostar desse tema.

Vamos iniciar pela base, ou seja, pela definição conceitual, mais utilizada nos artigos e livros: reforço é uma consequência de um comportamento que aumenta a probabilidade desse comportamento continuar ocorrendo. Entenderam? É bem simples, mas o entendimento dessa definição é extremamente importante.

Para exemplificar: quando nós trabalhamos (comportamento), ganhamos dinheiro (consequência). Ganhar dinheiro é uma coisa boa. E então continuamos trabalhando para continuar ganhando dinheiro. Logo, o dinheiro é uma consequência reforçadora já que o comportamento trabalhar continua ocorrendo. E pode ter certeza, se não ganharmos mais dinheiro pelo mesmo trabalho que estávamos fazendo, vamos parar de fazer essa tarefa. Outro exemplo: quando sentimos frio, colocamos um casaco (comportamento) e o desconforto do frio cessa (consequência). Logo, o comportamento de colocar o casaco quando sentimos frio irá se repetir. Entenderam?

Vamos aos exemplos de comportamentos de cães: imaginem que temos um Golden Retriever, quando chegamos em casa, esse cão chega e pula na gente (comportamento) e, é claro, damos muito carinho, brincamos e fazemos aquela vozinha doce (consequências). Logo, o comportamento de pular nas pessoas que entram na casa continua ocorrendo. Outro exemplo: um adestrador que utiliza a teoria da dominância como base metodológica vai ensinar esse mesmo Golden a sentar. Ele coloca um enforcador no cachorro e puxa o enforcador, causando dor e desconforto.

Quando o cachorro senta (comportamento), o treinador para de enforcar, aliviando a dor e o desconforto (consequências). Logo, o comportamento de sentar tende a se repetir. Vocês perceberam que nos exemplos, uma coisa boa era adicionada ou algo ruim era retirado? Nas duas formas há o reforço, o positivo, no sentido de adicionar algo, e o negativo, no sentido de retirar algo. Pelo incrível que pareça REFORÇAR NÃO É NECESSARIAMENTE ALGO BOM para o indivíduo.

A intenção aqui é mostrar que UM COMPORTAMENTO NOVO É APRENDIDO QUANDO REFORÇADO. Os cães também podem aprender por observação ou associação, porém a maioria dos comportamentos aprendidos pelos nossos cães domésticos são pura e simplesmente por consequências reforçadoras.

Com isso, reflitam, quais os comportamentos eu quero que meu cachorro apresente? Será que estou reforçando exatamente esses comportamentos desejáveis?

Por enquanto é isso pessoal. Mais a frente podemos aprofundar um pouco mais. Mas acreditem, se conseguirem refletir em cima do conceito de reforço, muita coisa pode melhorar na rotina das suas famílias.

Equipe Casa do AUmigo.


EVENTO ANIMAL!

Nosso bazar está chegando, no entanto ainda não arrecadamos o suficiente para a realização do mesmo nos dias 13 e 14 de Abril. 

Nos ajude! Não sabe como?

Dá só uma olhada!

Sempre temos algo que guardamos há um tempo e não usamos, seja bijouteria, roupas, sapatos, acessórios , brinquedos, livros...dentre outros. Homens, doem também. Há muita procura de roupa masculina sempre. 

Pedimos sua colaboração. Nossa dívida novamente passa dos 10 mil e o bazar sempre nos ajudou a reduzir um parte dessas dívidas, permitindo assim novos resgates. 

Quer ajudar mas não tem dinheiro, nem remédio, nem tempo?

Doe para nosso bazar e seja um colaborar da causa. Você pode nem perceber, mas podemos proporcionar novas chances a outros animais com sua atitude!

AJUDE!

Pontos de coleta: 

🌻 Clínica Veterinária dr. Kleber, localizada na Av. Capitão Júlio Bezerra, em frente ao IEl ;

🌻 Academia América, localizada na Avenida Carlos Pereira de Melo, Bairro Jardim Floresta.

Desde já agradecemos sua colaboração 


O SHOPPING PÁTIO RORAIMA se tornará Pet Friendly. 

O que isso quer dizer? 

Quer dizer que seu pet será super Bem-Vindo no Shopping, podendo transitar livremente, com exceção da Praça de Alimentação. Algumas lojas também permitirão a entrada do seu pet (as lojas estarão identificadas na entrada).

Serão disponibilizados Cata Caca na entrada do Shopping para você limpar a sujeira do seu pet.

Leve seu pet preferencialmente vacinado e sem carrapatos.

E para essa estreia teremos um evento em parceira com a Ong YAWARA com feira de adoção nos três dias. 

O evento ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de Março (sexta, sábado e domingo).

Além disso teremos diversas atrações!

Leve seu Pet, leve sua doação, prestigie as empresas parceiras. Participem!


JUNTE-SE A NÓS!

Você tem algumas horinhas vagas durante a semana? Ama os animais e adora ajudar?

Então faça parte desse time e ajude na causa animal. Estamos te esperando!

Sábado e domingo são os dias mais necessitados!

Para mais informações ligue: (95) 9171-5500.


CLICK PET!

Esse fofuxo se chama Pingo. Olha só essa pose! Quem fez o click foi a mamãe, Marília.

A mamãe Carla registrou esse click da fofinha, Pipoca. Linda!


Informações:
Telefone para contato: (95) 99171-5500

 Agradecemos por nos ajudar a salvar essas vidinhas.

Contas: 

✔Banco Banco do Brasil, Agência: 0250-x, Conta 115175-4.
✔Banco CAIXA , Agência 0653, Op. 013, Conta 23759-3. 
Yawara Associação de Proteção Animal – CNPJ 12.512.647/0001-81.

Conheça nosso trabalho pelo Instagram @yawaraoficial. 
Participe do nosso grupo no Facebook: YawaraAssociação de Proteção Animal.
Angélica Chaves- Voluntária Yawara

Angélica Chaves
mundopetyawara@gmail.com
Desde: 2010-01-01
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Mundo Pet
+ Ler mais artigos de Mundo Pet